Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Como anda a reconstrução do kernel.org

O site kernel.org, como você sabe, é um elemento central do desenvolvimento do Linux e foi invadido no final de agosto, estando fora do ar desde então. Durante o final de semana chegou a notícia de que a infraestrutura de desenvolvimento provida por ele está sendo reconstruída “do zero” e desta vez não vai mais oferecer acesso ao git via shell – no lugar dele estará o acesso web via gitolite.

O breve relato da situação datado de sexta-feira não traz um cronograma completo, mas avisa que este acesso via gitolite deve começar a ir ao ar nesta semana para algumas das árvores de código-fonte hospedadas lá, que os desenvolvedores vão começar a receber suas chaves de acesso, e que colocar as máquinas de desenvolvimento de volta no ar é a principal prioridade do kernel.org no momento. (via lwn.net – “A kernel.org status update”)


• Publicado por Augusto Campos em 2011-09-26

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Maicrosófite (usuário não registrado) em 26/09/2011 às 12:07 pm

    É o inferno astral do Linux.

    Se até o site de desenvolvimento do sistema não consegue se defender de uma invasão, o que podemos esperar do sistema desenvolvido?

    Mr. Bean (usuário não registrado) em 26/09/2011 às 12:18 pm

    putz.. será q eles nao tinha um sistema de contigencia?? se nao, é amadorismo isso.

    Bremm (usuário não registrado) em 26/09/2011 às 12:52 pm

    @Mr. Bean
    Provavelmente não possuem porque os recursos são limitados. E se a falha de segurança foi devido a um vazamento de credenciais de acesso, não ia adiantar nada ter contingência, pois ela usaria as mesmas credenciais.

    Ainda prefiro que descubram como ocorreu a invasão do que apenas “formatem tudo” e recomecem do zero.

    Ratito (usuário não registrado) em 26/09/2011 às 1:10 pm

    O Linux é tão, mas tão insignificante, que já percebi que multidões ficam acompanhando todas as notícias relacionadas ao Linux, mas que usam só Windows, e ficam com tanto ódio de uma comunidade conseguir criar algo tão superior às empresas que gastam bilhões pra criar um sistema lixo que pega vírus só de conectar à Internet.. enquanto o Linux é usado até nos super-computadores do mundo todo.
    Isso só me faz pensar que entrei no rumo certo, aprender tudo sobre Linux e já estou aos poucos bolando ideias ligando o Linux, Debian, a situações da minha vida e de outras pessoas.
    Com relação à invasão do kernel.org eu não tenho dúvidas que tem influência forte de empresas bilionárias. Já diz nos livros da maioria das religiões, muito dinheiro só nos afasta da verdadeira essência, e torna infinitamente mais estreita a passagem para uma moral e ética que já não seriam simples sem esta condição financeira. Os que ganham bilhões rápido, não estão prontos nem pra relações comuns, quanto mais pra freiar suas ambições de querer dominar a qualquer custo.
    Para não deixar de ser quem se é, só mesmo sendo um homem ou uma mulher de bem.
    Acho que já entenderam, e se não entenderem vou deixar explícito. Será que hackers que usam o Linux pra invadir vão querer Phuder o próprio? A ignorância não chega a isso amigos, e se chegasse não seriam estes hackers, que precisam de um mínimo de inteligência. Estamos exatamente no pico, no pico da mudança.. e a ideia de Linux e Softwares Livres etc.. incomoda muito, muito e muito! Sabem pq? Pq cada vez mais as pessoas ao redor do mundo estão sentindo a necessidade de uma compreensão melhor, de não mais aceitar a tv, e tds informações que manipularam nos últimos 50 anos, ou talvez um pouco mais. Hoje se tem a necessidade de ser o que se é, cada um fazer brotar o que é, de dentro pra fora, não mais outros dizendo o que somos, cada um, um ser único.
    Qual empresa? Não sei, e dizer a que acho que é sem ter 100% certeza e provas não é justo. Mas serve pra refletirem, a lista delas não é tão imensa assim.
    O sentimento é cada vez mais, algo que se liga ao sentimento que criou e fez expandir o Linux, os Softwares Livres, e tantas outras coisas e ideias fora da informática.. e se é assim, ninguém vai mudar esse processo natural. Podem apenas retardar, apenas isso. A ideia é pra esse rumo cada vez mais, gostem alguns bilionários ou não.
    É isso amigos linuxers, espero que compreendam meu comentário, e se não compreenderem peço desculpas, pois a intenção é boa.

    Marcos (usuário não registrado) em 26/09/2011 às 1:30 pm

    Ratito (usuário não registrado) em 26/09/2011 às 1:10 pm

    Desculpa, mas quanto tempo você trabalha na área?

    Eu iniciei meus estudos e trabalhos com linux em 1999 e parei em 2005.

    Não venha dizer que determinado sistema pega virus e outro não, você pode não aceitar, mas o Windows amadureceu muito e deixou de ser um lixo para ser um sistema Operacional de verdade.

