Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Desenvolvedores do Firefox localizam uma fonte do inchaço

Desenvolvedores do Firefox vêm caçando situações indesejadas com a memória no Firefox e aparentemente encontraram uma das grandes no seu engine Javascript. Segundo a nota no The H, com base no bug report, estava ocorrendo fragmentação de memória no engine Javascript porque ele mantinha alocadas fatias de 1MB para objetos de sistema de longa duração.

Os desenvolvedores criaram um patch para reduzir a fragmentação ao tratar adequadamente estes objetos, e os resultados foram descritos como “ridiculamente bons”: em um dos testes, o uso de memória passou de 239MB para 189MB; no outro, de 108MB para 21MB, um ganho de 5x.

Devido ao novo processo acelerado de versionamento do Firefox, entretanto, esta correção só estará disponível no futuro Firefox 7, pois o futuro Firefox 6, quase em beta, não permite mais a inclusão. (via h-online.com)


• Publicado por Augusto Campos em 2011-07-06

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    gabe (usuário não registrado) em 6/07/2011 às 9:15 am

    estagiário que fez um pog e corrigiram!

    Gulbert (usuário não registrado) em 6/07/2011 às 9:48 am

    estagiário? ao que me consta, mozilla, firefox, são desenvolvidos pela **comunidade**. Mozilla também tem seus developers mas aceitam contribuições avulsas, verificadas caso a caso.

    E o que me faz louvar a decisão da debian de usar outro nome para o firefox é justamente esta coisa chata de um bug não poder ser corrigido em uma versão, e somente em uma próxima versão cheia.

    Isso quebra qualquer processo de homologação um pouco mais sério e afasta qualquer empresa com mais de 500 máquinas em seu parque.

    Marconi Pires (usuário não registrado) em 6/07/2011 às 9:56 am

    Perdoem a ignorância, mas, de que adianta esse ritmo acelerado de novas versões, se mudanças importantes como essa não podem ser aplicadas IMEDIATAMENTE?

    @marconi Perdoem a ignorância, mas, de que adianta esse ritmo acelerado de novas versões, se mudanças importantes como essa não podem ser aplicadas IMEDIATAMENTE? [2]

    já que citaram o debian…é de chorar usar o iceweasel, nome dado pela debian devido a pendencias jurídicas, e vẽ-lo rápido e estável e sofrer com o firefox em outras distros e até no windows.

    a soberba é péssimo para qualquer comunidade de desenvolvimento de SL.

    Carlos Felipe (usuário não registrado) em 6/07/2011 às 10:17 am

    Firefox 7? Corre que o Chrome tá quase chegando ao 20… ¬¬

    kashmir (usuário não registrado) em 6/07/2011 às 10:29 am

    “e os resultados foram descritos como “ridiculamente bons”: em um dos testes, o uso de memória passou de 239MB para 189MB; no outro, de 108MB para 21MB, um ganho de 5x.”

    Ah, deve ser porque estava ridiculamente ruim.

    kashmir não acho que era necessariamente ruim o sistema funcionava, o problema de consumir muita memória tem relação com a velha máxima da programação de que quanto mais memória se usa mais rápido o processo fica por não depender de componentes mais lentos do hardware fazer um processo ser muito rápido e usar pouca memória demanda pesquisa para melhorar o código, nestes casos o código anterior não era ruim é novo código que é melhor, foi uma evolução.

    Outra coisa o FF 6 está show muito rápido ta até ganhando do Chrome em alguns casos

    Denis (usuário não registrado) em 6/07/2011 às 11:19 am

    “Fonte de inchaço”? Quer dizer, uma cruzada de esquerda do Chrome? – desculpe, piada infame….

    AGORA FALANDO SÉRIO…

    Parabéns à Mozilla por ter um desenvolvimento aberto e honesto e dar a cara à tapa, ao contrário de concorrentes que convenientemente “disfarçam” seus problemas de desenvolvimento de forma a parecer que são mais sólidos do que realmente são. Ótima notícia, mais um ponto para o Firefox.

    felipe augusto (usuário não registrado) em 6/07/2011 às 11:55 am

    Tomará que esse seja um dos grandes mesmo, pois o Firefox está a cada versão mais instável, para mim está se tornando difícil continuar usando o navegador em questão, estou tomando birra dele, espero que os bons tempos voltem logo junto ao html5 e o fim se possível total do flash!

    Elder Marco (usuário não registrado) em 6/07/2011 às 12:03 pm

    Espero mesmo que o firefox pare de engolir a memória do meu PC. 300, 400MB.. é muita memória para um único programa.

    jacaré (usuário não registrado) em 6/07/2011 às 12:22 pm

    O 5 tá muito ruim, to quase abandonando.

