Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Dr. Stallman diz que Android é exemplo de sucesso do seu movimento, e que “celulares são o sonho de Stálin”

As manifestações do bom Dr. Stallman, fundador do projeto GNU e autor de 2 obras de ficção científica, foram colhidas em entrevista telefônica por celular.

Segue apenas o trecho inicial da matéria da NetworkWorld traduzida pelo IDGNow – a íntegra você encontra clicando no link de referência:

Recuso-me a carregar nos bolsos um dispositivo espião que pode ser usado contra mim, afirma o pai do movimento de software livre.

Há quase três décadas na luta contra as plataformas proprietárias, Richard Stallman vê uma nova ameaça à privacidade dos usuários: smartphones.

“Não tenho e não levarei celulares comigo” afirma o fundador do movimento software livre e criador da plataforma GNU. “O celulares são o sonho de Stalin, são miniaturas a serviço do Big Brother (do romance “1984” de George Orwell). Recuso-me a carregar nos bolsos um dispositivo espião que pode ser usado contra mim”, diz.

Stallman acredita piamente que o software livre é única maneira de salvar a humanidade das presas tecnológicas, esteja nos celulares, nos PCs, tablets ou qualquer outro dispositivo digital. É preciso explicar que, na concepção de Stallman, o termo “livre” não se refere ao custo do software (free, em inglês, também pode significar grátis) e, sim, à liberdade de aplicar, modificar e de distribuir o programa da maneira que o usuário julgar melhor. (…) (via idgnow.uol.com.br)


• Publicado por Augusto Campos em 2011-03-17

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Weber Jr . (usuário não registrado) em 17/03/2011 às 3:16 pm

    Mesmo achando que ele exagera nas questões dos celulares como dispositivos espiões, ele está certo.

    Só acho que as pessoas precisam ter consciência disso. Estando cientes, não vejo muito problema para maioria.

    Já se eu tivesse um alto cargo político ou em empresa com perigo de espionagem industrial, seriam outros 500.

    gus (usuário não registrado) em 17/03/2011 às 3:19 pm

    Celular é mesmo uma plataforma de presas tecnológicas, seja da Apple, da Google ou principalmente, das operadoras.

    Clésio Luiz (usuário não registrado) em 17/03/2011 às 3:22 pm

    Antes que o pessoal comece a dizer que o cara pirou de vez, deixe eu dizer que pelo menos no quesito espionagem sim, um celular pode ser usado contra você sem o seu conhecimento e consentimento. Já foi feito um projeto onde celulares podem funcionar como microfones mesmo quando desligados.

    Rayzen (usuário não registrado) em 17/03/2011 às 3:23 pm

    O exagero!

    george (usuário não registrado) em 17/03/2011 às 3:34 pm

    “Já foi feito um projeto onde celulares podem funcionar como microfones mesmo quando desligados”.
    Caro Clésio, seria demais pedir a fonte de tal informação?

    ericodc (usuário não registrado) em 17/03/2011 às 3:45 pm

    eu adoro as loucuras do stallman, vcs nem imaginam o que deveria ser propor aos jovens pagantes do MIT que programassem de graça…

    os sólidos se desmancham no ar mesmo.

    Juliano (usuário não registrado) em 17/03/2011 às 3:46 pm

    Ele tem um pouco de razão.

    foobob (usuário não registrado) em 17/03/2011 às 3:47 pm

    ele está certo, é claro. Exceto por exagerar tudo com paranóia.

    é estranho ver um cara tão influente em compsci como ele sendo um completo luddite ainda preso a meros emails da década de 80 e hacks Lisp em emacs…

    DETESTO quando, num texto em português, explicam que “livre” não é “grátis”. Lógico que não é! Não introduzam falhas na comunicação!

    Podiam aproveitar para esclarecer também que “livre” não é “goiaba”, nem “bicicleta”, nem “turma da Xuxa”, nem “literatura”.

    Hugo do Prado (usuário não registrado) em 17/03/2011 às 3:50 pm

    Melhor um cara “pirado” por liberdade como ele do que ninguém lutando a respeito. Ao menos levanta a reflexão.

    Na telefonia movel nunca teremos a liberdade pela qual ele luta, por uma série de motivos. E não há a menor previsão pra que isso venha a acontecer algum dia (tanto do lado do hardware quanto do lado das operadoras na transmissão dos dados/ligaçoes)

    Momo (usuário não registrado) em 17/03/2011 às 3:50 pm

    A china quer sair na frente:

    http://voices.washingtonpost.com/posttech/2011/03/china_said_it_may_begin.html

    Weber Jr . (usuário não registrado) em 17/03/2011 às 3:53 pm

    phess,

    Não será efeito colateral de uma tradução sem pensar? ;)

    Weber Jr . (usuário não registrado) em 17/03/2011 às 3:55 pm

    Hugo do Prado

    Não é bem assim, reforçando a telefonia via VOIP com criptografia, já melhora muito.

