Competição de modelagem com o Blender: tema Natal
Enviado por Francisco Fernandes (francisco·fernandes·jΘgmail·com):
Nesta última quarta-feira, foi lançado o concurso de arte 3D usando o Blender com o tema “Christmas” e as premiações são bem interessantes. Ao contrário das outras competições, esta terá premiações para outras colocações no concurso. O primeiro lugar irá receber um Kindle Fire, $100 e um lugar no Hall of Fame do BlenderGuru. O segundo lugar será premiado com um iPod nano e o terceiro com a escolha de qualquer item do Blender e-shop.
O site definiu algumas orientações para a submissão dos trabalhos:
1.Deve ser feito no Blender.
2.Pode-se utilizar qualquer renderizador externo.
3.Pode-se fazer pós-processamento mínimo com o Gimp ou Photoshop
4.Tamanho mínimo da imagem é de 1280 x 720
5.Deve ser um trabalho original.
6.Deve ser um trabalho próprio. Não permitido modelos emprestados ou comprados de terceiros (incluindo MakeHuman).
7.Elementos fotográficos são permitidos , mas não devem ser o elemento central da criação.
8.A criação deve ter uma relação com o tema.
9.O criador deve submeter seu arquivo .blend para provar que a criação foi sua.
O prazo de envio é até as 23h59 GMT do dia 19 de dezembro do BlenderArtists.” [referência: blenderguru.com]
Lembrando que o Blender nem mesmo precisa de pós-processamento com Gimp ou (eca!) fotoxopi. Ele tem uma interface para o compositor interno com nodes muito bom e pleno de efeitos, inclusive curvas de cores ou tonemapping.
Bons renders open-source externos: Yafaray e Luxrender, ambos meio em desuso atualmente pelo fato de Blender agora contar com seu próprio render interno mais moderno e rodando em GPU, o Cycles.
Boa sorte a quem se arriscar.