Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Firebug: Firefox perde aliado para o Chrome

Trecho do post de Maurício Moraes na Info:

O Chrome causou uma baixa no ecossistema do Firefox. Um dos principais desenvolvedores da extensão Firebug foi trabalhar no Google nesta semana.

John J. Barton liderava a equipe de desenvolvimento do complemento, usado por webdesigners para inspecionar e verificar o código HTML de sites, detectar a velocidade de carregamento das páginas ou encontrar erros com rapidez, entre outras funcionalidades. Na segunda-feira, ele começou a trabalhar na equipe do Google Chrome, no time que lida com ferramentas para desenvolvimento web.

(…) Ele afirma que não conseguiu prorrogar o apoio dado pela IBM para que continuasse a contribuir. Por isso, acabou indo para o Google. O impacto da saída de Barton deve ser grande e pode interromper o ciclo de desenvolvimento do Firebug. E será mais um motivo para que um grupo grande de pessoas deixe de usar o Firefox, aumentando ainda mais a fatia do Chrome (que está cada vez mais próximo do rival). (via info.abril.com.br)


• Publicado por Augusto Campos em 2011-07-21

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    cliff oliveira (usuário não registrado) em 21/07/2011 às 3:22 pm

    Eu sou um dos que usa o firefox por conta do firebug , caso o Chrome ofereça essa ferramenta, mudo com mala e cuia…

    Leandro Santiago (tenchi) (usuário não registrado) em 21/07/2011 às 3:36 pm

    @cliff oliveira, o chrome oferece uma opção semelhante e existe inclusive o firebug lite, que funciona em qualquer navegador com suporte à js. Mas nunca consegui usar o inspector do webkit (é o mesmo para todos os navegadores baseados nesta engine, inclusive o chrome), pela superioridade em recursos do firebug.

    Esta notícia é mesmo uma pena. Mas… bola pra frente :-)

    Denis (usuário não registrado) em 21/07/2011 às 3:41 pm

    “E será mais um motivo para que um grupo grande de pessoas deixe de usar o Firefox, aumentando ainda mais a fatia do Chrome”

    É verdade. E o costume já é antigo, vide: http://blogs.forumpcs.com.br/noticias/2005/01/26/google-contrata-outro-desenvolvedor-do-mozilla/ .
    Mas no momento atual, cai como uma luva para reforçar mais uma tendência. E convenhamos, se não houvesse notícia, bastaria um desenvolvedor da Mozilla caminhar em frente à sede da Google pra gerar uma boataria e mais usuários para o Chrome :-D

    frank_w (usuário não registrado) em 21/07/2011 às 4:16 pm

    no que o firebug é melhor que o console do chrome?

    pergunto pois uso os 2 constantemente, e unica coisa q o firebug/firefox é melhor é na acusaçao de erros.

    talvez eu nao esteja aproveitando todos os recursos do firebug.

    henry (usuário não registrado) em 21/07/2011 às 4:57 pm

    Mais um capítulo do livro “No mundo opensource, ou você tem uma fonte de rendimentos paga por uma empresa, ou programa por hobby.”

    Software livre não dá dinheiro para um desenvolvedor pequeno com uma idéia muito boa. Dar dinheiro entenda-se pagar TODAS as suas contas, manter uma família, ter um carro, lazer, plano de saúde, etc,etc,etc.

    Ou ele vende a idéia, ou ele programa “free” para a “comunidade” aos finais de semana. E o feijão ele consegue sendo balconista, telemarketing, engenharia florestal, etc,etc,etc.

    alberto (usuário não registrado) em 21/07/2011 às 5:51 pm

    Gostaria de saber se a Mozilla se interessou ou fez alguma proposta a este dev.

    jhonatam (usuário não registrado) em 21/07/2011 às 7:19 pm

    Tendenciosa essa noticia em? pessoal da info devia ser mais imparcial !

    dk_m! (usuário não registrado) em 21/07/2011 às 9:13 pm

    Não faz mal, continuo usando o dragonfly do Opera. É muito parecido e tem tudo para ficar como o firebug ou melhor. E é suportado por uma empresa que defende padroes decentes para web.

    ericodc (usuário não registrado) em 21/07/2011 às 10:26 pm

    eu ahco que o firebug fez história, hoje todos os browsers importantes contam com algo parecido, daí a importancia do recurso, agora dentro da mozilla as relações são meio conflitantes quanto a essa extensão pois até como vilã da lentidão fo ff ela já foi acusada. http://ur1.ca/4r9uo

    Rodrigo Padula (usuário não registrado) em 22/07/2011 às 11:38 am

    A Mozilla segue comprometida com o desenvolvimento do Firebug.

    O software livre é assim e depende de renovação constante. Há sempre pessoas boas saindo e pessoas boas aparecendo e chegando para ajudar.

    Jan (Honza) Odvarko tb é desenvolvedor do Firebug e é funcionário contratado da Mozilla, ele e toda a equipe segue tocando o projeto, dando o mesmo gás de sempre :-)

    Gustavo Melo (usuário não registrado) em 24/07/2011 às 5:05 pm

    Firefox ainda existe ? IE ainda existe ?

Este post é antigo (2011-07-21) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.