    Claro, ainda existe a barreira do hardware. Mas mesmo isso, creio que se um dia alguma empresa quiser explorar esse nicho de reforçar a privacidade, podia se dar bem.

    Mas claro, hoje, com tudo “escancarado” a gente já tem amostras da resistência que haveria por parte das operadoras. O Lobby de tornar ilegal o VOIP iria ficar ainda mais absurdo.

    bruno buys (usuário não registrado) em 17/03/2011 às 4:38 pm

    O Stallman tem razão. E ele é um ativista, não é um tecnólogo. Muita gente no movimento software livre não entende essa diferença. Ele trabalha por ideais.

    kashmir (usuário não registrado) em 17/03/2011 às 4:43 pm

    ” do bom Dr. Stallman ”
    Um coraçãozinho ainda em pedaços….

    André Moraes (usuário não registrado) em 17/03/2011 às 4:46 pm

    Weber Jr

    O VOIP seria uma solução para a questão de privacidade, porém somente se aliado à tecnologias de rede mesh, não seria muito privativo se todos se falassem apenas com o servidor central e ele repassar a mensagem pra outra pessoa.

    foobob, acho que vc não têm seguido muito o que o stallman têm feito, ele atualmente têm se focado bastante em “patentes de software” e “DRM”.

    Ele nem sempre exagera, na verdade é até bem ponderado exceto quando ele estressa com o pessoal que tá assistindo as palestras dele (não faltam exemplos disso no youtube…)

    Bremm (usuário não registrado) em 17/03/2011 às 4:56 pm

    @ Pablo Hess, Weber Jr.

    Essa além de ser a tradição da tradução “nas coxas”, acaba sendo também o resultado de toda língua viva (e mal planejada). Isso tudo porque “free” no inglês pode ser “livre” ou “grátis”. Uma coisa que sinto falta no português são os acentos diferenciais que foram abolidos na reforma de 1972 e na de 2010. Felizmente nem todos foram eliminados. No caso de “porto” ainda pode-se usar “atracadouro” para não haver confusão com o presente da 1ª pessoa do verbo “portar”. Já no caso do “ele”, antigamente para diferenciar-se a letra do alfabeto da 3ª pessoa (no plural e no singular), grafava-se êle/êles.

    Nesse ponto, um dos melhores idiomas que conheço é o esperanto, que não dá margem para dupla interpretação.

    self_liar (usuário não registrado) em 17/03/2011 às 5:07 pm

    Bremm

    Isso dá uma longa história .A linguagem na minha opinião é uma coisa limitada .Ela na verdade é um subconjunto do que chamamos imagem. Sem contar que o latim na minha opinião usa poucos simbolos para expressar tantas coisas.O japonês é muito melhor ,mesmo com todos aqueles caracteres.

    Os códigos egipcios são muito melhores e mais simbólicos.

    Infelizmente não se melhorou algo na lingua escrita. Não se inclui cor na sintaxe e não se inclui uso de tamanho para simbolizar as coisas com mais eficiência. Sem contar que a sua origem na minha opinião é subvertida pois o latim é do império romano,um império estúpido.

    Aloísio (usuário não registrado) em 17/03/2011 às 5:14 pm

    O Stallman é um grande babaca!

    psicoppardo (usuário não registrado) em 17/03/2011 às 5:25 pm

    Stellman é o cara!!

    Ninguém duvida na viagem do tempo… Mas quando o bom doutor fala sobre celulares espiões, dizemos que ele é louco!! fala sério, concordo com muitos aki somos reféns das operadoras.

    Tarcísio (usuário não registrado) em 17/03/2011 às 5:30 pm

    “Recuso-me a carregar nos bolsos um dispositivo espião que pode ser usado contra mim”

    Quanto exagero, acredito que, como tudo na vida, devemos sempre encontrar um meio termo, um pondo de equilíbrio, sem radicalismos.

    Por que aqueles que concordam com o “bom Dr. Stallman” não deixam de usar os seus celulares? Não dá, não é?

    not (usuário não registrado) em 17/03/2011 às 5:49 pm

    Ae ele viajou um pouco na hora de falar do Android.

    Weber Jr . (usuário não registrado) em 17/03/2011 às 5:54 pm

    Tarcisio

    ‘Por que aqueles que concordam com o “bom Dr. Stallman” não deixam de usar os seus celulares? Não dá, não é?’

    Então essa sua postura não pode ser taxada como radical ?

    Tem de ser 8 ou 80 ?

    Se tu decidir torcer pro time adversário, teu pai deveria te expulsar de casa?

    Andrei Teixeira (usuário não registrado) em 17/03/2011 às 6:01 pm

    Bem isso! Os argumentos extremos são exclusividade do pastor e do rebanho dele. Se o sinal deles for invertido, passam imediatamente a ser blasfêmias, e quem fizer uso delas será identificado como radical.

    self_liar (usuário não registrado) em 17/03/2011 às 6:05 pm

    Infelizmente o que mais se vê nestes artigos é ofensas ao Stallman e posições extremas opostas .Infelizmente se ve poucas opiniões “ah,é verdade,mas ainda temos que conviver com isso pois é necessário pro meu trabalho”.

