Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Do Ubuntu ao Kubuntu 11.10

Enviado por sergio j dias (daradjaΘgmail·om):

“Uma das grandes qualidades do Linux sempre foi a customização. A possibilidade de alterar a interface gráfica e construir uma distro à sua maneira deu ao Linux algo que o Windows não tem, uma personalidade. Depois de passar por uma série de distros (Kurumin, Fedora, Debian, etc.) me decidi pelo Ubuntu pela facilidade de manuseio e pelo grande número de foruns e sites que trazem informações sobre ele. Ocorre que nas duas últimas edições, 11.04 e a 11.10, a Canonical optou pelo Unity, interface gráfica que praticamente impede qualquer mudança no ambiente. De início, resolvi instalar o Gnome 3.0, o que permitiu alguma customização, mas nada muito radical. Afinal, o painel de cima continua lá irremovível. Cansado daquela imobilização parti para o Kubuntu, com ambiente KDE, que já não usava há muito tempo e me surpreendi favoravelmente. Por isso, achei interessante permitir a outros usuários Linux que se entusiasmem assim como eu, com o Kubuntu. Para quem está com Ubuntu Oneric o processo exige alguns poucos passos. Vamos a eles:(…)” [referência: pelenegra.blogspot.com]

• Publicado por Augusto Campos em 2011-12-16

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Luiz (usuário não registrado) em 16/12/2011 às 7:56 am

    Antes de começarem um discussão sem fim, quero dizer que o KDE tem além de seus defeitos muitas qualidades, essas que não podem ser descartadas por causa de um detalhe aqui e ali, além de que tudo se resolve com o tempo. O mesmo devo dizer para o Unity, a customização vai ser possível sim, já está surgindo é só esperar. Por último, vc tem uma dezena de gerenciador de janelas para escolher, desde que você consiga trabalhar tranquilamente com ele tanto faz sua escolha,o legal é apoiar cada ambiente para que nenhum deles veiam a morrer. Continuem usando o Linux.

    Arpoador (usuário não registrado) em 16/12/2011 às 8:14 am

    Acredito que o Ubuntu 12.04 vai ser mais estável e com os primeiros indícios de customizações. Os fãs do Gnome (eu inclusive), vão de alguma forma criar modificações, nem que seja de mentalidade, por que o Unity chegou para ficar…

    Alan Alves (usuário não registrado) em 16/12/2011 às 8:42 am

    NA BOA, DEPOIS QUE FOI DIVULGADO QUE O UBUNTU NÃO ESTAVA MAIS EM PRIMEIRO ENTRE OS MAIS BAIXADOS AS PESSOAS QUE DE ALGUMA FORMA NÃO ESTÃO SATISFEITAS COM O NO VISUAL UNITY VEM RECLAMANDO CONSTANTEMENTE, A CANONICAL TEM UM FOCO E NÃO ACREDITO QUE ISSO SEJA ERRADO, O UBUNTU TEM VÁRIAS OUTRAS ALTERNATIVAS DE ÁREAS DE TRABALHO PARA SE ESCOLHER, EU ACREDITO NO UBUNTU E TENHO CLIETNTES QUE USAM O UBUNTU E QUEM É MAIS ANTIGO E USA O SISTEMA DEVE NÃO SÓ CRITICAR MAIS SIM APOIAR O QUE VEM DANDO CERTO QUE GANHAR MAIS PESSOAS NÃO SÓ PARA O UBUNTU MAIS SIM PARA O MUNDO LIVRE.
    VALEU.

    Lucas (usuário não registrado) em 16/12/2011 às 8:53 am

    É isso aí, hoje vocês tem tantas opções, várias distros a escolher, vários ambientes, isso é muito bom, pois assim o Linux aprende coisas novas com tantas possibilidades, não é de hoje que um gerenciador de janela pega idéias de outros, que alguém cria uma funcionalidade bacana em um e em pouco tempo todos os outros tem. Que uma distro tem um diferencial bacana e as outras pegam a ideia. Embora muita gente dizem que existe descentralização, no fundo tudo tá muito bem centralizado no Linux.

