Encerrando: Google vai abrir código do App Inventor, criador de apps para Android
Segundo o comunicado, este serviço de criação de apps para Android será encerrado no final do ano, seu código será aberto e, possivelmente, haverá suporte ao seu uso no âmbito educacional. Não há detalhes sobre licenciamento, requisitos ou a data em que ocorrerá a disponibilização.
Trecho do Gizmodo:
O Google disse que o App Inventor para Android, ferramenta educacional para criar apps para Android através do navegador, pode se tornar um projeto de código aberto para professores usarem em sala de aula.
O App Inventor era parte do Google Labs, um grupo de projetos de pesquisa fechado recentemente pela gigante de buscas. Alguns desses projetos serão levados para os produtos maiores do Google, enquanto outros serão finalizados. Como o App Inventor está sendo usado bastante na educação, ele poderia ganhar uma segunda vida sendo open source. (via gizmodo.com.br)
Particularmente eu acho muito feio isso ai. Abre o codigo somente quando joga fora, quando não serve mais…
Vamos ser francos, a função prática do App Inventor era quase nula, porém, “como o App Inventor está sendo usado bastante na educação, ele poderia ganhar uma segunda vida sendo open source”. Ponto pro Google!
Abrir é uma coisa, liberar para a comunidade é outra…
Illidan:
O AppInventor é um serviço, não um software repassado ao usuário para que ele rode em suas próprias máquinas. Enquanto ele não sair dos servidores da Google, sua licença de distribuição é irrelevante, pois ele não é distribuído. Não faz sentido liberar um código cujo binário ninguém possui.
A questão é que a Google não se interessa em manter o serviço no ar e nem atualizá-lo. Mas simplesmente tirá-lo do ar poderia decepcionar quem por acaso o utilize. A solução é: quem quiser manter o app no ar, que o faça! Distribui-se o código sob licença livre. Vc., sua escola ou sua organização pode executá-lo nas máquinas que quiser, oferecer o serviço a quem quiser e alterá-lo para suas próprias necessidades.
Na minha opinião, fico com o Frank: ponto pra Google!
Se não compensa mais pra eles, ótimo que vão liberar pra quem quiser. Também considero ponto pro Google.
É Marcos. Pensando por esse lado para quem usa e tem interesse no serviço voce tem razão.
Espero que com a liberação do código (supondo que também abram a colaborações externas) alguém corrija o pior defeito do App Inventor, que é não criar o código Dalvik da aplicação e sim uma espécie de LISP compilado.