É aqui: Nokia diz que quer continuar vendendo Symbian no Brasil
Nós estamos falando um bocado do futuro da Nokia depois da parceria com a Microsoft anunciada há duas semanas. Parece que todo mundo sabe que os melhores celulares da empresa daqui a alguns meses virão com o Windows Phone e que o Symbian está morrendo. Mas “todo mundo” é muita gente. E a verdade é que a enorme maioria dos consumidores nem sabe do que estamos discutindo. E a Nokia fica feliz com isso.
Hoje, em meio ao anúncio da transferência da sede latino-americano da empresa de Miami para São Paulo, o presidente da empresa no Brasil, Almir Narcizo, contou uma história para refletir o argumento pró-Symbian. (…)
De certo modo os finlandeses estão certos: temos que botar os pés no chão e ver que o grande público não se importa com a guerra de sistemas operacionais. Se o aparelho tirar foto, mandar SMS e checar de vez em quando o e-mail/redes sociais, tá bom demais para o consumidor padrão do Brasil, que paga em média de 75 a 85 dólares por celular. E os Nokia que fazem isso a um preço decente se dão bem no País – fora do público ultrageek, a marca ainda tem enorme simpatia. Então o discurso por enquanto faz sentido.
Mas ficar tanto tempo fora do mercado de alto nível, reforçar demais a aposta na base da pirâmide de consumidores, pode ser bonito e nobre no discurso, mas é arriscado. A lucratividade da empresa em cada aparelho vendido hoje é pequena e há uma pressão cada vez maior da concorrência chinesa nos aparelhos low-end e de outras marcas no mid-end, em especial a Samsung, que declarou há poucos dias que é a maior vendedora de celulares do Brasil (dado que a Nokia contesta).
A postura da empresa pode ser reconfortante para quem comprou um Symbian recentemente e para os varejistas (“continuem vendendo nossos Symbians, ninguém sabe do que se trata!”). Mas ontem o valor das ações da Nokia negociados na Bolsa de Helsinque atingiram o menor valor em 12 anos. A paciência dos acionistas – e a ignorância do consumidor médio – tem limite. É bom para todo mundo que o “longo prazo” de Savander seja o mais curto possível.(via gizmodo.com.br)
Nokia é o celular de maior preferência das avozinhas, resumindo, das pessoas tecnofóbicas, pois seu uso é intuitivo, simples, tem modelos com laterna, despertador que fala a hora e tem um preço bastante acessível. O problema é que chega os xing-ling com um preço mais acessível ainda com 2 chips, TV e por aí vai [..]
Gostei da imagem do caminhão, supostamente de lixo…
É isso que as empresas fazem com o Brasil: não serve mais? manda pro Brasil “and sell to the monkeys of the amazonian forest”…
Não só de celular como outras.
Outro exemplo? GM – Novo Classic –> na China saiu um modelo mais novo, daí trouxeram para cá, e virou “lançamento”… caso contrário continuaria o antigo mesmo.
Só refugo.
O interessante é que mesmo que seja um celular/Smartphone Nokia com Windows 7 eu não compraria!
Comprei um Motorola Milestone 2 com Android 2.2 e sabendo agora de mais essa, vou concerteza ir para um Iphone 4 ano que vem.
Pelo menos a Apple é honesta ao dizer que o código fechado deles é caro, estável, funciona e jamais vai ser alterado.
Caras, moro no Nordeste, onde se tem uma das menores rendas do País, meu primo que junto com a mulher ganham cerca de 2 salários minimos por mês, já aderiram a samsung, por isso concordo com os números da Samsung, visto que a principal queixa do povo era a bateria, e isso realmente mudou no últimos meses.
A Nokia continua pisando na bola. A vitrine de uma empresa é seus produtos top. Se a Nokia pensa que dar essa desculpa esfarrapada vai adiantar de alguma coisa, já vi que o barco realmente está fazendo muita água.
PS: Vamos mandar nossos currículos para Nokia, quem sabe agente não ajuda a tampar esse buraco. (hahahaha!)
@Allen
Quanta inocência…
Repete-se a história das guerras napoleônicas, onde o Brasil é usado pelos mercadores inescrupulosos pra despejar o lixo que os europeus não querem mais…
Nokia, não posso dizer que foi bom te conhecer, mas adeus. Descanse em paz.
“Nokia, não posso dizer que foi bom te conhecer, mas adeus. Descanse em paz.”
Que vá direto pro inferno que é para onde quero mandar o meu 5530…
eu gosto da nokia, que pelo menos os modelos que eu tive são robusto, se taca ele no chão nem rala! não trava, e uma beleza os xing lings não podem dizer o mesmo!
Esta polêmica envolvendo a Nokia é somente para os smartphones, aonde o SO é importante.
Ja para os aparelhos “normais” ninguém quer saber qual o SO, o importante é que ele funcione.
Tão fazendo tempestade em copo d’agua.
Aqui é o refugo de todo o lixo tecnologico do mundo. E a nokia quer manter a folha de pagamento baseada nessa estratégia.
