Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


CEO da Nokia diz que não é ‘cavalo de Troia’ e apresenta sua explicação oficial por não ir de Android

O comentário sobre não ser um cavalo de troia infiltrado na Nokia veio como resposta a insinuações maldosas surgidas quando foi divulgado que Stephen Elop (que até recentemente era funcionário da MS, e conduziu o pacto da sexta-feira 11 da MS com a Nokia, que ele agora administra) possui ações da Microsoft, mas não da Nokia. Mas ele explicou direitinho e, francamente, por que ele compraria ações da Nokia se pudesse, sabendo qual o rumo que daria à empresa?

Já a versão oficial de não ter permitido que a combalida companhia finlandesa optasse pelo Android, que está em crescimento acelerado, mas sim pelo Windows Mobile que contava com sua natural simpatia, é digna de uma estátua pela defesa dos interesses dos consumidores: foi para que o mercado não ficasse reduzido a um duopólio iOS-Android (desconsiderando, por exemplo, a existência da RIM e da HP).

Trechos da cobertura da imprensa:

O presidente-executivo da Nokia, Stephen Elop, desconsiderou insinuações no domingo (13) de que sua lealdade ainda esteja com seu ex-empregador, a Microsoft. Ele detém ações da Microsoft, mas não possui papéis da Nokia.

“Eu não sou um cavalo de Troia”, disse Stephen Elop, durante o Mobile World Congress, em Barcelona. A decisão da Nokia em se aliar à Microsoft partiu de todo o conselho de diretores da companhia, afirmou. (…) (via g1.globo.com)

Agora sobre o descarte do Android:

(…) Uma questão básica é por que a Nokia optou pelo Windows Mobile em vez do Android. O sistema do Google já é, segundo algumas pesquisas, o número um no mercado de smartphones e continua ganhando participação. Seria uma escolha óbvia.

Segundo Elop, se a Nokia tivesse adotado o Android, o ecossistema da telefonia móvel tenderia a virar um duopólio. Haveria a Apple, com o iPhone, num lado, e a Nokia, com o Android, no outro. “Mas nós queríamos criar uma terceira opção, um desafiante”, disse ele. (…) (via info.abril.com.br)


• Publicado por Augusto Campos em 2011-02-15

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Copernico Vespucio (usuário não registrado) em 15/02/2011 às 9:12 am

    Levando-se em conta que o caso tem o envolvimento de uma eMpreSa que transformou o truste, o balão apagado e a rasteira de anão em um meio de negócio, pouco resta a dizer.

    Nokia sux.

    Murilo Rodrigues (usuário não registrado) em 15/02/2011 às 9:30 am

    Gostei, cavalo de troia, isso sim.

    Antônio R. de Souza (usuário não registrado) em 15/02/2011 às 9:38 am

    Com certeza teremos uma imensa gama de pessoas, que vão deixar de usar aparelhos da Nokia. O tempo bom quando o Symbian era o quase único sistema para celulares.
    Se a MS fizer com esse sistema o que ela faz com os SO para PC teremos uma zona generalizada.
    Apesar que na minha opinião tudo o que ela errou no Vista no 7 foi ajeitado.

    Víctor (usuário não registrado) em 15/02/2011 às 9:38 am

    Acredito que a resposta dada influênciou parte da decisão, devem estar apostando nos usuários descontentes do Android devido a fragmentação da plataforma e que não teriam problema em comprar um iPhone ou em um WM7 (a grande maioria dos consumidores), além de não terem que bancar a integração de um outro SO com seus aparelhos, visto que quem vai pagar esta conta será a Microsoft.

    Leonardo (usuário não registrado) em 15/02/2011 às 9:42 am

    Como dizem os americanos: Cocô de bufalo!

    Marcos (usuário não registrado) em 15/02/2011 às 9:46 am

    Pra Nokia o caminho da MS era o mais natural: a Nokia já teve celulares com Windows Mobile no passado, já trabalhou em vários projetos junto com a empresa e o Elop a conhece muito bem.

    E vão conseguir cortar bastante custos no começo, já que a MS vai se virar na áreas de software e em pesquisa.

    Mesmo assim, torço pra que fracassem. hehehe

    Davi Ribeiro (usuário não registrado) em 15/02/2011 às 9:50 am

    Vai ser interessante quando a HP entrar com força no mercado com o WebOS. Ao menos seu programa para development de apps está muito atraente. A briga pelos SO´s dos smartphones está apenas começando, mas acredito que o Windoows perde feio nessa.

