Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Download do Ubuntu 11.10

O download do Ubuntu 11.10 já está disponível. Lançado oficialmente no final desta manhã, o Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot é a atualização da popular distribuição Linux que busca oferecer um sistema operacional atualizado e estável para o usuário médio, com foco em usabilidade e facilidade de instalação.

A página oficial de download da versão desktop lista as diversas opções disponíveis, incluindo explicações sobre como criar um CD ou pen drive de instalação a partir do próprio Linux, do Windows ou do Mac. A partir dessa mídia de instalação, é possível também testar o sistema sem instalá-lo, se desejado – rodando diretamente a partir do CD ou pen drive. Há também uma página de downloads alternativos, indicando inclusive os links para downloads via torrents, para quem prefere (e há várias razões que justificam essa preferência).

O vídeo acima, compartilhado pelo André Gondim, apresenta em menos de 2 minutos as características da versão, e o site oficial do Ubuntu e este post do Tiago Hillebrandt têm bem mais detalhes, e agora é só esperar a avalanche de reviews, guias ilustrados, dicas de configuração e de pós-instalação que devem surgir nos próximos dias, como de hábito ;-)


• Publicado por Augusto Campos em 2011-10-13

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Lucas Borges (usuário não registrado) em 13/10/2011 às 12:37 pm

    Gente, e o Kubuntu também foi lançado, ele tá imperdível, já tô baixando… :)

    Ezek (usuário não registrado) em 13/10/2011 às 12:39 pm

    Baixar o ISO por TORRENT é muito mais rápido e libera os servidores oficiais da carga. Estou baixando agora e a previsão é de 25 minutos para completar…

    Está fantástico, estou usando desde o beta2 no meu novo notebook, um lenovo z470, e esta tudo funcionando.

    Quando lançaram o 11.04 eu testei, mas não tinha me adaptado ao dash, mas nessa versão esta bem melhor.

    Só tem um bug que ainda não tive de desvendar, que é com as teclas multimídia do meu lenovo, que ficam próximas ao auto-falante. Quando pressiono qualquer delas, a barra superior do Ubuntu fica louca, não funciona mais nada. Só reiniciando o X com ctrl-sysrq-K para voltar a funcionar.

    fpflug (usuário não registrado) em 13/10/2011 às 12:50 pm

    espero que esteja estável como o 10.10, porque o 11.04 não estava bom. pelo menos pra mim.

    Apenas corrigindo meu comentário, a sequência de teclas para reiniciar o X é ALT+SYSRQ+K.

    Anderson Gama (usuário não registrado) em 13/10/2011 às 1:01 pm

    Fiz o upgrade com sucesso do Kubuntu usando esse procedimento:
    http://smashse.blogspot.com/2011/10/meu-upgrade-para-o-oneiric.html

    Alexandro Silva (usuário não registrado) em 13/10/2011 às 1:41 pm

    Testarei mais tarde, mas por enquanto uma pergunta: Alguém reparou na figura do lançamento? Não é fácil de ver no ângulo que o notebook Dell está mas ele saiu de fábrica com selo da Intel e do Windows.. Pelo menos o colorido é característico.

    Igor Cavalcante (usuário não registrado) em 13/10/2011 às 2:20 pm

    Parece perfeito, vamos testar

    Eden (usuário não registrado) em 13/10/2011 às 2:58 pm

    O unity está bem melhor porém ainda intragável pra mim.

    Já o gnome-shell, uma beleza! Gostei muito mesmo. Muito produtivo.

    sudo apt-get install gnome-shell gnome-tweak-tool

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 13/10/2011 às 3:04 pm

    O que mais me surpreendeu até agora foi ser lançado no meio do mês.

    Bom sinal, pelo jeito nada foi apressado só para caber em outubro.

    anderson (usuário não registrado) em 13/10/2011 às 3:10 pm

    Usava o Kubuntu no inicio, mas sempre vi o ubuntu ter mais atenção e rodar melhor desde da versão 9.4 passei a usa-lo.

