Em mock-up, Mozilla traz ao Firefox traços do Chrome
Trecho inicial da nota na Info:
De acordo com projeto disponibilizado pela Mozilla, o navegador Firefox deve ficar com o visual cada vez mais semelhante ao do Google Chrome. O mock-up liberado para a versão Nightly, a mais instável e voltada para desenvolvedores, mostra um browser com traços próprios, mas que se aproxima do concorrente.
As mudanças mais notáveis estão relacionadas à barra de pesquisa, abas e add-ons. No caso, a caixa de busca presente na lateral direita da barra de endereços do atual Firefox não está presente no novo projeto.
O desenho das abas também ficará diferente, com bordas arredondadas, praticamente idênticas ao Google Chrome. Porém, o plano de fundo das abas permanecerá diferente do visto no navegador concorrente, com uma abordagem retangular. (…) (via info.abril.com.br)
O Firefox vai perder ainda mais para o Chrome.
O Chrome está na mídia, em todos os sites do Google, TV, AdSense.
Qual a diferença do Firefox se a interface for a mesma do Chrome?
Pessoalmente gostaria de ver o mesmo visual em todas as plataformas, independente do gerenciador de janelas, como no caso do Linux – se você usa o KDE, é uma aparência, se usa o Gnome, é outra – para mim isso contribui para uma falta de identidade. No caso do Linux, instalo o tema StrataReloaded – e não consigo imaginar por que já não vem assim. Sobre copiar traços do Chrome, se arredondar a aba significa copiar, que a deixem quadrada e feia, só para dizer que não há “plágio”? Acho que a ideia vai muito além disso. Um ponto que me chamou a atenção foi que a barra de pesquisas não está mais presente do lado direito – provavelmente foi mesclada à barra de endereços. E se é que foi isso, estou curioso para saber como resolveram a questão da privacidade, o motivo pelo qual isso ainda não havia sido feito. A razão é simples: na versão atual, quando se digita algo na barra de endereços, a pesquisa é feita no histórico do computador – e quando a primeira tecla é digitada na barra de pesquisas, suas informações já são enviadas a uma terceira parte, que começa a dar sugestões. Segundo Asa Dotzler, engenheiro da Mozilla, esse era o empecilho que os impedia de mesclar as duas barras – uma questão de como respeitar a privacidade do usuário. Sobre a queda do Firefox, nenhuma novidade. Talvez caia até uns 15%, muito em breve. E o Chrome logo logo passa o IE, mas não vai muito além de 40%, e não dá pra imaginar o ie muito abaixo disso também. Puro achômetro motivado pelas pesquisas recentes ;-)
Eu gosto da barra lateral de pesquisas. Sei que vc pode digitar uma string de busca na barra de endereços, mas a barra lateral é o mecanismo mais prático para buscas quando você quer usar um search engine diferente do Google. Gosto da praticidade de entrar num site como a wikipedia e a barra de pesquisa já oferecer a opção de acrescentar aquele site a lista de search engines. O rekonq, oferece essas opções na própria barra de endereços, mas até onde sei o Chrome não faz isso, ou pelo menos eu não encontrei a configuração correta. Como será que Firefox vai resolver esta questão?
Para mim, quanto mais área útil ganhar, melhor.
Eu não consigo entender porque demoraram tanto para tomar essa decisão.
Todo mundo diz que o Firefox copia o Chrome, mas ninguém disse que aquele copia o OPERA, ou aquele botão laranja não é igual ao vermelho do OPERA?
Alguém usa o Opera com sucesso no Linux (Ubuntu)? Umas travadas chatas quando se fecha abas, e em alguns casos a página já está carregada, mas o cursor do mouse ainda fica girando, como se estivesse carregando.
Firefox tá copiando os dois! Opera e Chrome. Poderiam ter um pouco mais de criatividade não é mesmo?
na verdade todos copiaram o Opera.. o opera foi o primeiro a ter abas por exemplo.
A verdade é que todo mundo copia todo mundo, idéias boas tem que ser copiadas mesmo.
“@Tiago: Para mim, quanto mais área útil ganhar, melhor.”
Pra mim também! :)
Não ligo que imitem. Copiem o que quiser, de quem quiser, desde que a usabilidade saia ganhando com isso.
Tudo bem que a versão 4 e 5 vieram com um desempenho BEEEEM superior, quando comparando com versões anteriores, mas ainda está longe da leveza do Chrome (leia-se Chromium). A interface é super importante, para não dizer essencial. Acho que podiam ter um foco maior em desempenho.
Legal que na hora de copiar o visual de navegadores beleza, mas quando há distros que copiam o visual do Windows ou Mac é isso, aquilo [..]