    Mas concordo com o stallman.O mundo mobile começou muito pior do que o mundo desktop .Cheio de DRM ,backdoors e documentação horrível.

    Carlos Felipe (usuário não registrado) em 17/03/2011 às 6:26 pm

    Sem aparelho celular, estaria desempregado.

    Ele é ele.

    Tarcísio (usuário não registrado) em 17/03/2011 às 6:27 pm

    @Weber Jr,

    Não é radicalismo não meu caro, por favor leia e interprete a frase até o final, estou dizendo que NÃO dá para ficar sem celular no mundo de hoje, assim como fez o Stallman, é irreal.

    Na minha opinião, repito, na minha opinião, o Stallman sempre gera polêmicas como essa para atrair atenção para si, mas muitas vezes vira é motivo de piada. Mas não posso negar, o cara realmente é uma figura…

    Weber Jr . (usuário não registrado) em 17/03/2011 às 6:59 pm

    Tarcisio, então leia o meu comentário, primeiro desse post, vai ver que penso parecido.

    Se interpretei errado, simples: me desculpe.

    Só acho que dá para apoiar alguem em alguns pontos e discordar em outros.

    Mas o que ele fala é de se pensar, se tivéssemos opção de celular “não bisbilhoteiro” contra os comuns, eu optaria pelo primeiro. Claro, dentro da viabilidade de preço.

    Hugo (usuário não registrado) em 17/03/2011 às 7:09 pm

    Bom, sei lá, meus pais vivem sem celular, e olha que eles saem bastante…

    Imagine quem é paranoico como o Stallman? Deve ser extremamente facil pra ele.

    Ícaro (usuário não registrado) em 17/03/2011 às 7:32 pm

    Eu não uso celular, nunca gostei, nem de telefone.

    Prefiro o bom email ou IM. E muito antes de conhecer o software livre e Stallman ^^

    Ravi Resck (usuário não registrado) em 17/03/2011 às 7:38 pm

    Não é uma questão de radicalismo, é uma questão ideológica. E ele leva seus ideais a sério, simples assim. Citaram que existem projetos de celulares que podem ser utilizados como microfones mesmo desligados, só tem um problema: isso não vem ao caso. A questão é a função de coleira eletrônica do celular, e por isso o termo espião.

    Aos que gostam de iniciar celeuma, perdem tempo. Stallman não está sendo paranóico, está sendo um homem de ideais. E é isso que FEZ e FAZ com que ele seja levado a sério, muito embora alguns achem que ela seja motivo de chacota(por pura falta de informação, o que não é culpa sua, você é vítima do sistema que ele tanto critica).

    Carlos Felipe (usuário não registrado) em 17/03/2011 às 8:36 pm

    @Bremm, viajou?

    “Sem contar que o latim na minha opinião usa poucos simbolos para expressar tantas coisas.”

    Hã?! O japonês com 2 silabários, 1 alfabeto romanizado (romaji) e uma ruma de ideogramas para (kanji) decorar é uma linguagem melhor?!

    Latim, português e demais línguas neolatinas não usam SÍMBOLOS, mas sim LETRAS, que estas representam, na transcrição de uma língua, um fonema ou grupo de fonemas.

    Rogério (usuário não registrado) em 17/03/2011 às 9:15 pm

    Acho isso um exagero…

    André Caldas (usuário não registrado) em 17/03/2011 às 9:24 pm

    Tem idiota aí que só conseguiu extrair a mensagem “não usem celulares” de tudo isso. Olha só o que diz o Stallman:

    A decisão de adotar tal postura é uma escolha íntima, ligada aos valores que regem a vida das pessoas.

    Lendo a matéria, o @Carlos Felipe, por exemplo, poderia nos ter poupado de um comentário óbvio desses.

    Tarcísio (usuário não registrado) em 17/03/2011 às 10:44 pm

    @André Caldas,

    Discordo veementemente da sua opinião a respeito do comentário do @Carlos Felipe, que disse que “Sem aparelho celular, estaria desempregado.” Ele simplesmente quis dizer que não pode se dar ao luxo de não “carregar nos bolsos” um celular como faz o Sr. Stallman: “Recuso-me a carregar nos bolsos um dispositivo espião que pode ser usado contra mim”. Aliás, eu também não.

    Que mal há nesse comentário? Seja mais tolerante meu amigo, pega leve, não precisa taxar ninguém de idiota.

    Pessoal, vamos respeitar as opiniões dos outros mesmo quando divergirem do nosso modo de pensar ou quanto nos “parecerem óbvias”. A “liberdade” não deve se resumir ao código fonte.

Este post é antigo (2011-03-17) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.