Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Document Foundation dá as boas vindas à contribuição da Canonical

A Document Foundation, mantenedora do LibreOffice, divulgou suas boas vindas à contribuição da Canonical ao desenvolvimento do aplicativo. A Fundação informa que a Canonical colocou um desenvolvedor para atuar em período integral no projeto.

Este desenvolvedor é Bjoern Michaelsen, que recentemente deixou a Oracle e é descrito como tendo conhecimento profundo de seu código. (via h-online.com)


• Publicado por Augusto Campos em 2011-02-23

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Bruno Cabral (usuário não registrado) em 23/02/2011 às 3:22 pm

    humm…
    E Kubuntu as traças!!!

    Luiz (usuário não registrado) em 23/02/2011 às 3:30 pm

    @Bruno Cabral (troll): Kubuntu também utilizara o LibreOffice.

    Esta é uma ótima noticia.

    Juliano (usuário não registrado) em 23/02/2011 às 4:25 pm

    Ótima notícia. Não que a Canonical seja boazinha e está fazendo isso pelo espírito livre, ideologia e o #### a quatro. Mas que é uma ótima notícia para nós usuários Linux, isso é!

    tonyfrasouza (usuário não registrado) em 23/02/2011 às 4:34 pm

    Fiquei feliz agora…

    anderson freitas (usuário não registrado) em 23/02/2011 às 4:47 pm

    Problemas com o Kubuntu ? vi no distrowatch que saiu Mint KDE(4.6) vou baixar para testar.

    iss86 (usuário não registrado) em 23/02/2011 às 4:58 pm

    Onde estão aqueles ma.nés que vivem dizendo:
    Mimimi, a Canonical é do mal.
    Mimimimimimi, ela não contribui com nada.
    Mimimimimimi, ela só sabe sugar o trabalho dos outros… mimimimimi.

    Lucifer (usuário não registrado) em 23/02/2011 às 5:14 pm

    Tinha que disponibilizar no minimo, 100 desenvolvedores para chegar aos pés do office 2010.

    Henrique "LonelySpooky" Junior (usuário não registrado) em 23/02/2011 às 5:37 pm

    Podem dizer o que quiserem, mas até eu ver uma contribuição REAL da Canonical vou continuar com o pé atrás. Se ela contribuir tanto quanto contribui para o Kernel ou quanto contribuia para o Gnome, estamos ferrados.
    Show me the code.

    Igor Cavalcante (usuário não registrado) em 23/02/2011 às 8:35 pm

    A canonical não dá nenhum desenvolvedor, vcs tão com raiva, a canonical dá um vcs também tão com raiva.

    Acho que a gente fala d+ aqui e faz de menos. Pq nós que ficamos aqui falando não entramos em um projeto livre como testadores ao menos?

    Carlos (usuário não registrado) em 23/02/2011 às 9:00 pm

    nossa, já é 1.o de Abril e não notei.

    Juliano (usuário não registrado) em 23/02/2011 às 10:18 pm

    @Henrique

    Pelo que a Canonical já fez em popularizar o Linux, acho que nem precisa fazer mais nada hein!!!

    @Igor Cavalcante

    Tem toda razão meu amigo.

    Carlos Felipe (usuário não registrado) em 23/02/2011 às 11:05 pm

    Pelo que a Canonical já fez em popularizar o Linux, acho que nem precisa fazer mais nada hein!!! [2]

    Pessoal VIAJA achando que a Canonical não faz nada pelo linux, faz o que todas as outras não fazem ou não fazem bem: MARKETING.

    Maikon (usuário não registrado) em 24/02/2011 às 1:21 am

    A primeira distribuição linux que vi foi uma versão do Mandriva que veio no meu Note, era tão horrível e fazia um som tão feio ao iniciar que arranquei aquilo do meu computador achando que era o diabo (culpa da Positivo). Acabei colocando vocês sabem o quê lá.

    Anos mais tarde vi as barras transparentes do Vista que meu pc nunca iria rodar, até que um dia ví no computador de um colega meu a barra superior transparente e um visual “clean” perguntei se era Windows Vista e ele me disse que era Ubuntu, na versão 8.10 ganhei um cd que passei para o pendrive, em seguida dual boot até tomar conta do HD. E já “infectei”, no bom sentido, pelo menos dois usuários com sucesso total. Há outros, mas eles não ficam na expectativa nos meses de abril e outubro. Tanto eu quanto eles nos apaixonamos pela eficiência e desempenho.

