Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Desenvolvimento do KDE Frameworks 5.0

Enviado por Iuri de Arruda Gules (iuri_gulesΘyahoo·com·br):

“No Dektop Summit de 2011 Aaron Seigo anunciou um plano para o desenvolvimento do KDE Frameworks 5.0. Nessa versão não haverá uma mudança tão brusca como a da versão 3 para a 5. O desenvolvimento ocorrerá paralelamente ao desenvolvimento da versão 4 e não será lançada assim que simplesmente o KDE Frameworks esteja pronto mas sim quando o aplicativos mais importantes já estiverem portados para a versão 5 do qt. Na maioria dos aplicativos um recompilação já resolverá o problema de compatibilidade diferentemente do que aconteceu da versão anterior (três) para a atual (quatro).” [referência: phoronix.com]

• Publicado por Augusto Campos em 2011-08-09

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Paulo (usuário não registrado) em 9/08/2011 às 8:15 am

    Agora uma curiosidade minha, será que com as facilidades de design e prototipação do Qt Quick os aplicativos KDE vão ter interfaces melhores?

    Espero que sim, porque o KDE4 foi a maior decepção que tive com a comunidade opensource, e olha que até o 4.3 eu era usuário ativo e até contribuía com patches para alguns apps..

    Suhanko (usuário não registrado) em 9/08/2011 às 9:41 am

    O gnome3 é personalizavel via css do thema em uso. Se o KDE5 fizer uso dos recursos do QtQuick, as personalizações serão muito superiores às do Gnome3. Só restará fazer um front-end para a personalização de ambos os desktops.

    Leandro Santiago (tenchi) (usuário não registrado) em 9/08/2011 às 9:45 am

    Em resumo, será algo muito próximo do KDE2 -> 3

    Ao meu ver o maior problema do KDE é a todo release implementar coisas novas sem se preocupar com o que já foi entregue para o usuário, mas ainda não funciona. Exemplo? O Plasma.

    O plasma é talvez o mais personalizável dos shells, mas ao mesmo tempo o que menos funciona e o que mais possui bugs, sejam eles de renderização, de performance, coisas que estão fora do lugar (como um insuportável de painéis ocultos que flutuam na tela que me atormenta há vários releases :-)) ou coisas que vira e mexe dão crash.

    Espero que as futuras versões do KDE corrijam isso.

    Paulo, dá uma olhada no Dragon Player 3, acabaram de apresentá-lo no Desktop Summit, e ele foi refeito em Qt Quick, ficou muito bom (só vi as fotos).

    Marcos (usuário não registrado) em 10/08/2011 às 2:08 pm

    Pelo jeito, aprenderam.

Este post é antigo (2011-08-09) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.