    Benjamim Góis (usuário não registrado) em 16/12/2011 às 9:02 am

    Eu ando tao decepcionado com o Unity que estou pensando em voltar para o KDE (que não uso desde o suse 10.1). Acho estranho ver uma interface gráfica moderna como o unity querer dificultar o multi-tasking, trabalhar com muitas janelas se torna um filme de terror com o unity, o desktop fica caótico. Ele até é bonito de se olhar, mas acho a usabilidade sofrível. O Global menu mais incomoda do que ajuda, o dash é inutilizável se vc não sabe o nome da aplicação que precisa, o launcher na parte esquerda da tela fica aparecendo sempre q vc quer fechar uma janela. Estou torcendo para o 12.04 mas não tenho muitas expectativas.

    Lucas (usuário não registrado) em 16/12/2011 às 9:45 am

    @Benjamim,
    Nunca usei o Unity com muitas janelas abertas, deve ser ruim mesmo pois sempre ouvi essa reclamação, já o Global Menu a vantagem é que você agrupa a barra de título, a barra de menu e o painel em uma única barra, ajuda muito quem tem monitores pequenos, acho que ela deve continuar. No dash é possível procurar os aplicativos como se fosse um menu basta clicar em “mais aplicativos” e após “ver os n aplicativos instalados”, da próxima vez que acessar o dash e “mais aplicativos” você verá listado todos os aplicativos sempre que precisar. O Ubuntu 2012 não terá grandes mudanças e sim grandes melhorias, aumenta a expectativa aí cara. Mas o KDE também é ótimo, e recomendo, para quem utiliza muitos aplicativos aberto, só respondi aqui porque discordo de alguns pontos. Abraços.

    Edd (usuário não registrado) em 16/12/2011 às 9:55 am

    Usei brevemente o Kubuntu 11.10 e está bom. Mas como a canonical não o suporta oficialmente, você tem que ficar fazendo alguns ajustes que me incomodam. Instalar o dropbox ou o próprio ubuntu one por exemplo, não é um processo direto.
    No fim das constas talvez seja melhor usar uma distro que adota diretamente o kde como o opensuse.

    Donato (usuário não registrado) em 16/12/2011 às 10:09 am

    Não tenho nada contra o Unity, até já estava acostumando com ele, mas a questão do customização ainda é um problema. Por esse motivo resolvi testar o KDE e realmente me surpreendi com a quantidade de recursos e opções de customização. Sem contar com o Dolphin, excelente gerenciador de arquivos, apesar de ter alguns problemas para usar ssh e smb. Pelo menos até o lançamento do 12.04 não volto para o Unity ou Gnome.

    Nyappy! (usuário não registrado) em 16/12/2011 às 10:32 am

    Estou amando o Unity ultimamente, já desisti de qualquer possibilidade de usar o MATE ou XFCE.

    Ricardo Almeida (usuário não registrado) em 16/12/2011 às 10:40 am

    Eu uso o Kubuntu e recomendo.
    Unity sucks! Foi a Canonical “inventando moda”.
    Tenho o Dropbox instalado. E acho que nao tive que ajustar nada pra te-lo.

    Nyappy! (usuário não registrado) em 16/12/2011 às 10:55 am

    @Ricardo Almeida
    Inventando moda? Deixou meu trabalho no computador bem mais fácil. Apesar de entender, estou achando essa birrinha contra o Unity cada vez mais infundada; o Unity, em minha opinião, é muito mais prático e melhor que o Gnome-shell e hoje já se tornou pessoalmente melhor que o GNOME 2.3.

    Nyappy! (usuário não registrado) em 16/12/2011 às 10:56 am

    Ok, eu entendo que o Unity é meio pesado mesmo, mas fora isso ele é ótimo. Até está bem personalizável ultimamente.

    Aurelio (usuário não registrado) em 16/12/2011 às 11:21 am

    Se não fosse o Ubuntu usar o GNOME como ambiente padrão o mesmo ja teria morrido a tempos. Mas os desenvolvedores resolveram tentar matar o GNOME com esta brusca mudança para a versão 3.

    Ja o Ubuntu quer ser diferente, por isso usa o Unity, a sua intenção é “prender” o usuário a esta distribuição, com uma nova interfase.

    Chego a conclusão que o Ubuntu quer ser algo como Mac OS X, no Linux, mas não tem capacidade para isso, e não quer voltar atras, mesmo perdendo usuários.