Eu não compro mais nokia e normalmente as pessoas me pedem opinião sobre smartphones; certamente Nokia não estará na lista de sugestões. Estou extremamente decepcionado (e tenho um E71 e um N97 mini). Atualmente estou usando o Milestone com Android 2.2. Coisa de um ano, a bateria já não dura um dia inteiro. Não vejo a hora de acertarem a mão nesses aparelhos. Um hardware da Nokia com Android seria o mundo perfeito, IMHO.
olha, vou te falar que esses caras são burros mesmo! Menosprezaram o mercado Americano e vão continuar fazer a mesma coisa no mercado Brasileiro. Vejam notícia na HBR http://s.hbr.org/gpFSoY “The Real Cause of Nokia’s Crisis”. Como é que eles vão menosprezar assim o mercado Brasileiro agora?? Sabe que eu mesmo ainda tenho um N95, mas não troquei por um N97 ou N8, por exemplo, porque eles vem com Symbian e NINGUÉM mais desenvolve pra Symbian, só a Nokia. Eles TEM que tomar na cabeça mesmo. Merecem.
@nozesxy, cara seu ditado é certo com o 1100, aquilo é que era celular caia da moto, desmontava todo depois só era montar que o bicho o funcionava, minha irmã tem um que molhou o visor parece com o desenho do Brasil e tá lá firme e forte já passou por três mãos, acho que vou morrer e bicho vai ficar pra terceira geração (hahaha). Mas de uns tempos para cá a história não é mais a mesma, tinha um 6600, hardware legal, só caiu uma vez quebrou o visor e quando tentei trocar, deu pau em tudo, mesmo assim bons tempos aqueles.
Triste decisão, porque o mercado de smartphones no Brasil não é pequeno e ainda cresce num ritmo mais acelerado que a média dos países da Europa e EUA.
O merado de celulares baratos, além de quase não dar lucro, enfrenta concorrência dos chineses e é um público que não baixa apps, não vai usar outros serviços que poderiam arrecadar mais dinheiro à Nokia.
Francamente, nessa toada eles vão continuar diminuindo o mercado e afundando. O lado bom é que agora vão levar os planos da MS pra celulares junto com eles.
O lixo do primeiro mundo vem sempre pro terceiro mundo.
Natural. Não é de hoje que vemos isso. As Casas Bahia, por exemplo, vendem micros Core2Duo da Positivo como se fossem a maior novidade do momento.
Bela demonstração de como funciona a cabeça do executivo médio brasileiro. Investimento minimo, lucro máximo, e tratar o consumidor como se fosse lixo.
Mas as coisas estão mudando, lentamente, mas estão mudando em terras brasilis. Carro são um ótimo exemplo. As grandes brasileiras só dominam no seguimento popular, nos outros seguimentos não estão vendendo mais nada.
E a nokia vai passar pelo mesmo. Ficar focando em cels baratinhos vai custar a liderança deles aqui no brasil.
Pior que eles estão certos, no sentido das pessoas comuns. É isso que a galerinha do linux não entende. O que um smartphone deve fazer? Entrar na internet, tirar fotos, fazer filmes, falar e mandar MSM. Ah, de vez em quando trocar arquivos por bluetooth.
Nós, que conhecemos tecnologia, ficamos absmados com tal atitude. Mas ao contrário do que falaram acima, não só vovozinhas que gostam de nokia. Vá a uma faculdade de Direito, Administração, Psicologia, Biologia, em fim, em qualquer faculdade de Humanas ou Biológica e vejam quantas pessoas se importam com o OS do telefone. Me arrisco a dizer que o número não chega a 5%. Com isso a Nokia consegue sim vender seus Symbians, e pior, deixar os compradores felizes.
Presta atenção: quem daqui, que lê esse blog, compraria um symbian pelo mesmo preço do iPhone ou de um Super Android?
Olha, eu não sei qual é o nível de escalabilidade do Android. Mas se o Android rodasse BEM (bem significa rodar BEM mesmo, não a marretadas) em celulares de baixo custo (entre 500 e 900 reais), ai sim, a Nokia teria um problema nas mão. Afinal, qualquer Android entrega muito mais que o Symbian.
Mas infelizmente o Android necessita de muito poder de processamento.
Burn in righteous fire nokia! burn!
Estão “recuperando os investimentos”.
Já haviam prometido isso.
Rest in Piece, Nokia! :)
Olha. Enquanto nosso mercado continuar aceitando refugo. As empresas continuarão a vender refugo aqui. Isso só ira mudar quando pararmos de comprar refugo e quando pararmos de aceitar pagar caro por algo que não vale (vide galaxy S a 2,4k reais)
@Tiago, o G5 da samsung é uma beleza, um celular low-end de 600 reais, veja os posts do portalAndroid e Mad team, lhe digo um ótimo celular, só não roda flash, mas se nem iphone roda, porque a preocupação. Tenho um edita textos do pacote Office, block calls, teclado quarty o que mais um celular precisa ter, só faltou ter dois chips.
