Distribuição nacional: Avança na ABIN o Linux Seguro
O acordo de cooperação para o desenvolvimento conjunto pela ABIN (Agência Brasileira de Inteligência) e um instituto tecnológico federal foi assinado na última terça-feira e formaliza “a parceria para a construção e manutenção de uma plataforma livre e pública, plenamente auditável, para ser utilizada por orgãos públicos”.
Segundo a nota, o Linux Seguro foi concebido com o objetivo de promover uma auditoria em códigos de componentes considerados essenciais do Linux, criando uma distribuição própria que poderá ser utilizada, estudada, adaptada e redistribuída, em código aberto, para o desenvolvimento de soluções aplicáveis às necessidades estratégicas do Estado.
Após a discussão para o modelo de trabalho que será realizado no kernel seguro, o gerente do projeto informou que com a nova distribuição “o Governo poderá utilizar uma versão segura, verificada e auditada de um sistema operacional cujo código fonte é aberto (GNU/Linux), e utilizá-lo em suas áreas sensíveis.” (via softwarelivre.gov.br)
Nota: Este post participa das comemorações mundiais realizadas imediatamente após o término do mês de março, quando jornais, emissoras, sites e outros meios de comunicação celebram com bom humor a tradição associada à data, e convidam seus leitores a fazer o mesmo. A notícia publicada no post é uma transposição temporal baseada em uma notícia oficial publicada em 2004.
Puts :) mas ainda bem que agora eu já tenho idéias heuheuae vou ligar pra minha namorada e dizer que sofri um acidente.
sendo assim nada de backdoors para colher informações ao bel prazer.
Eu lembro desse post…foi o uma boa notícia na época mas ficou por aí mesmo…apenas notícia…
Espero que não seja mais uma “grande” distribuição mantida por 2 pessoas. Será que vai ser mais seguro que o Debian, que tem mais de 2000 pessoas trabalhando com qualidade, equipes de segurança e auditoria? Para mim, com quase 15 anos usando, acompanhando e desenvolvendo Software Livre, reinvenção da roda. Mas…
Primeiro de abril, filhinhos…
linux por si só é seguro, mas não IMPENETRAVEL e INVULNERAVEL …
agora, parte publica, cheia de interesseiros em fazer loby pra ganhar extra em sistemas/manutenção/suporte proprietarios. cheia de ignorantes q dizem “dane-se” pro dinheiro publico e compram pra seu uso softwares proprietarios…. se interessanto por SL ???
e em manter COMPROMISSO com isso ????
fazmerir … XD