Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


1 ano X 2 semanas: Colocando em perspectiva as vendas do tablet Xoom

Enquanto persiste minha torcida para que surja logo um tablet com Android que seja percebido pelo público em geral como um grande sucesso e tenha essa percepção refletida em suas vendas, o iG Tecnologia trouxe uma perspectiva sobre as previsões de vendas da Motorola para o seu tablet Xoom, analisado à luz dos números do seu principal concorrente, que evidencia a disparidade hoje existente neste mercado.

Segundo a Motorola, foram enviados para as lojas (mas não necessariamente vendidos a consumidores) 440 mil unidades do Xoom no segundo trimestre. De acordo com as declarações da própria empresa, a Motorola espera vender entre 1,3 e 1,5 milhões de unidades até o final do ano.

Os números divulgados oficialmente pelo principal concorrente no mercado dos tablets, para o mesmo período de março a junho, são 21x maiores: foram 9,25 milhões de unidades enviadas ao varejo.

E é para identificar o tamanho desta disparidade que o artigo do iG Tecnologia apresenta uma comparação incomum: a expectativa oficial da Motorola é vender ao longo deste ano inteiro o número de unidades que o principal concorrente no mesmo mercado vendeu, em média, a cada 2 semanas durante o trimestre passado.

Não posso confirmar, mas talvez esta mesma disparidade esteja entre as razões de a Samsung, que não está sujeita às mesmas regras de divulgação ao mercado que as duas empresas acima (cujas ações são negociadas em bolsas dos EUA), ter optado por não mais divulgar projeções de vendas do Galaxy Tab.


• Publicado por Augusto Campos em 2011-08-01

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Gabriel (usuário não registrado) em 1/08/2011 às 8:41 am

    Motorola?
    Desculpe, tô fora!
    Como a Motorola espera ser levada a sério se ela não leva seus próprios clientes a sério?
    Cliente não é luxo, Motorola… Se quer se destacar no mercado, ainda mais num mercado com produtos de concorrentes semelhantes, mas superiores, como a Samsung, comece fornecendo atualizações básicas de seus dispositivos, além dispositivos de qualidade, com peças de qualidade, e não apenas bonitos.
    Comparar o Xoom ao iPad chega a dar pena, não porque o Android é ruim, mas porque a Motorola faz questão de ser uma “Midas às avessas” em relação aos próprios produtos.
    A posição da empresa faz questão de jogar o trabalho de toda uma equipe no lixo!

    Weverton Velludo (usuário não registrado) em 1/08/2011 às 8:57 am

    O Xoom, tem um hardware muito bom, mas de que adianta se os brasileiros ficam de fora das atualizações do Android? Comprei o Xoom apenas por rodar flash, estou quase anunciando o meu no Mercado Livre e comprando um IPad, motorola nunca mais!

    Umav Ozatroz (usuário não registrado) em 1/08/2011 às 10:06 am

    Nem Motorola, Samsung ou qualquer outra cega empresa focando em hardware ou telecomunicações. Provavelmente será o tablet da Amazon. O Nook Color da Barnes&Noble é o tablet Android de maior qualidade e sucesso até o momento. E conseguiu isso se disfarçando de e-reader. Mas é restrito aos EUA. Também não acho que venderia para o bovino público brasileiro viciado em joguinhos, entediado com livros.

    Rael Gugelmin Cunha (usuário não registrado) em 1/08/2011 às 10:52 am

    Pra um usuário típico da Apple, e consumidores das classes AAA (li essa aqui no site, num comentário e achei muito boa), um iPad faz muito sentido (principalmente nos EUA onde o valor é bem mais acessível).

    Pra consumidores comuns, nunca vai fazer muito sentido pagar tanto por um dispositivo mais caro que um netbook/notebook (embora a finalidade dos mesmos seja diferente, já que notebook esquenta a perna enquanto se lê as notícias na casa do Pedrinho).

    Eu ainda estou pra ver, aqui no Brasil, o “espetáculo do crescimento” nas vendas de tablets que tanto a imprensa especializada alardeia.

    Gabriel (usuário não registrado) em 1/08/2011 às 11:37 am

    Ainda estava pra ver o espetáculo do crescimento de telefones com câmera e MP3 no Brasil, @Rael, e vejamos o que temos hoje: celulares xing-ling tocando em metrôs pelo Brasil afora e acessando redes sociais com a internet de 50 centavos da TIM.
    Hoje já notamos o espetáculo do crescimento de smartphones low-end (sejam os Nokias com Symbian, antigamente caríssimos, ou outros semelhates no preço e/ou com Android, como o Galaxy 5, que ainda penso em comprar por não gostar de pagar tão caro em celular/smartphone).
    Não podemos subestimar os empresários brasileiros/no Brasil: se investem nesse mercado, pode ter certeza que potencial tem, seja cedo ou tarde.
    E eu acho que as pessoas ainda não entenderam bem o sentido do tablet. Concordo que não vejo sentido PARA MIM, mas imagino as pessoas que só acessam à internet (redes sociais, sites de notícia e etc) que ficariam satisfeitas com um produto pequeno e portátil como um tablet.
    Eu já subestimei muito os tablets, hoje me arrisco bem menos a subestimá-los.

    Milton maldonado jr (usuário não registrado) em 1/08/2011 às 12:02 pm

    @gabriel
    Mas o povão conseguir ter acesso à internet móvel já é um espetáculo de crescimento, se a democratização for feita com máquinas xing ling ou Symbian, que assim seja…

    Iphones, Galaxys S, e outros high end que vierem, serão sempre nicho de mercado.

    Abs.

    Marcos (usuário não registrado) em 1/08/2011 às 12:50 pm

    @Milton madonado, o nicho de mercado no Brasil é bem maior do que você imagina. Esses celulares caros vendem uma boa quantidade no país, nossa população é muito grande e se esses aparelhos atingirem 5% do mercado de celulares nacional, já vai ser mais que a venda de muito país europeu.

    Gabriel (usuário não registrado) em 1/08/2011 às 5:33 pm

    @Milton, acredite: em se tratando de celulares/smartphones, o povão gosta e paga se achar que é vantagem. Celular é um queridinho nacional, não é à toa que o número de linhas ativas supera o número de usuários de fato (não só pela questão da operadora, mas também pela questão do aparelho).
    Xing lings também não começaram a vender barato, mas desde então fizeram sucesso. Um xing ling chegava a custar o mesmo do que um nacional com funções semelhantes, mas sem TV e tela touchscreen, por exemplo.

    Daniel (usuário não registrado) em 1/08/2011 às 7:54 pm

    Todo mundo aqui ja notou que as reclamações sobre o Xoom batem recorde de audiência, e sabem porque? Venderam um tablet beta, sem atualizações, o brasileiro quer usar o cartao sd e a entrada usb do Xoom…cadê a atualização Motorola do Brasil?!

Este post é antigo (2011-08-01) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.