Sim, e com desempenho aceitável, além de ter o pessoal da Mad team dando uma força para atualizar a rom.
O secretário de finanças da minha cidade, usuário comum tem dois, e até agora não se arrependeu, e estou divulgando isto pros demais, vou lhe dizer se fosse Nokia com android com certeza eu teria recomendado o Nokia nem que fosse 1200 bilas, mas essa decisão consolida ainda mais meus pensamentos, meu cunhado tem um E71, nunca foi atualizado, já comprou dois samsungs galaxy S, por infuência minha e de meu singelo G5.
Se a Nokia quer tratar o brasil como lixão tecnológico então eu tenho mais um motivo para assegurar que ninguém da minha família obtenha um celular desta empresa.
Já vai tarde Nokia.
Depois de se livrar do windows no desktop e note, ter um telefone com windows, é loucura hehehehe
queima de estoque. diretamente no lixão, ops, Brasil.
@Tiago acho que vc está enganado. Comprador de smartphone geralmente quer um algo a mais, por que senão ficaria com um future phone mesmo, não gastaria seu dinheiro para ter muito mais recursos que não se interessa ou precisa.
Nossa o povo tem uma auto-estima baixa.
A nokia tem um mercado muito forte aqui, principalmente no low e no mid end. É natural que contuem investindo aqui. O problema é que apesar do symbian ser um bom SO a interface dele parece, disse parece, mais pobre que os celulares da samsung, por exemplo. E isso para os leigos conta muito.
Além disso, mesmo os leigos conhecem e sonham ter iphone.
Acho que nós deveriamos comprar aparelhos da nokia aqui no brasil e ajuda-la neste momento difícil de transição para o uso dos produtos da microsoft.
Quem vai comprar Smarts com Windows Phone tem que levar em conta isso kkk (info.abril.com.br) :
Boa sorte para a Microkia…
Decisão errada, a Nokia vai competir aqui com os xing lings que entregam muito mais recursos e são baratos!
Qualquer chinesinho hoje em dia tem “mp trêis, uaireless, uorkut”, tv digital, touchscreen, etc…
O Povão (termo utilizado para referir a MASSA, e não pejorativo), vai é de xing ling e não de Nokia.
Claro, não se compara a qualidade, mas quem disse que a MASSA quer qualidade, hoje troca-se um celular de ano em ano.
Concordo com o Juliano…
Quem vai dominar a massa sao os xing lings… Conheço muita gente que prefere comprar um xing ling que um nokia, afinal mesmo preço e muito mais recursos. E realmente, celular virou um item descartável…
O valor médio pago por um celular no Brasil vem subindo gradualmente, cada vez o pessoal está comprando coisa melhor. A Nokia está indo na contramão.
Mesmo o ‘povão’, quando pode, financia um aparelho melhor. Os celulares baratos tendem é a concorrer com os modelos chineses pra quem usa apenas pra ligações.
Minha cunhada ganha 2600 reais e adora comprar xina e quando quebra ela compra outro sem choro. Eu tenho um Nokia 1661 para levar ao trabalho, Já caiu várias vezes, a bateria dura uma eternidade e tal. Mas para passeios eu tenho um Samsung wave bada 533, minha filha tem o Corby (bom pra danar…), minha esposa também tem um Samsung wave 523 bada. Claro são Celulares/Smartphone médios, mas amamos eles… Alias tudo aqui em casa está virando Samsung (Monitor fullhd, Tv 32º fullhd etc).
Na Capital onde moro (BH),há no mínimo uns 5 shopping populares só no centro,e a venda de celulares de marcas genéricas estão “bombando”.
Esse lixão todo da Nokia com certeza vai mesmo concorrer com os genéricos vindos da China,não vai demorar muito e as CASAS BAHIA,MAGAZINE LUIZA,RICARDO ELETRO entre outras vão fazer um anúncio bombástico nas principais emissoras de TV:
ATENÇÃO,ATENÇÃO,CELULARES NOKIA A PREÇOS DE BANANA!!!
VENHAM CORRENDO GARANTIR O SEU,LOUCURA TOTAL,É PREÇO INACREDITÁVEL!!!
bom, acho que o diretorzão tá certo, ele apenas perdeu o bonde, tá difícil no mundo todo da nokia recuperar o terreno perdido pros xing-ling e os xing-ling de grife, a samsung e lge.
quanto a SO não ser importante é a mais pura afirmação da miopia e elitismo dos típicos executivos com adestramento de MBA, em toda feira popular as pessoas sabem o que é iphone, então sem essa.
PS: a linha popular da nokia vai usar é o windows mobile starter mesmo, esse sim um grande refugo, pois é o antigo mobile 6.
Putz Windows Mobile Starter é dureza mas é de se esperar.
Se venderem o E7 a um preço mais ou menos (o que acho muito difícil) até compro um XD
parece que deram uma nova GUI para o Symbian.