    Marcos (usuário não registrado) em 26/09/2011 às 1:33 pm

    Ratito (usuário não registrado) em 26/09/2011 às 1:10 pm

    Lembre de ver cada sistema operacinal, hardware, software, como ferramentas e cada uma delas tem o seu lugar.

    Ratito (usuário não registrado) em 26/09/2011 às 1:45 pm

    É eu sei que a partir do Windows 7 as coisas tem melhorado Marcos. Respondi lixo na emoção, pros que vieram dizer que linux é inferno astrasl.
    Bom é isso.

    Bremm (usuário não registrado) em 26/09/2011 às 2:03 pm

    @Ratito

    Entendi que “inferno astral do Linux” seria tão somente uma fase ruim na qual o Linux passa.

    Helvio Mota (usuário não registrado) em 26/09/2011 às 2:28 pm

    Exatamente isso, @Bremm. Vamos compreender o texto antes de pegar em armas, pessoal…

    Sempre que um sistema é invadido os seus detratores se afoitam para ironizar e avacalhar suas deficiencias, é isso que está ocorrendo nesse momento.

    Me preocuparia muito mais, em sabendo a natureza da falha, eles tivessem “reaberto as portas” a la PSN e houvesse um novo ataque. Qualquer pessoa minimamente inteligente e nem um pouco parcial notaria tal medida como necessária, não como prova de “amadorismo”.

    Aliás os dados estão lá, os maiores interessados, desenvolvedores do kernel, receberão as chaves, a mailing list continua ativa, a manutenção do site é importante, mas essa estrutura tem como função primordial apoiar o desenvolvimento do kernel, logo isso precede a reativação do site. O lado news do site sempre foi mais suprido por iniciativas como a do jack brown e outros

    Maicrosófite (usuário não registrado) em 26/09/2011 às 4:04 pm

    Inferno astral significa “má fase”.

    É um período (passageiro) em que tudo parece conspirar contra algo.

    Ou seja, não estava falando mal do Linux, mas me referindo a este período, em que até o site do kernel deu problemas.

    Até moderaram o meu post, que não tinha nada de ofensivo.

    Thor (usuário não registrado) em 26/09/2011 às 4:59 pm

    A Microsoft confia tanto no taco dela que usa os servidores linux da Akamai e aposto que usa linux, BSD e outros sistemas também internamente ou através de empresas contratadas para muito mais coisas.

    Eu queria ver quanto tempo os servidores windows da Microsoft ficariam ilesos se ela divulgasse todo o código-fonte do sistema, como acontece com o linux. Lembrem que o relato de bugs e falhas de segurança pelos usuários é o que faz o linux e softwares livres serem bons.

    O problema não é um bug de segurança de um software livre ser explorado por algum hacker maldito. O problema maior é de um sistema mal concebido, com falhas intrínsecas no projeto, como é o caso do windows, ser usado em aplicações mais sérias.

    Ratito (usuário não registrado) em 26/09/2011 às 6:27 pm

    Se não entenderam nem o que escrevi, já entendi tudo. Todos os dias em cada notícia vista aqui 90% das pessoas só as critica, mesmo quando são coisas úteis a nós, ou pra mim.
    Mas se consideraram ruim meu comentário me lembro das exposições desde a escola ou faculdade, ou lugares por que passei.
    Poucos dizem coisas baseadas realmente no que pensam e sentem sinceros.
    Em momentos assim só me lembro de que, devo seguir minha vida, ao invés de tentar me fazer compreendido por quem além de não compreender, nem coragem pra dizer, sim foi isso mesmo que eu disse, mas me enganei, ou não mudo o que penso, disse isso, me desculpem por pensar assim etc.
    É isso.
    Einstein disse certa vez assim: “O mundo não é perigoso por existirem os que causam a maldade, mas pelos que a permitem.”
    Falou

    Maicrosófite (usuário não registrado) em 26/09/2011 às 7:13 pm

    Pô, moderaram o super-ultra-mega-post socialista do ratito?

    Ratito (usuário não registrado) em 27/09/2011 às 12:33 am

    Com o último comentário do Maicrosófite, acho que ficou claro qual era o verdadeiro comentário dele logo no início.
    Tenham uma boa noite amigos.

    Marcos (usuário não registrado) em 27/09/2011 às 1:11 pm

    Thor (usuário não registrado) em 26/09/2011 às 4:59 pm

    “O problema não é um bug de segurança de um software livre ser explorado por algum hacker maldito. O problema maior é de um sistema mal concebido, com falhas intrínsecas no projeto, como é o caso do windows, ser usado em aplicações mais sérias.”

    Um monte de empresas no mundo usam soluções Microsoft e eles são burros?

    Todos os certificados Microsoft são burros?

    Para de ser fanático, o Windows evoluiu muito e o que você fala é um absurdo e não é o que ocorre hoje.

    Sistema operacional em ambiente inseguro não importa, pode ser Linux, Unix …

    Segurança é um conjunto de coisas e não apenas um sistema operacional.

Este post é antigo (2011-09-26) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.