Falta de criatividade é falta de ideias, e quem não tem ideias nem pra um leaiute quem dirá o resto.
bem lembrado ron!
na verdade o chrome copiou todos…apenas tirou as numerosas barras de ferramentas da interface, que tb podem ser retiradas de outros browsers com o minimo de personalizacao…
o marketing do google eh realmente fenomenal…
tb nao entendo quem acha o chrome leve…so se navegar com uma aba so…nao eh possivel…
abre umas 15 abas (perfeitamente normal, nada absurdo) pra ver…o negocio eh mais pesado que elefante…
@Orlando Xavier
Leveza do Chrome? Aqui tá gastando 1.5GB fácil com míseras 40 abas abertas, isso resulta em 500MB no Firefox.
Gosto muito do Chrome(ium), assim como gosto do Firefox, mas dizer que o Chrome é “levinho” é muito estranho.
Parecido ou não, ainda acho o Firefox melhor em tudo que o Chrome, exceto no uso de memória, que o Chrome é ligeiramente melhor.
Incrível até a seta para baixo na barra de endereços sumiu isso para mim faz falta e agiliza achar todas as páginas que já visitei continuarei com o seamonkey.
@Riser
O Chrome é bem mais leve que o Firefox, principalmente se tratando de vizualização de vídeos.
Espero, realmente, que esse quadro mude.
na verdade todos copiaram o Opera.. o opera foi o primeiro a ter abas por exemplo.
Mito. O primeiro navegador com abas foi o NetCaptor, que usava a engine do Internet Explorer.
Leveza do Chrome? Aqui tá gastando 1.5GB fácil com míseras 40 abas abertas, isso resulta em 500MB no Firefox.
40 abas? Porrrrrrrrrrrra! Nunca abri tudo isso de aba não! Raramente eu abro mais do que 5! Com tudo isso de abas abertas, qualquer navegador fica pesado!
@Orlando Xavier
Não que seja mais leve mas é melhor integrado, sem travar, mais suave.
Isso é complicado pois o Opera que é um excelente browser tem dificuldades em rodar flash. As vezes trava e a performance é abaixo do esperado.
@Allan Taborda dos Santos
Mesmo assim não tira o mérito.
Com muitas abas o Chrome consome mesmo, ele nao gerencia bem ao meu ver muitas abas. O Firefox é o que melhor gerencia no meio termo. O Opera com 40 abas é campeão em econimizar recursos.
Assim como @Allan eu nao uso muitas abas.
Netscape->Mozilla->Firefox sempre inovaram e melhoraram a velocidade de carregamento das páginas…quando a guerra de browsers era só com o IE…que por sinal sempre ficou no chinelo…
acho ridiculo criticarem tanto o firefox e falar q o chrome eh infinitamente superior…a maioria vai na onda da interface minimalista e nem lembra do histórico de desenvolvimento…
Sempre tento experimentar o Chrome e acabo sempre voltando para o Firefox. E nisto pesa as excelentes extensões, bem melhor desenvolvidas que as do Chrome.
se por “traços” você quer dizer uma interface cada vez mais escondida e invisível…
Pra quem acha que o botão laranja do Firefox imita o do Opera, no início do desenvolvimento do FF4 houve uma votação entre 3 interfaces, e a atual foi campeã. E isso foi beeeeeeem antes da Versão “botão vermelho” do Opera.
A notícia abaixo é de 2009:
http://www.ghacks.net/2009/12/23/more-mozilla-firefox-4-design-mockups-appear/
Caramba, o Ubuntu acabou de atualizar o Chrome(13.0.782.109 beta) está uma bala.
http://webian.org/ :)
Alguém sabe como anda o Chrome nas empresas? Recentemente se falou da questão de homologação no caso do Firefox. Como isso funciona em relação ao Chrome?? (curiosidade)
a melhor experiência de uso do firefox é o iceweasel do debian #pronto falei
Copiando a interface do Chrome, o FF nunca vai ultrapassá-lo. Precisa inovar, criar algo que todos queiram ter e os outros não tenham.
O Chrome cresceu porque conseguiu seus méritos, tá na hora do do FF fazer o mesmo, como já fez no passado.
@Marcos
O Chrome cresceu por causa do marketing. Em todo lugar vc ve propaganda e ele vem embutido em vários instaladores…compete até com as crappy toolbars nesse quesito…muita gente que conheço só usa o Chrome porque ele foi instalado junto com outro programa “sem querer”…
A inovação dele foi pequena na minha opinião, embora tenha seu espaço.
Espero que o Firefox não siga o embalo da “simplificação” de interfaces. Prefiro um browser com botoes e barras completamente personalizáveis.
@Rob, mas ele pode ser personalizavel e minimalista, só q por default vem minimalista pq é o que 95% das pessoas prefere ^^
Se o nivel de personalizacao do Firefox continuar nao tem problema…podem deixar so a barra de enderecos la ate…rs
“Na natureza, nada se cria, nada se inventa, tudo se copia”
Parafraseando Lavousier