    Resumindo, acho sim que a Canonical faz um ótimo trabalho de divulgação do linux e da ideologia do software livre, apesar dos já conhecidos códigos proprietários do kernel, mas essa é outra história. Foi por ela que eu conheci tudo isso! E ajudei outras pessoas a conhecer. Pode até parecer clichê mas, quando ela me negou o envio dos cds pela terceira vez entendi que de fato eles gastavam muito com isso, assim como explicaram, e passei a achar um jeito de baixar.

    Agora ela pôs um desenvolvedor junto à document fountation, vão logo arranjar um defeito nisso ou ressuscitar a idéia que ela não faz nada, não ajuda no Kernel ou que tem problemas com o pessoal do Gnome… Eu hein… Prefiro ficar com a ideia que ela ajudou a me salvar do Xp meu primo do Vista e outros amigos dos problemas Microsoftianos… E de quebra ainda nos despertou para o mundo do software livre. Pelo menos com relação a mim (e a outros que conheço) ela já fez, e faz, muito. E acho que pelo Bjoern Michaelsen está fazendo ao Libre também.

    Mario (usuário não registrado) em 24/02/2011 às 8:22 am

    É incrível como tem losers reclamções com síndrome de vítima na mundo do Software Livre.

    Sinceramente espero que estes caras tenham menos de 20 anos.

    Em vez de criticar a Canonical ou outra, mexa o traseiro e vá fazer algo.

    Weber Jr . (usuário não registrado) em 24/02/2011 às 9:47 am

    @LonelySpooky

    “Show me the code.”

    Espera o sujeito trabalhar, depois olha o SVN / Git do projeto. Ou mesmo assim vai reclamar ?

    Tiago (usuário não registrado) em 24/02/2011 às 9:59 am

    Isso é bom. Mas.. ou esse cara é bom demais, ou um não é pouco?

    O melhor dessa notícia é que a Cononical, ao contrário de muitos usuário, deseja facilitar a vida de quem usa o linux. Então, deve fazer isso para o LivreOffice tb.

    É uma boa!

    Alguem (usuário não registrado) em 24/02/2011 às 10:23 am

    É o tal negócio para os mimimis o pessoal que pega o unstable e testing do Debian e só altera o papel de parede faz mais do que Canonical. Claro que a maioria dos mimimis são usuários da RH, que proibia qualquer colaboração da Canonical no código do Gnome.

    o (usuário não registrado) em 24/02/2011 às 12:31 pm

    @Maikon

    Você tinha um notebook com o Mandriva instalado e com tudo funcionando só por causa do som de iniciar ?! Você não sabe nem remover ou trocar o som do KDE, isso sim.

    O Mandriva tem mais wizards e configuradores gráficos do que o Ubuntu e vocês dizem que o ubuntu é a distribuição mais amigável que existe ?! Ou vocês são incoerentes ou parciais, porque tanto o Mandriva quanto o Opensuse dão de 10 a 0 no sentido de configuradores gráficos do sistema e ainda por cima suportam OFICIALMENTE mais de um ambiente gráfico (KDE, Gnome, LXDE, etc), enquanto o Ubuntu se resume a um só, o Gnome (e mesmo assim no fururo um Gnome mexido).

    o (usuário não registrado) em 24/02/2011 às 12:42 pm

    Você tinha um notebook com o Mandriva instalado e com tudo funcionando e removeu só por causa do som de iniciar ?! Você não sabe nem remover ou trocar o som do KDE, isso sim.

    O Mandriva tem mais wizards e configuradores gráficos do que o Ubuntu e vocês dizem que o ubuntu é a distribuição mais amigável que existe ?! Ou vocês são incoerentes ou parciais, porque tanto o Mandriva quanto o Opensuse dão de 10 a 0 no sentido de configuradores gráficos do sistema e ainda por cima suportam OFICIALMENTE mais de um ambiente gráfico (KDE, Gnome, LXDE, etc), enquanto o Ubuntu se resume a um só, o Gnome (e mesmo assim no fururo um Gnome mexido).