    O Kubuntu faz frente ao ubuntu em estabilidade depois deste anos? Pois bonito ele esta e pode ser uma alternativa a quem não gostou do unity.

    Porfírio (usuário não registrado) em 13/10/2011 às 3:31 pm

    O único problema que tive com o Unity no narwall foi uma certa lentidão da interface de vez em quando (pelo que li, devido ao driver para placa ATI), mas tem sido apenas um incômodo, nada mais. Nem deu vontade de escovar bit pra corrigir.

    Se vier melhor agora, é lucro.

    Ainda não tá com suporte a placas de vídeo hibridas que equipam notebooks top com i7, uma pena.
    Tem um DELL XPS L502 que nem a porta HDMI funciona, tenho que usar um adaptador DisplayPort->HDMI se quiser usar um 2o monitor.

    wagner (usuário não registrado) em 13/10/2011 às 5:00 pm

    ficarei com o ubuntu 11.04, pois instalei do zero no meu notebook o ubuntu 11.10 e a rede wifi esta extremanente instavel, uso wpa, ela reconhece mais não conecta, a unica solução encontrada é baixar o pacote da rt2860 no fabricante e compilar ele e mudar algumas configurações,esperarei alguma solução por parte da canonical….

    LinuxUser2 (usuário não registrado) em 13/10/2011 às 5:28 pm

    que nome heim …

    erico (usuário não registrado) em 13/10/2011 às 5:48 pm

    acho que a versão do desktop “2D” até conseguiu bem ser um desktop leve, mas algumas coisas dentro do próprio sistema ainda são pesadas. A versão “3D” só para chips mais recentes senão nem tente.

    Em todo caso a melhor forma para quem tem uma máquina antiga é ainda usar a Xubuntu.

    Carlos (usuário não registrado) em 13/10/2011 às 7:59 pm

    “Alguém reparou na figura do lançamento? Não é fácil de ver no ângulo que o notebook Dell está mas ele saiu de fábrica com selo da Intel e do Windows.. Pelo menos o colorido é característico.”

    Cara, isso já tinha até na figura do Natty. MAS O MAIS IMPRESSIONANTE É que agora tem uma foto do Steve Jobs na tela do Notebook, quando as quatro áreas de trabalho aparecem, repare! A Terceira área de trabalho, a esquerda embaixo.

    Não digo que é uma homenagem do Mark para o Steve, mas achei bem legal!

    Baixando via torrents…

    mimossauro (usuário não registrado) em 13/10/2011 às 11:25 pm

    Atualizei agora a pouco! De cara já achei melhor que o 11.04 eu até estava tendo uns bugs com esta versão coisa que não tive com as versões 10. Mas esta versão 11.10 tá uma maravilha a interface tá show.Só tenho elogios muito bom mesmo.

    bruno oliveira (usuário não registrado) em 14/10/2011 às 12:11 am

    infelizmente não instala o google chrome baixado do site oficial, e o dash é meio confuso: quando você quer acessar o barra tem que encostar o mouse no lado esquerdo e esperar um tempinho pra aparecer e você apertando tecla “windows” abri a pesquisa aí você tem que desativar clicando no logo do ubuntu. o certo era existir um icone na barra superior mas acho que eu acostumo.

    Dei azar. Kernel panic em mobo Asus P5QL-E, provavelmente culpa do kernel 3.

    Chico Vidente (usuário não registrado) em 14/10/2011 às 9:04 am

    U príNcIpe está crescendo e em breve se Tornará reY.

