Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Dicas-L: Julio Neves apresenta o YAD – Yet Another Dialog

Sou fã de carteirinha do Shell e frequentemente preciso melhorar a interface de um script  com o usuário. Para isso, invariavelmente usava o Zenity  que é extremamente fácil e melhora muito a apresentação.

Minha satisfação como o Zenity só não era total porque todos que conhecem um pouquinho de GTK 2, sabem que se pode tirar muito mais dele do que o Zenity tira. Sempre esperei que a qualquer momento o gnome  lançaria uma nova versão deste software que seria arrasadora, viria com todos os incrementos que eu (e acho que todos) aguardavam.

Estava enganado, acompanhei o lançamento de diversas revisões do software mas elas simplesmente tratavam bugs e apresentação. Infelizmente nada de inovação. Porém um dia descobri o YAD.

YAD significa Yet Another Dialog, mas sua tradução do russo é “veneno” (e essa é a inspiração de seu ícone) e se define como um fork do Zenity. Porém o YAD, distancia-se um pouco dele por não utilizar bibliotecas descontinuadas como libglade ou gnome-canvas. Utiliza somente o GTK 2, o que lhe dá uma maior portabilidade dentro do ambiente *n?x.

Poderia defini-lo como um Zenity com muitos aperfeiçoamentos, como botões customizados, diálogos adicionais, menu pop-up no ícone do notification (sim é o mesmo notification do Zenity, porém mais incrementado), diálogo para montar formulários complexos e muito mais.

Este artigo não é para mostrar como se instala, isso eu sei que vocês sabem se virar. O que quero é mostrar algumas (infelizmente muito poucas) novidades que o YAD traz para trabalharmos com interface GUI em Shell. Vamos ao que interessa: (…) (via dicas-l.com.br)


• Publicado por Augusto Campos em 2011-05-25

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Spif (usuário não registrado) em 25/05/2011 às 5:11 pm

    Só uma coisa à dizer: Mestre. Se tiverem oportunidade vão em palestras e cursos do Julio Neves. Melhor forma de aprender shell scripting. Os livros são ótimos também.

    Patola (usuário não registrado) em 26/05/2011 às 6:02 pm

    É, mas o Júlio continua boicotando o zsh…

    Tarcísio (usuário não registrado) em 30/05/2011 às 12:42 am

    @Patola, não é boicote, é opção, neste caso opção pelo bash.

Este post é antigo (2011-05-25) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.