Drivers para Android serão incluídos no Linux 3.3
Os drivers do/para o Android estão novamente a caminho do kernel Linux, após um longo período de ausência iniciado em meados de 2010. O plano é que o kernel possa dar boot em dispositivos Android sem patches adicionais. Mas determinados patches referentes ao Android mas não necessários para o boot (como o wakelock, que melhora o consumo de energia nos dispositivos móveis) permanecerão de fora. A iniciativa é de uma série de indivíduos e organizações, incluindo um grupode trabalho da Linux Foundation, o Linaro, Greg Kroah-Hartmann e outros desenvolvedores individuais. (via h-online.com – “Android drivers to be included in Linux 3.3 kernel – The H Open Source: News and Features”)
Enquanto isso os drivers para PC…
Qual o problema com os drivers para PC?
Drivers Linux para PC dependem dos fabricantes de hardware. Se eles não desenvolvem, o Linux não tem culpa. O Google está fazendo a parte dele.
Até que o Linux tem uma grande compatibilidade de hardware (com drivers genéricos), se comparando com os outros SOs…
Vai facilitar a vida do Google pra fazer merges, a coisa vai vir mais mastigada. Espero que tenha mais sinergia os dois projetos pra agilizar o desenvolvimento do Android e outros SOs que usem Linux nos dispositivos mobile, embora eu ainda tenha esperanças de desvincular os drivers do kernel.
Contribui também com menos tempo necessário para compatibilizar a camada HAL de cada dispositivo.
@Marcos: “Vai facilitar a vida do Google…”
Disse pouco mas disse tudo :-) Mas vai facilitar essa loooonga transição das distribuições Linux diretamente para dispositivos móveis também. Tá bom também :-)
O problema é se conformar com os drivers genéricos, pois muitas vez não oferecem suporte total ao hardware.
@marcos concordo totalmente …. rezo todos os dias para isso acontecer .
Acho hoje a questão de drivers no Linux, melhor do que no outro O$.
Até o fone bluetooth xing-ling S9 funciona de primeira em qualquer distro, mas no janela$ não.
@Junin
Ao invés de reclamar do Kernel, reclame com os fabricantes. O kernel aceita os famosos “blobs proprietários”. Nem precisa ser 100% GPL para que o driver seja reconhecido pelo Kernel.
A NVidia e ATI fazem um trabalho bom portando os drivers delas para o kernel, não uso muito o PC para jogar no Linux, mas muitas coisas rodam bem sob o wine ou até mesmo nativas.
@Marcos
“desvincular os drivers do kernel.”, seria bom mesmo, mas acho que isso ainda demora :(