Clonar HD com Clonezilla
Enviado por Cícero Miguel Soares (ciceromiguelsoaresΘgmail·com):
“Nesta vídeo aula explico como criar um pendrive bootável com o Clonezilla (baseado no Debian) para clonar HDs com sistema operacional Linux ou Windows. Nesta primeira parte faço o download da imagem, utilizo o fdisk para particionar o pendrive e definir o sistema de arquivo, transfiro todos os arquivos para o pendrive, executo o script makeboot.sh e em seguida faço o teste em um Netbook. Para a criação desta vídeo aula utilizei: Ubuntu Desktop 10.10, Clonezilla Live 04052011-Natty, Kdenlive (edição do vídeo), Photofilmstrip (criação da vinheta) e Gimp (edição das imagens).” [referência: treinalinux.com.br]
• Publicado por Augusto Campos em
2011-05-12
Olá
Este processo de Clonar HD com Clonezilla mostrado no tutorial é bastante complicado.
Envolvem muito comandos. E o uso do fdisk aumenta a complexidade.
Abraços
Deusdará
Putz, mais fácil do que eu imaginava, basta criar um pendrive e colocar depois um HD externo maior ou igual ao que será clonado.
Vou utilizar um HD externo de 320g com case USB para os backups das minhas máquinas. Valeu Cição…
Fácil ?
Dê uma olhada e compare esta solução com o Phantom: http://www.phantomclone.com.br
Também é gratuito, mas pra mim a comparação é como Win x Mac… e só quem tem um Mac sabe que não dá pra PENSAR em comparar.
Jáder
PS: Eu fiquei tão apaixonado pelo Phantom que estou ajudando o projeto (documentação) então levem isso em conta!
É,
Eu rodei o Phantom Clone.
Sem dúvida ele é bem mais fácil, rápido e prático de utilizar.
Recomendo o Phantom Clone!
http://www.phantomclone.com.br
Eu já testei o clonezilla, na época estávamos homologando e testei também o G4l.
Estávamos em busca de uma ferramenta para substituir o Ghost ferramenta proprietária.
Acabamos adotando o phantom clone, sem dúvidas muito fácil tem boot por cd, boot pxe, boot pelo pendriver ou hd externo.
Já usamos a ferramenta a quase 2 anos e as ultimas versões estão ainda melhores, sem contar que os desenvolvedores são brasileiros o que torna o suporte a aplicação ainda mais fácil.
Recomendo também o phantom clone!
A vídeo aula foi muito boa e bem didática. Parabéns ao Cícero!
O pessoal que achou difícil não deve ter entendido o propósito da aula. O cara mostrou todos os passos necessários para instalar o Clonezilla num pendrive.
Quem acha que não vai ter que usar o fdisk ou algum outro comando do sistema ao usar o Phantom deveria olhar antes o manual do mesmo na seção Preparando o pendrive.
Um abraço.
Srs
é impressionante o que nós vemos aqui no br-linux. Acho que estão de marcação com o Cicero e o Treinalinux. Toda vez que ele posta um vídeo todo mundo cai matando em cima. Ja disse aqui anteriormente e vou falar novamente ” CRITICAR É FACIL, FAZER É QUE É O DIFICIL”. O Fellype tem razão. Quem ta achando que usar o Phantomclone vai ser fácil, ta enganado porque quem não souber fdisk amigo não faz de qualquer jeito!!! O sistema do clonezilla pode até ser complicado porém, é funcional. Finalizo dizendo ao amigo Ao Deus Dará que posto o primeiro comentário, que é recomendavel aprender a escrever primeiro antes de querer falar de Linux “Envolvem muito comandos” é grave. Não seria Envolvem muitos comandos?
@Fellype
Concordo contigo, bom trabalho ao Cícero.
Só um detalhe; em outra parte do manual onde o Fellype leu, mais abaixo está descrito o procedimento de dois ou 3 cliques do unetbootlin. Aliás, recomendo para todos os casos.
E não vi ninguém fazendo crítica, apenas expondo opiniões.
Eu uso muito o Clonezilla e dou uma dica:
Nunca baixem a versão baseada em Ubuntu, falha muito! Baixem sempre a versão baseada em Debian, essa funciona bem.