    Hoje o KDE é o melhor ambiente desktop no Linux, evolui muito, bem como os programas feitos usando o QT que hoje estão bem superiores aos seu similares usando GTK.

    Patola (usuário não registrado) em 16/12/2011 às 11:53 am

    O Kubuntu é uma opção legal, mas seria muito melhor se não tivesse tantos bugs. Eu já abri vários bugs pra problemas do KDE no launchpad e às vezes demoro meses pra ter uma única palavra sobre o bug, é terrível. A Canonical prioriza mesmo o Unity/GTK+, é quase ingenuidade achar que o Kubuntu terá poucos bugs.

    Mas eu também já me acostumei com o Unity, e com as atualizações frequentes, ele está ficando cada vez mais estável e usável – Alt-F2 já funciona pra shell scripts!!! :P – e é produtivo como nunca vi antes por ser inobstrusivo, além de bastante ágil e responsivo. Se quiser usar o Unity com muitas janelas, faça como eu, use o compizconfig-settings-manager (vai romper o lacre de garantia, hehe) e troque a grade de desktops de 2×2 pra 3×3.

    Ely (usuário não registrado) em 16/12/2011 às 12:48 pm

    Entre essas interfaces estou preferindo o Gnome-Shell. Agora com o site de extensões está melhor ainda. Mas recomendo que todas sejam testadas por quem anda insatisfeito. É tão simples fazer isso até rodando pelo Pen Drive.

    rogerio (usuário não registrado) em 16/12/2011 às 1:04 pm

    Trabalho com n janelas abertas no Unity, com simples Alt+Tab navego entre elas, se tiver duas instancias de um mesmo programa aberto e quero navegar entre eles Alt+’, se quero trabalhar com duas janelas lado a lado (legal de monitor wide é isso), seleciono a primeira e ctrl+Alt+4, seleciono a segunda e ctrl+alt+6, para navegar entre áreas de trabalho diferentes: ctrl+alt+setadedirecaoquevcquiser
    Gostaria de entender aonde esta a dificuldade nisso!

    Arpoador (usuário não registrado) em 16/12/2011 às 3:42 pm

    Quero ver os comentários depois do Ubuntu 12.04 com suas atualizações e uma maior estabilidade. Alguns vão se acostumando, outros criando alternativas, outros saindo do KDE e voltando pro Gnome…rsrsrs
    Viva o Linux!! Vi algo parecido com o KDE…

    Sandro (usuário não registrado) em 16/12/2011 às 6:45 pm

    Acabei de fazer atualização do Ubuntu 11.04 para 11.10, direto pelo gerenciador de pacotes. Funcionou maravilhosamente bem. Simplesmente não me deu nenhum trabalho.
    Quanto ao Unity, me agradou (e continua agradando) em cheio. É um desktop limpo e sem frescuras, do jeito que sempre achei que tinha que ser.
    Abaixo a frescura! quem não gostou que troque a interface gráfica ou mude de distribuição.

    Tiago (usuário não registrado) em 16/12/2011 às 10:20 pm

    Não foi Hittler quem disse que uma mentira contada 1000 vezes se torna verdade? Quem foi que disse que o Ubuntu é fácil de mexer?
    O problema é que eu gosto muito do universo Debian, mas eu instalei o openSuse e cai no chão: que sistema bem feito. É muito mais alto nível que o ubuntu. Ele está muito a frente do ubuntu.

    Sabe, o ubuntu tem que correr muito para chegar ao openSuse. Se o openSuse fosse o Linux de estréia, acredito que atrairia muito mais gente.

    Nyappy! (usuário não registrado) em 16/12/2011 às 11:03 pm

    @Tiago

    Isso é, tipo, sua opinião.

    Eu acho o Arch Linux muito mais bem feito que qualquer distro, fácil de configurar e sem segredos, mas uso Ubuntu porque gosto também dele, outros falariam que o Slack é mais bem feito ou que Fedora é mais bem feito…

    Questão de gosto, cara, muita gente reclama do Ubuntu por sentir algum sentimento negativo por ele ser o líder.

