Especificação para hardwares livres
Enviado por Fernando Mercês (fernandoΘmentebinaria·com·br):
Desde julho de 2010 vem sendo desenvolvida a especificação OSHW (Open Source Hardware), baseada na OSD (Open Source Definition), da OSI. Agora publicada em sua primeira versão, 1.0, constam as regras e obrigações que o desenvolvedor do hardware precisa cumprir para distribuir o hardware sob uma licença livre.
Interessante ver também que várias pessoas e organizações aprovaram a especificação OSHW. Uma delas foi Massimo Banzi, co-fundador do projeto Arduino. Estamos caminhando para um mundo mais livre.” [referência: mentebinaria.com.br]
Uns errinhos gramaticais e de markup:
&ldquoA;pesar de já termos algumas boas almas liberando projeto e design de dispotivos
deveria ser
“Apesar de já termos algumas boas almas liberando projeto e design de dispositivos
Quanto à notícia é bem legal mas um pouco imprecisa: na verdade o pessoal do projeto Arduino não apenas “aprovou” a licença e sim participou da sua criação.
:)
Temos que apoiar sempre estas iniciativas ,pois se no futuro tudo for eletrônico ,até mesmo uma arma, as empresas podem desativa-la através do untrusted computing.
Boa tarde, preciso de uma informação e talvez possa me ajudar:
Onde encontro o Linux Saber para baixar?
Se puder me ajudar agradecerei muito.
Abraços
Viviane SP
@Rafael,
A especificação (não é uma licença) foi criada por um esforço colaborativo, que incluiu pessoas ligadas a vários projetos. Não considero a notícia “imprecisa” por não citá-los. O endosso após sua conclusão é o ponto mais importante, mas agora é preciso criar licenças baseadas na OSHW, assim como existem licenças para software baseadas na OSD.
Um abraço!
Buenas, muito legal isso, até resolvi traduzir a definição, você encontra aqui:
http://blog.danielandrade.net/2011/02/definicao-open-hardware-1-0-lancada/
outra coisa, criei um fórum de eletrônica livre, e estou tentando divulgar para o maior número de pessoas possível, para tentar juntar todas as comunidades de pessoas “makers” espalhadas pelo brasil.
valeu,
um abraço
daniel