    Denis (usuário não registrado) em 6/07/2011 às 12:57 pm

    @Elder,
    Na verdade não é não, dependendo do número de abas que estiverem abertas. Pode ser em muitos casos, muito menos do que o Chrome consome, chegando em alguns casos próximo a 1Gb. Mas é bom saber que estão trabalhando nesse problema.

    @jacaré,
    Pode especificar o que exatamente está ruim? Deve ser assim que funciona o software livre, não basta reclamar, tem que especificar :-D
    []s,

    João Vitor (usuário não registrado) em 6/07/2011 às 1:13 pm

    Bom saber, bom era logo no começo, lá pela versão 2.0 era uma bala, espero que isso volte nas proximas versões.

    Paulo (usuário não registrado) em 6/07/2011 às 1:18 pm

    Continuo com o Chrome. O Google chegou bem depois da guerra dos browsers ter começado, mas pelo menos (parece) ter um plano de batalha.

    Denis (usuário não registrado) em 6/07/2011 às 3:18 pm

    @Paulo,
    O Chrome está excelente. E talvez mesmo por ser um browser novo. A medida que for envelhecendo, é provável que passe pelos mesmos problemas dos browsers mais antigos. Já a diferença no desenvolvimento, eu vejo o Firefox mais aberto às sugestões da comunidade. Quero dizer, a Google parece estar num modelo mais propenso ao seus interesses, e não necessariamente aos interesses dos usuários. Ao menos, parece. []s

    Fellype (usuário não registrado) em 6/07/2011 às 3:39 pm

    Nos testes que fiz comparando Firefox e Chromium percebi que, para o meu perfil de navegação, o Chromium consome menos memória ram que o FF, porém, utiliza mais a CPU. Com isso, ainda fico com o FF, pois preciso da CPU o mais livre possível para processar meus dados.
    Uma outra coisa bem chata no Chromium é que o Flash player “quebra” com muita frequência. E também recebi frequentemente mensagens de “snap” ao acessar algumas páginas com ele. No FF isto raramente acontece.
    Quanto à instabilidade do FF que o pessoal comenta tanto, não consigo observar isto aqui. As últimas vezes que tive problemas foram ao acessar o site do Carrefour, que causou uma travada geral no KDE, X, FF e outras coisas que não me lembro. Do mais, se eu preciso de mais memória, reinicio o FF sem reclamar.

    ZeRuela (usuário não registrado) em 6/07/2011 às 5:19 pm

    Está disponível alguma coisa do Firefox 7?

    alberto (usuário não registrado) em 6/07/2011 às 5:43 pm

    “Perdoem a ignorância, mas, de que adianta esse ritmo acelerado de novas versões, se mudanças importantes como essa não podem ser aplicadas IMEDIATAMENTE?”

    Ue, antes essa modificação só seria lançada no Firefox em algum ponto de 2012. Agora estará disponível em 27/set. Uma boa diferença.

    Luis Knob (usuário não registrado) em 6/07/2011 às 8:37 pm

    @ZeRuela ja dá para baixar o alpha da 8 http://ftp.mozilla.org/pub/mozilla.org/firefox/nightly/latest-mozilla-central/

    MasT3R (usuário não registrado) em 7/07/2011 às 12:30 am

    Acho estranho o pessoal reclamar da postura da nova postura da Mozilla porque ela de fato está gerando excelentes frutos (convido a todos a testarem o Aurora e Nightly, estão muito rápidos e consumindo menos memória). Se alguém não lembra ou não sabia, pela política antiga de lançamentos isso iria ficar para a próxima versão estável (que demoraria 1 ano no MÍNIMO). Com a nova política, irá demorar 5 meses. É uma belo avanço.

    Em todos os PCs que uso o Chrome (x86_64, na plataforma x86 isso não acontece, o que exclui qualquer versão do Mac OSX ou Windows), o Chrome tem um consumo de memória imenso (mais de 2GB com cerca de 15~20 abas). Abri um ticket no suporte do Chrome e até agora só tive um retorno de outra pessoa que sofria o mesmo problema (mas se vocês procurarem no Issues da página do Chromium no Google Code vão achar dois ou três reports diferentes mas que também tem a ver com memória no Linux x86_64): http://code.google.com/p/chromium/issues/detail?id=86264

    jacaré (usuário não registrado) em 8/07/2011 às 6:14 am

    @Denis,
    Tem travado muito, o tal do plugin container sei lá, sou apenas um usuário, vou usar o que me der menos problema. Só não abandonei ainda porcausa das extensões.

    Marcos (usuário não registrado) em 8/07/2011 às 7:38 am

    Na minha máquina o FF sempre foi mais guloso de memória que o Chrome.

    Mas fico feliz que a Mozilla reconhece o problema e está trabalhando com isso, ao contrário do que muita gente postava por aqui negando o problema.

Este post é antigo (2011-07-06) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.