Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Certiface – O futuro da certificação facial

Enviado por Alessandro de Oliveira Faria (A.K.A.CABELO) (alessandrofariaΘnetitec·com·br):

“Em função de todo apoio e relacionamento com os leitores do BR-linux, compartilho com muita satisfação e alegria a conclusão do produto em forma de serviço como também o vídeo publicitário sobre a tecnologia Certiface, um serviço de certificação facial para o combate a fraude no mercado. Criado pela NETi SOLUÇÕES TECNOLÓGICAS, o produto foi desenvolvido baseado em algoritmos de reconhecimento facial, tratamento e otimização de imagem além de possuir escalabilidade e alta disponibilidade para trabalhar na ordem de grandeza de milhões de usuários. Claro que não posso deixar de mencionar que toda a plataforma é baseanda em GNU/Linux, JBOSS e outras ferramentas.

Em breve o Certiface terá o seu próprio portal de informação e apoio ao cliente e/ou consumidor que deseja proteger-se contra falsificações em caso de extravio ou perda de documentos. Por enquanto dúvidas, críticas e sugestões em cabelo@opensuse.org

[cabelovivaolinux.files.wordpress.com/…]” [referência: youtube.com]


• Publicado por Augusto Campos em 2011-05-02

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Ron (usuário não registrado) em 2/05/2011 às 2:00 pm

    legal, parabens.

    Ron (usuário não registrado) em 2/05/2011 às 2:01 pm

    mas esse icone pode dar problema no futuro nao?? ta mto semelhante ao do Finder do Mac.

    Marcelo Gondim (usuário não registrado) em 2/05/2011 às 8:39 pm

    Fico imaginando ele tentando certificar gêmeos idênticos. :)

    Contudo parabens pelo projeto!!!

    @Marcelo Gondim, neste caso pode-se usar a prosaica impressão digital mesmo :) Por incrível que pareça, mesmo tendo o mesmo DNA, gêmeos idênticos não tem as mesmas digitais.

    Ícaro (usuário não registrado) em 2/05/2011 às 10:20 pm

    http://www.webmti.com/Finder.png

    Adriano (usuário não registrado) em 2/05/2011 às 11:09 pm

    Para mim, os ícones são diferentes. Todavia, quando o Certiface fizer sucesso, não duvido que a Apple o processe. Se vai ganhar, já é outro assunto. Ademais, não há de se esquecer da palavra face por causa do Facebook, principalmente quando o Certiface chegar aos EEUU.

    João (usuário não registrado) em 2/05/2011 às 11:17 pm

    Cabelo, Parabéns pelo trabalho. Sempre admirei os seus projetos e os projetos da sua empresa. Qual a precisão estimada desse sistema? Eu acredito que depois de algumas poucas centenas de faces no banco de dados, ele comece a identificar mais de uma pessoa diferente para a mesma face, tanto por limite de precisão dos métodos quando por causa da resolução limitada da imagem (que no caso é tirada com uma webcam comum). Você estima que isso começaria a acontecer com mais ou menos quantas faces no banco de dados? Não desmerecendo o sistema, já que esses dados serão cruzados com CPF e outros para verificar a consistência da identidade como um todo.

    Tércio Martins (usuário não registrado) em 3/05/2011 às 1:12 am

    @João:

    (…) Qual a precisão estimada desse sistema? Eu acredito que depois de algumas poucas centenas de faces no banco de dados, ele comece a identificar mais de uma pessoa diferente para a mesma face, tanto por limite de precisão dos métodos quando por causa da resolução limitada da imagem (que no caso é tirada com uma webcam comum). Você estima que isso começaria a acontecer com mais ou menos quantas faces no banco de dados? Não desmerecendo o sistema, já que esses dados serão cruzados com CPF e outros para verificar a consistência da identidade como um todo.

    É mais que necessário desconfiar da eficácia de produtos e serviços mas não dá para ficar só no “eu acho”, “eu acredito”, ou algo do tipo. Essa cultura do “achismo” enterra muitos projetos bons, tanto dentro como fora da TI.

    Para algúem da nossa área afirmar uma estimativa dessas, só com um Teste de Hipótese feito conforme as regras da Estatística, após definir-se uma margem de erro que seja “aceitável” na operação do sistema.

    (e,antes que alguém afirme o contrário, esse teste é feito com todo o tipo de máquinas e processos industriais)

Este post é antigo (2011-05-02) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.