Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Como vai ser a app store da Mozilla

A ideia de app store vem se popularizando em plataformas proprietárias, mas não precisa se limitar aos muros e cercas estabelecidos pelos fabricantes.

No seu relatório anual publicado ao final de 2010, a Fundação Mozilla menciona uma série de áreas em que planeja passar a atuar, ampliando seu escopo.

Elas incluem as plataformas móveis, o compartilhamento de dados e as iniciativas variadas do projeto Drumbeat (a mais recente foi em educação), além do tópico que hoje destacaremos: o conceito de “Apps”.

Lojas e repositórios dos aplicativos que vem sendo cada vez mais reconhecidos pela expressão “Apps” têm se multiplicado como cogumelos depois da chuva, e um dos motivos para isso é que os fornecedores de diversas plataformas (em smartphones, tablets, desktops e até on-line) perceberam que cada vez mais consumidores avaliam a utilidade dos produtos com base nos aplicativos disponíveis para ele, e não mais pelas especificações de hardware, que vêm ficando cada vez mais complicadas de comparar.

E na minha coluna dessa semana no TechTudo eu explico um pouco mais sobre o que já se sabe desta nova iniciativa.


• Publicado por Augusto Campos em 2011-01-06

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Tiago (usuário não registrado) em 6/01/2011 às 8:47 am

    eu fico impressionado como as coisas mais simples e mais obvias demoram tanto para serem feitas. A Apple demorou uma era para pensar na App Store. Na verdade, ela usou isso para sua plataforma de negócio iPhone. Mas é uma idéia genial.
    Depois o Google com o Android viu que esse modelo era o ideal para distribuição de software. E foi criado o Android Market.
    Hoje a Apple lança a sua App Store para o Mac! E Agora a Mozilla também.

    Caramba, eu acho uma idéia formidável, só não sei porque demoram tanto para pensa nisso (assim, estou generalizando para o Planeta, e não só para as empresas).

    E antes que alguém fale, isso é completamente diferente dos repositórios linux. Pq os repositórios linux só existem para dar transparência à forma bizarra de instalação de software no linux. Ah, você não acha bizarra, então pegue um sistema em uso, com vários usuários, que utilizam vários navegadores e instala o Java na mão, mas faça que todo o sistema enxergue o java, seus plugins, e se eu criar um novo usuário, esse usuário já desfruta de todo ecossistema java. Dá para fazer? Dá, mas dá um trabalho dos infernos. Os repositórios vieram para deixar todos esse trabalho transparente. É bem diferente do conceito das Apps Stores.

    Ivan (usuário não registrado) em 6/01/2011 às 9:03 am

    @Tiago
    huahuahua
    Você bateu tão forte que meu argumento, em defesa das similaridades entre as lojas de aplicativos e os repositórios, perdeu de K.O.
    :P

    Slim (usuário não registrado) em 6/01/2011 às 10:19 am

    @Tiago
    Rapaiz, vc deve ser bom mesmo, pq falar com essa autoridade de que é tudo muito fácil e tal… Parabéns, vc deve ser ótimo!

    Tiago (usuário não registrado) em 6/01/2011 às 10:38 am

    Não é que eu sou bom. Isso é claro feito água. Ou você não viveram os primeiros anos do linux?

    Marcos (usuário não registrado) em 6/01/2011 às 12:37 pm

    O Tiago está certo, o modelo de instalação do Linux precisa ser melhorado. É uma das maiores dificuldades pro usuário comum. Nós que somos técnicos podemos não ter dificuldade e até preferir, mas pra um leigo uma app store é muito mais avançada.

    Rael (usuário não registrado) em 6/01/2011 às 4:27 pm

    Só eu que acho que um repositório é mais avançado que uma app store? Tudo bem que a segunda tem sistema de pagamento. Mas a primeira gerencia updates, dependências, etc.

    E o apt é um dos motivos do sucesso do Ubuntu. Se falarem que uma interface mais amigável é necessário, tudo bem. Mas eu sempre penso porque até hoje a Microsoft, por exemplo, não lançou algo como um sistema de repositório + app store, principalmente por causa dos updates.

    @Tiago, eu entendi que vc elogiou a forma de instalação dos softwares em certas distros GNU/Linux em detrimento de instalar “na mão”, o qual vc considerou bizarro.