    Bruno Matias (usuário não registrado) em 14/10/2011 às 9:42 am

    - A central de programas continua MUITO lenta
    - Não dá pra instalar o Opera e o Google Chrome (baixados dos sites oficiais), dá um erro na central de programas
    - Quando se instala um aplicativo pela Central de Programas, fica aparecendo janelas “debconf”, e depois estas desaparecem, não sei o que isso significa
    - O atalho para minimizar janelas (Alt+F9) não funciona, tive que ir nas opções de teclado e ativar manualmente (eu uso muito atalhos do teclado)
    - Aquele efeito legal do Alt-Tab mostrado em vídeos pelo Youtube, não consegui ativa-lo, meu driver e o compiz estão devidamente instalados, e estou usando o Unity 3D, se alguém souber como ativar tal efeito, fico agradecido
    - Fui abrir um arquivo MP3, e o sistema automaticamente abriu o Banshee, mas não deu opção de instalar os codecs (para tocar o MP3), o player ficou lá paradão não tocando nada. Se fosse no Rhythmbox ele tinha me perguntado se queria instalar o codec e pronto. Tive que abrir o MP3 pelo Totem (reprodutor de filmes) e ele fez o resto por mim (perguntou se queria baixar os codecs, blablabla, instalou e tocou de boa). Isso com certeza vai confundir usuários iniciantes num primeiro momento

    É isso que notei de ruim por enquanto. De resto tá tudo legal. Vou dar mais alguns dias de chance para essa versão, mas não me vejo usando isso por muito tempo. Provavelmente voltarei pro 10.04, e esperarei a próxima versão LTS.

    Igor Cavalcante (usuário não registrado) em 14/10/2011 às 3:20 pm

    Então galera, estou a um dia usando e estou achando muito pesado, quando dou carga, descontando o cache ele tá usando 1100mb de ram isso pra mim não é bom, pois gasto muita memória com programas como virtualbox, eclipse e ireport.

    Achei o unity um pouco lento em relação ao kde ou ao gnome2 e até mesmo em relação ao gnome3

    o ubuntu 11.10 é completo, mas creio que peca nesse quesito que é o desempenho

    Marcão (usuário não registrado) em 14/10/2011 às 7:03 pm

    Como é que dá rollback nessa bagaça?

    Lucaugusto (usuário não registrado) em 14/10/2011 às 11:27 pm

    @Bruno Matias
    Provavelmente tiraram o Alt+F9 para evitar de alguém esbarrar nessas teclas durante a digitação de um texto…

    Ainda lembro do alívio que foi quando eliminaram o Ctrl+Alt+Backspace do Ubuntu… eu ia digitar um cedilha e de repente acontecia: meus dedos teclando o C-A-Backspace por engano… Obrigado Canonical!

    Bruno Matias (usuário não registrado) em 15/10/2011 às 12:22 pm

    @Lucaugusto

    Acho que não, pois os atalhos de maximizar a janela (alt+F10), dimensionar janelas (alt+F8) e mover janelas (alt+F7) estão funcionando perfeitamente. Só esse atalho de minimizar a janela que não funciona por padrão. Se eles quisessem “facilitar” quem digita textos, teriam removido todos esses atalhos, e não apenas um, concorda?

    Quanto ao Ctrl+Alt+backspace, concordo totalmente. Nenhum usuário normal usaria isso hoje em dia. Herança antiga do “Ctrl+Alt+Del” do Windows.

    Lucaugusto (usuário não registrado) em 15/10/2011 às 3:23 pm

    @bruno matias
    Esqueci de ligar a tag na minha resposta anterior…

    Lucaugusto (usuário não registrado) em 15/10/2011 às 3:29 pm

    @bruno matias
    Esqueci de ligar a tag “sarcasmo” na minha resposta anterior…

    Certamente a decisão foi tomada por outro motivo, pode ser até uma herança do gnome 3 onde não existe mais a opção para minimizar janelas… (estes atalhos são configurados a nível de gerenciados de janelas, e no caso o unity utiliza o mesmo gerenciador de janelas do gnome 3…)

    Lucaugusto (usuário não registrado) em 15/10/2011 às 3:56 pm

    Esses “pseudo” designers que projetaram o unity e o gnome shell deveriam ler um pouco mais sobre usabilidade e ergonomia antes de matarem o desktop linux…

    Tudo o que eu queria era um meio rápido de alternar entre 40 terminais abertos :/
    http://www.youtube.com/watch?v=Z-moXUALZtw

Este post é antigo (2011-10-13) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.