    Arpoador (usuário não registrado) em 16/12/2011 às 11:48 pm

    Eu não gosto do Arch…e olha que muitos o elogiam. Não vejo o Open Suse tão à frente do Ubuntu, apesar de ser uma DISTRO MUITO BEM TRABALHADA. É gosto pessoal mesmo, e a variedade de escolhas é maravilhosa. Gosto do Ubuntu pela ousadia em semear uma nova mentalidade num universo lindo, entretanto parece que as vezes está envolto numa crise existencial. Eu quero mais que “algo legal”, quero sentir o desejo de conhecer algo novo. Deu certo: colhe-se os frutos. deu errado: muda-se tudo e inicia-se uma nova caminhada. Steve Jobs era o cara (esta comparação deve ser encarada nas suas devidas proporções), sabia tudo sobre o futuro, sobre tecnologia. O Ubuntu saiu um pouco da mesmice e está sendo crucificado.TODA TRANSIÇÃO É CAÓTICA. A ordem chegará pessoal, muita calma nessa hora…

    Slavezerorj (usuário não registrado) em 17/12/2011 às 9:48 am

    agora estou usando o Kubuntu 11.10 e estou muito satisfeito. Tudo funciona, saída de vídeo, vídeos, áudio, sitems está estável e rápido, wine numa boa qdo preciso, não tenho do que reclamar. NA mnha humilde opinião foi o melhor lançamento de 2011 das distros que experimentei no período: Fedora 15 e 16, opensuse 12.1, Mandriva 2011(foi a que menos gostei)e ubunntu 11.10. Fica minha dica: Quer um linux estável e com ótima usabilidade? vai de Kubuntu.

    landeel (usuário não registrado) em 17/12/2011 às 11:56 am

    Acho que o primeiro grande erro da Canonical foi enfiar o PulseAudio goela abaixo dos usuários. É um programa que causa um lag terrível, e degrada muito a performance, principalmente de jogos, pra atender as necessidades de uma minoria de usuários.

    O segundo grande erro foi o Unity, este muito pior que o primeiro.

    Acho o KDE4 muito cheio de firulas, os efeitos são inúteis e atrapalham também os jogos. Pra jogar é preciso desabilitar os efeitos manualmente, caso contrário, os jogos sofrem com perda de performance e o irremediável e abominável “tearing”.

    Para vocês terem uma idéia do meu desespero, estou usando o XFCE. É algo totalmente crú e inacabado, mas ainda sim, com os pés no chão, ao contrário do Unity, Gnome3, KDE4 e afins.

    landeel (usuário não registrado) em 17/12/2011 às 11:57 am

    Ops, onde lê-se XFCE, leia-se LXDE.

    webativo.com (usuário não registrado) em 17/12/2011 às 2:33 pm

    Tem distros pra todos os gostos. E no Ubuntu, ambiente gráfico pra todos os gostos! Lá na empresa tô começando a adotar o XFCE, no 11.10 pros pcs x64.

    No lap uso o 10.04, só vou conhecer o Unity(que ainda é uma criança) no 12.04. Estou ansioso…

    Sempre gostei do KDE, em especial o 3.5; inclusive considero o ambiente gráfico com melhores softwares. Porém o kde4 ficou pesado demais, acho um desperdício de memória! Então fui obrigado a aguentar o Gnome, e até acostumei…

    cafecraft (usuário não registrado) em 17/12/2011 às 7:27 pm

    não obrigado, preferiria ir para Xubuntu (está melhor que o Mint), Mint ou até mesmo continuar e ver a evolução do Unity.

    lawtonnt (usuário não registrado) em 17/12/2011 às 11:09 pm

    PessoALL;

    Nada contra, mas eu uso o SLED11 SP1 no meu desktop e RHLE6.2 no meu laptop e digo: nada melhor q usar distro Enterprise, estáveis e sólidos como pedra e ambos usam por padrão o Gnome 2!
    Abraços.

    Rodrigo Pinheiro Matias (usuário não registrado) em 17/12/2011 às 11:36 pm

    Lembro que isto tudo aconteceu no periodo de transição do KDE 3.5.10 para o 4.0 e só se estabilizou depois da versão 4.1, eu uso KDE desde os primórdio ~ 1998 uso por que gosto se quiserem eu mostro o que me compra mas já mais tentarei impedir que experimentem outras WindowManager

Este post é antigo (2011-12-16) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.