Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Desafio Prático – Análise Forense em Tráfego de Rede

Enviado por Rafael Soares (academiaΘclavis·com·br):

“No dia 13 de agosto de 2011, em paralelo às palestras do evento VI Workshop SegInfo de Segurança da Informação , aconteceu a primeira classificatória da segunda edição do War Games SegInfo. Foram classificados 4 participantes nessa etapa. Outro participante foi classificado pelo War Games Online, realizado pela Clavis Segurança da Informação. No total foram 5 classificados para a final que aconteceu em setembro de 2011, em conjunto com um dos maiores eventos de TI e negócios do Brasil, o Rio Info 2011.

Para o Rio Info 2011 foram criados 2 jogos. Um deles consistiu em uma Análise Forense em tráfego de rede, onde havia uma série de perguntas relacionadas a um arquivo entregue aos competidores. Agora você, leitor do Br.Linux, também tem a oportunidade de tentar solucionar o mesmo desafio de Análise Forense proposto pela Clavis Segurança da Informação no Rio Info 2011!

Veja a seguir todas as informações sobre o desafio:

Descrição do jogo: “Filipe é dono de uma padaria e possui uma receita incrível para fazer seus pães, onde todos em sua cidade adoram. Mas Rafael que é um concorrente deseja obter essa receita, e para isso fingiu ser o neto de Filipe para obter a receita secreta. Alguns dias após o ocorrido descobriram o que Rafael havia feito, e por sinal encontraram um arquivo “padaria.pcap” dentro de seu computador, mas não foram capazes de identificar o que de fato aconteceu.”

Você é um perito e seu objetivo é descobrir como Rafael fez isso! Perguntas que devem ser respondidas: Qual nick Rafael utilizou para se passar pelo neto de Filipe? Qual foi o primeiro cometário na conversa entre os dois? Qual o nome do arquivo que foi transferido durante a conversa? O que aconteceu após a transmissão de tal arquivo? Onde Rafael encontrou o arquivo que contém a receita secreta? Qual é a receita secreta? Todas as respostas para esse desafio serão divulgadas até o dia 28 de outubro pelo Blog SegInfo. Boa diversão! (:” [referência: seginfo.com.br]


• Publicado por Augusto Campos em 2011-10-21

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

Este post é antigo (2011-10-21) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.