    Maikon (usuário não registrado) em 24/02/2011 às 1:07 pm

    @ o

    (que diacho de nome de usuário é esse cara rs)

    Na época eu era, como muito dos usuários que compram computadores que vem com línux, um completo leigo. Eu não falei em nenhum momento que o Mandriva era ou é ruim, aliás, apesar de ter usado pouco, sei que está entre as melhores distribuições existentes. Mas à época a interface que, provavelmente, a Positivo configurou, tinha uma aparência muito estranha e para quem tá chegando faz diferença sim, confesso que também teve um pouco de ajuda um colega meu microsoft-bitolado que dizia que linux era ruim, mas isso não teve todo peso.

    Não quis de forma alguma falar mal do Mandriva (da Positivo eu quis sim com chipset que não me deu dor de cabeça para instalar versões novas…) O qual não me resta dúvida é uma ótima distribuição. O que queria dizer é que de fato o cd na capinha bonitinha da canonical, que ganhei do meu amigo, ajudou a tirar a má impressão, e também a primeira impressão que tive da interface. As aparências podem parecer fúteis para quem já conhece, mas para quem tá chegando faz diferença.

    Se serve de resposta, eu uso Gnome por “leveza” mas, já fiquei babando pelo KDE do Mandriva rs Sei que o bicho é bonito que doi… Só quis deixar claro que a divulgação da Canonical me ajudou a voltar para o caminho das pedras…

    Carlos E. Silva (usuário não registrado) em 24/02/2011 às 3:11 pm

    Ubuntu destrói a concorrência, é a melhor distro pra mim usar, se o Linux quiser crescer tem que se unir em poucas distros, no máximo umas 3 e fazer o Linux ficar melhor do que já está, ou ficar em uma apenas, tem que padronizar tudo.

    Marcos (usuário não registrado) em 24/02/2011 às 5:06 pm

    “Pelo que a Canonical já fez em popularizar o Linux, acho que nem precisa fazer mais nada hein!!! [3]”

    Acho engraçado que se ela não ajuda, o pessoal reclama. Se ela paga um profissional pra ficar por conta da suíte, o pessoal reclama que acha pouco.

    Aposto que se somar o número de profissionais que a Canonical liberou, vai ser 1 a mais do que todos os que postaram aqui reclamando ajudam.

    Amarok (usuário não registrado) em 24/02/2011 às 5:57 pm

    Com certeza a atitude da Canonical é louvável e já é um começo, mas por outro lado concordo com as opiniões de quem fala que ainda é relativamente pouco em relação ao que outras distribuições menos populares colaboram com softwares livres de modo geral e com o kernel linux.

    Concordo também com as opiniões de pessoas que acham que a mídia dá mais valor ao Ubuntu do que ele realmente merece e é tecnicamente falando.

    O ubuntu pode ser realmente um enorme passo em termos de usabilidade como desktop em relação ao debian, do qual herdou o enorme repositório de pacotes, mas por outro lado ainda peca e muito quanto a ferramentas gráficas de configuração do sistema (um pré-requisito para alguma distribuição se dizer amigável para desktops de leigos na minha opinião) e querer competir com windows e mac.

    Marcos (usuário não registrado) em 24/02/2011 às 8:14 pm

    Ué, qual o problema de querer competir com Windows e Mac?

    Acho muito melhor do que querer competir com as outras distribuições.

    @WeberJr É claro que vou olhar. Só não vou me espantar se for mais uma contribuição pífia da Canonical.
    E esse papinho de “A Canonical já fez muito…” é bobagem. Viver do trabalho dos outros é muito cômodo.

    Thiago (usuário não registrado) em 28/02/2011 às 12:29 am

    @Henrique e demais colegas críticos às contribuições da Canonical

    Vocês devem contribuir de forma razoável com TODOS os softwares livres que utilizam programando ou com doações em dinheiro. Espero que sim, pois de outra forma vocês estariam sendo hipócritas com essas críticas.

    Pode ser muito difícil de mensurar, mas você popularizar o Linux e o software livre em geral tem um valor muito maior que a contribuição que muitos falam tanto e nada fazem de efetivo.

    Muito se fala da falta de contribuições ao kernel, porém muitas das distribuições tradicionais hoje em dia estão adotando (ou pelo menos mostrando grande interesse) softwares desenvolvidos ou com massivo apoio da Canonical. Ou vocês são cegos, ou se negam a perceber.

    Jhonatam da mata de jesus (usuário não registrado) em 28/02/2011 às 12:40 am

    http://www.youtube.com/watch?v=d9IGRxG2Jkk

Este post é antigo (2011-02-23) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.