As novidades do compilador Open64 5.0
Enviado por Marcelo Soares Souza (marceloΘjuntadados·org):
Open64 pode não ser tão conhecido quanto o GCC — ou tão popular, nestes tempos, como o LLVM/Clang — porém esta por ai a quase uma década e ainda esta recebendo novos colaboradores e desempenha importante papel dentro da AMD, NVIDIA, Hewlett-Packard, e muitas organizações de pesquisa. O anúncio de lançamento do Open64 5.0 descreve as maiores mudanças nesta versão tais como melhorias na performance, novas otimizações, mudanças na infraestrutura e correções de erros. Open64 é oficialmente suportado nas arquiteturas i386, x86_64 e IA-64.
Algumas das mudanças mais especificas no “nível de baixo”, que vale a pena apontar, são o suporte estendido a IA-64, melhorias na performance de ponto flutuante quando usado a opção -O3, vetorização aprimorada, otimização estendida do loop, otimização frame-pointer e muitas outras otimização no compilador. Também existe um suporte melhorado para a geração de código do conjunto de instruções SSE4, AVX, e FMA. Este irá beneficiar os CPUs AMD Bulldozer tais como o AMD FX-8150.
Outros itens no Open64 5.0 incluem “suporte compreensivo e otimizado para o processador Bulldozer”, escalonador de registro “pressure-based” aprimorado, e um algoritimo “best-fit loop unrolling”. O frontend GCC3 foi descontinuado assim como o suporte ao IRIX, e devem ser completamente excluído nos próximos lançamentos.
Para aqueles se perguntando porque usar o Open64 ao invés do GCC, para alguns casos os binários produzidos pelo Open64 podem ser mais rápido que o do GNU Compiler Collection. A maioria das melhorias de performance são para dispositivos AMD. AMD também mantém um branch do compilador Open64, que também será atualizado para a versão 5.0 em um futuro próximo. Open64 é também licenciado GPLv2 enquanto o GCC é GPLv3, o que deixou chateado algumas companhias que antes gostavam do compilador padrão GNU.
Anúncio de lançamento [sourceforge.net/…]
Algumas análises do Open64 [phoronix.com/…] [phoronix.com/…]” [referência: marcelo.juntadados.org]
“suporte compreensivo e otimizado para o processador Bulldozer”.
** A palavra compreensivo não faz sentido nenhum na frase. O correto não seria abrangente?
Esse é a segunda tradução do artigo do phoronix que vejo, até que está boa, outra que vi parece que foi uma tradução automática sem nenhuma revisão.
Sim, erro meu na tradução. O correto seria “abrangente” e não “compreensivo” conforme aponta o Droid.