Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Comunidade do Expresso Livre realiza Pesquisa Expressa

Enviado por Mariana Serafini (marianaΘprognus·com·br):

“A Comunidade Expresso Livre existe há mais de seis anos, é composta por cerca de 2 mil membros onde se destacam aproximadamente 140 empresas. O espírito colaborativo do software livre é a grande locomotiva do Expresso Livre.

Recentemente foram lançadas as novas versões 2.1, 2.2. A versão 2.3 é a última, grande parte dos grupos estão migrando e outros já estão utilizando-a com sucesso.

O Expresso Livre começou com aproximadamente 9.700 usuários, atualmente conta com 414.448, em sete anos houve um crescimento de 4.300%. A evolução do projeto é notável, mas é necessário planejar o futuro com um olhar avançado e os pés firmes. Pensando nisso, a Comunidade lança uma pesquisa entre os seus membros.

Na Pesquisa Expressa a colaboração de todos contribuirá para este novo planejamento. Os objetivo são mapear os usuários ativos do Expresso Livre, identificar suas demandas, entender as dificuldades e necessidades e, por fim, conhecer melhor as empresas que utilizam o Expresso Livre.

Se você é responsável pelo projeto Expresso Livre na sua empresa e está inscrito no Fórum da Comunidade, não deixe de participar da pesquisa. A pesquisa será enviada por e-mail no dia 19 e deve ser respondida até dia 30 de junho. Queremos melhorar e apenas você poderá nos ajudar.”


• Publicado por Augusto Campos em 2011-06-17

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Stan_br (usuário não registrado) em 17/06/2011 às 8:15 am

    O Expresso tem algumas funcionalidades BEM legais – como o uso de abas (coisa que sinto falta no gmail), mas tem muita coisa para melhorar… o sistema de busca dele (funcionalidade crítica em qualquer cliente de email) por exemplo deixa muito a desejar.
    No geral, ainda prefiro o bom e velho imap e algum cliente de email local ;-)

    eGroupware rotulado com outro nome para ganhar uns trocados do governo. “Software Nacional”

    A Celepar, SERPRO, Dataprev deveriam parar de pegar projetos prontos, mudar só o nome e passar para frente como um produto completamente novo.

    Alexandre (usuário não registrado) em 17/06/2011 às 8:30 am

    Expresso não tem nada do egroupware mais, o módulo de email por exemplo é totalmente implementado do zero.

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 17/06/2011 às 10:13 am

    André Felício

    ‘A Celepar, SERPRO, Dataprev deveriam parar de pegar projetos prontos, mudar só o nome e passar para frente como um produto completamente novo.’

    Não entendo o motivo. Não é o caso de customizar para o uso de uma empresa (no caso empresas públicas)?

    Ozzy (usuário não registrado) em 17/06/2011 às 10:43 am

    É bom que a comunidade do Expresso seja grande e atuante mesmo pois com a política do novo governador do Paraná o futuro dele – e de outros projetos de Software Livre – é incerto e duvidoso.

    O.O.

    Demetrius (usuário não registrado) em 17/06/2011 às 11:42 am

    Ue, mas software livre não é isso? Usar, modificar e redistribuir? Tem gente que não sabe a porcaria que fala.

    Tércio Martins (usuário não registrado) em 17/06/2011 às 2:01 pm

    @Demetrius:

    Ue, mas software livre não é isso? Usar, modificar e redistribuir? Tem gente que não sabe a porcaria que fala.

    Ninguém tá reclamando da redistribuição, e sim que os desenvolvedores do Expresso (ou os “melhoradores” do EGroupware) são incapazes de se relacionarem com os desenvolvedores da ferramenta original, e não falam o porquê disso (se o pessoal do EGroupware tem indisposição em receber contribuições alheias, ou se não há ninguém da equipe do Expresso que exercite um pouco de diplomacia entre os projetos…).

    Não creio que a equipe do EGroupware seja tão indisposta assim a rejeitar contibuições de empresas brasileiras. Também é fato que o projeto original não está abandonado (o repositório SVN recebe atualizações constantemente).

    Então, por que o fork? Esses módulos criados especialmente para o Expresso poderiam facilmente ser incluídos na instalação-padrão do EGroupware, assim como as outras correções e melhorias desenvolvidas no Brasil.

    No final, vejo essa relação entre o EGroupware e o Expresso como algo doentio, quase patológico, um caso de admiração tão grande em que o admirador acaba incorporando as características da coisa admirada, e logo após a sufoca (seria algo próximo a um doppelgänger com tendências psicopatas). Espero ter uma opinião melhor no futuro =D

Este post é antigo (2011-06-17) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.