    Já eu, não considero bizarro, mas de difícil manutenção (instalação/desinstalação/atualização), por isso, sempre recomendo o uso de distros que possuam apt/yum/etc. (a menos que seja um live CD para uso específico). Mas considero como vantagem minha distro permitir diversas formas de instalação de software, desde as mais “bizarras”, manuais e difíceis, até as mais práticas, fáceis, rápidas, eficientes e eficazes.

    Entretanto vc não disse em que o apt/yum/etc + repositórios são diferentes de uma app store (tirando a parte da possibilidade de venda de software) e possivelmente uma página web descrevendo e propagandeando cada uma das aplicações existentes lá.

    Compare também com a “loja” de extensões/complementos/add-ons do Firefox. Vc consideraria essa loja uma app store? Que eu saiba ela existe a bastante tempo. Compare também com o site Tucows (e semelhantes) que existe a séculos. Em que uma app store é diferente disso que eu citei?

    A meu ver os repositórios são mais coerentes pois visam otimizar os recursos, evitando perda de espaço em disco e duplicação de bibliotecas na memória, além de pensar no conjunto evitando “choques” quando os mais diversos softwares estiverem instalados no mesmo equipamento. Nos repositórios das distros vc vai encontrar de tudo, kernel, bibliotecas, utilitários e aplicativos. Já numa app store são só aplicativos. E como sugeriu o @Rael, as aplicações não dependem uma das outras o que simplifica (e elimina) o problema das dependências (ao menos entre elas).

    No mais, uma app store é um repositório com uma página web para permitir a interação dos usuários, permitido-os pesquisar, escolher, classificar, comentar, instalar as aplicações, etc. etc.

    Eu acho que a sua visão da coisa toda é que é míope, limitada.

    @Marcos Alex, vc é míope também?

    Caro @Tiago, como vc se difiniria em relação ao uso de computadores com GNU/Linux, iniciante, casual, avançado, administrador de redes, desenvolvedor, hater, salsa, … ?

    Tiago (usuário não registrado) em 6/01/2011 às 4:55 pm

    @Rael

    Você não entendeu. Como local para pesquisa de software, repositórios são a bala de prata. Sério, é excelente. Lembro quando tive que voltar para o windows. Eu nem lembrava mais o que era procurar um software no Google.

    Mas no caso do linux, os repositórios não são para facilitar você encontra software. São parte de uma ferramenta de abstração para deixar transparente o processo de instalação de software. O que é diferente do Mac, por exemplo.

    Digamos que a facilidade do Synaptic é um excelente e bemvindo efeito colateral. Mas a idéia mesmo é facilitar o caótico processo de instalação no linux.

    Você já tentou instalar na mão a última versão do Gnome? Suponhamos que você tenha o Debian Stable e quer instalar a última versão do Gnome. Tenta instalá-lo na mão, sem usar o APT-GET. Você vai entender.

    Nos repositórios estão as versões compiladas para o seus sistema e mais as dependências e scripts de configurações adicionais. Para facilitar esse trabalho e tirá-lo do usuário é que existe o apt-get. Mas para o apt-get funcionar, precisa de um repositório. Foi para isso que surgiu o repositório. A facilidade de encontrar software, como eu disse é um louvável efeito colateral.

    Isso é muito diferente de App Store. Seja de quem ela for.

    Igor Ramos Tiburcio (usuário não registrado) em 6/01/2011 às 5:38 pm

    @Tiago, você falou, falou… e não conseguiu sustentar o seu ponto, fica até parecendo que a intensão era vencer pelo cansaço.

    @Tiago, vc fugiu das questões que apresentei a você.

    Agora me diz, se o cara pode instalar com APT-GET para que ele vai instalar, como vc fala, “na mão”? (eu teria alguns motivos, mas acho que vc não vai arranjar nenhum).

    O APT-GET é a maneira de instalar (nas distros que o usam esse programa), faz parte do SO.

    As interfaces gráficas (Synaptic, etc.) usam isso por baixo dos panos (para colocar em termos que vc possa entender). Me diz no que o Synaptic têm a dever a uma app store? (tirando o suporte a venda e demais detalhes de interação com usuários de uma página web)

    Escreve em algum lugar quais as características de uma app store e de um repositório e compare as duas. Se vc vai continuar com esse seu preconceito bobo e sua ladainha sem noção, só posso dizer que é lamentável.

Este post é antigo (2011-01-06) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.