Editor de vídeo PiTiVi deixará de ser default a partir do Ubuntu 11.10
Os desenvolvedores do Ubuntu decidiram que o PiTiVi, que passou a ser um dos aplicativos default do Ubuntu a partir do 10.04, perderá esta condição já a partir da próxima versão. Entre os motivos mencionados estão a má avaliação que o PiTiVi recebeu dos usuários e a ausência de maturidade do aplicativo. Não será incluído outro editor de vídeo em seu lugar, mas tanto o PiTiVi quanto o Kdenlive e o OpenShot permanecerão disponíveis para instalação via Ubuntu Software Center. (via omgubuntu.co.uk)
• Publicado por Augusto Campos em
2011-05-13
Concordo com a decisão. Na minha (modesta) opinião, o piviti peca pelo excesso de simplicidade: não traz várias funcionalidades presentes em similares – como o movie maker do windows.
Até agora, a opção que eu mais gostei para editar os vídeos de fim de semana no ubuntu foi o OpenShot. Ele traz as ferramentas básicas, e ainda permite adicionar alguns efeitos, como transições e títulos 3D. Também está disponível na ubuntu store.
Infelizmente nunca encontrei nada parecido com o imovie para o linux… um dos principais motivos para ter migrado meu desktop para macosx. Uma pena…
É uma pena que alguns aplicativos do mundo linux não tenham se desenvolvido na mesma proporção que o Ubuntu Linux.
Caso dos editores de vídeo.
Eu prefiro o Kino. Tem várias opções de edição, importa e exporta para formatos, inclusive para formato p/ já gravar o video em DVD.
Tem várias ferramentas e opções de edição e efeitos de imagem e som. Não é profissional, mas é bem feito.
Está integrado com o dvdauthor e depois de editar o vídeo, dá para fazer autoração com o Qdvdauthor (frontend do dvdauthor).
faltou falar a eterna luta por “fazer caber” dentro do live-cd
erico,
acredito que tenha sido removido porque não está à altura, portanto, tudo o que não é necesario ou não está 100% e da pra não incluir, cai fora.
Assim o sistema cabe em um CD e só entram os softwares essenciais. Quem quiser o PiTiVi, pode instalar assim que terminar a instalação via USC.
compactação ”XZ” então
Caramba, de novo, primeiro o firebird agora o pitivi.
O Ubuntu está fazendo muitas trocas eu acho, gnome pelo unity e agora essas várias, não se tem mais um padrão.
Mas se for pra melhorar assim como se espera, tomara que não troquem mais, façam um escolha lógica e boa.
@Paulo
O que uso aqui eventualmente é o Openshot. Como sou “zero à esquerda” em edição, achei muito prático usá-lo em substituição ao Avidemux (que usava para coisas mais triviais antes).
[troll]
Se tirarem o mono, sobra bastante espaço.
[/troll]
Não sei se hoje é assim (faço aquela instalação com o CD básico, em modo texto), mas eliminar os elefantes como o LibreOffice ajudariam muito a diminuir o “peso morto”. Depois de instalado o sistema, poderia ser sugerido aos neófitos que cliquem em um ícone que inicie a instalação do LO e outros acessórios.
Meu primeiro contato com o Linux foi via BigLinux, e uma coisa bacana que ele tinha -ou ainda tem- é listar uma série de aplicativos que você pode marcar para instalar ou não durante a instalação do SO.
Acho que já tá na hora do Ubuntu pensar em um DVD de instalação por padrão, justamente pra comportar mais pacotes.
“O Ubuntu está fazendo muitas trocas eu acho, gnome pelo unity e agora essas várias, não se tem mais um padrão.”
Pela enésima vez: Unity não substitui o Gnome, mas o Gnome SHELLLLLLLL
O Ubuntu 11.10 vai vir com o Unity e Gnome 3.0, que não ficou pronto a tempo. Daí quero ver se acaba essa confusão.
Quanto ao Pitivi, também não curti ele. Mas o pior que acho no Linux é que a maioria dos players de video não conseguem inativar a proteção de tela enquanto tocam. Como é que uma coisa tão básica assim passa batido?
Pitivi ja vai tarde para mim.. foi uma decisão muito infeliz no ciclo do 10.04. Sem dǘvida o openshot é um software mais bem feito e melhor mantido mas não acho que um editor de vídeo seja um software essencial a ponto de estar incluído por padrão.
Que possoal mais indeciso! Tiraram o gimp pra colocar o pitivi e agora já vão tirar o pitivi?!
@Marcus
Tanto o SMplayer quanto o VLC não deixam a proteção de tela ativar. O que você anda utilizando para ver vídeos?
@Renan
Já existe isso, mas é por conta dos arquivos de internacionalização (principalmente).