    []´s

    X (usuário não registrado) em 15/02/2011 às 9:52 am

    Não dava para criar uma desculpa melhor para o fato de não usar o Android? Essa ficou muito ruim.

    psicoppardo (usuário não registrado) em 15/02/2011 às 10:03 am

    só tenho uma palavra para resumir tudo isso:
    Fusão.
    ——————————————————————

    @Marcos, justamente por isso testou no passado, não deu certo, vai tentar denovo??
    Fala sério, o cara nem tem ações da Nokia é fusão, fusão e fusão.

    Cacilhας, La Batalema (usuário não registrado) em 15/02/2011 às 10:07 am

    Peraí… o Android seria, segundo o Cavalo de Troia, vulgo Stephen Elop, a «escolha óbvia», no entanto ele preferiu uma escolha que não traria o mesmo benefício. Com esse argumento ele quer provar que não é fiel à Microsoft?

    E o argumento da «terceira opção» também não se sustenta: a Nokia já tinha duas terceiras opções, o Symbian e o MeeGo. A implementação do MeeGo como novidade já bastante explorada e testada, de repente Elop resolve jogar fora todo o dinheiro investido para começar tudo de novo com um sistema que pertence a outra companhia e tornará a Nokia refém da Microsoft…

    … E ele NÃO é um Cavalo de Troia?

    Acho que o Elop pensa que os acionistas da Nokia e o resto do mundo não têm capacidade de raciocínio lógico e vão engolir qualquer abobrinha mal pensada que ele usar em defesa própria.

    []’s
    Cacilhας, La Batalema

    Tiago (usuário não registrado) em 15/02/2011 às 10:08 am

    Estorinha pra boi dormir. Mas admiro a coragem da Nokia ou a investida da Microsoft. Porque uma coisa é certa: não se pode polarizar o mercado. Nem com software livre

    Víctor (usuário não registrado) em 15/02/2011 às 10:15 am

    Fico impressionado com o tanto de gente que questiona a decisão de uma empresa sem saber o que esta em jogo, nem estar envolvido no assunto, afinal todos que comentam são grandes empresários que tem uma grande visão do mercado
    Mas felizmente existem pessoas com opiniões sensatas que demonstraram saber que era uma saída viável para Nokia esta parceria, mas não tinham gostado pelo que ocorreira com outros projetos, agora criticar e falar mal por falar é muita criancice.

    Helvio Mota (usuário não registrado) em 15/02/2011 às 10:24 am

    Concordo, Victor. Foi uma decisão empresarial e ponto. Desagradou muita gente? Sim (a mim, inclusive), mas e aí? Xingar muito no twitter vai adiantar?
    Quem não gostou pelo fato da Nokia ter escolhido o WP7 ao invés do Android tem todo o direito de escolhr outra marca de celular.
    O resto é mimimi…

    synn (usuário não registrado) em 15/02/2011 às 10:30 am

    Mesmo assim, torço pra que fracassem. hehehe[1]

    Bruno (usuário não registrado) em 15/02/2011 às 10:31 am

    Porque só se fala no fato da Nokia nao ter adotado o Android? Por que ela seria obrigada a adotar o Android? Ela pode escolher o que ela bem quiser. o que eu não entendo é porque ela abandonou o Maemo. O maemo é bom, só faltava software pra ele.
    Pq a Apple conseguiu fazer o IOs e vender, pq o google conseguiu fazer o Android e até a Palm o WebOS (a HP já até mostrou os primeiros telefones com WebOS) e só a Nokia não consegue mais fazer nada?
    Eles podiam muito bem reestruturar a empresa pra conseguir terminar os projetos que comecam ao inves de desistir de uma vez e matar junto varios projetos e ideias boas como o Qt e o Maemo.
    Tomara que o Meego vá pra frente com as outras empresas e venda muito em 2011.
    O que fez a Nokia subir e massacrar a Motorola no passado foi o software (daquela era dos 6120 da vida). Agora o software quem vai matar a Nokia. Fabricante de hardware.. pfff ….

    Ted (usuário não registrado) em 15/02/2011 às 10:44 am

    Acredito que a Nokia foi feliz em sua decisão. Ela precisa entrar com força no mercado americado e a MS precisa entrar em mercados que a Nokia tem penetração.

    Além disso, as operadoras estão fulas da vida com o Android! Elas ainda aceitam pois ainda não há uma alternativa viável. A fragmentação da plataforma em diferentes versões e a demanda pela continuidade de atualizações por parte dos consumidores é um problema para os players nesse mercado.

    Na minha opinião um ecossitema Nokia + WP7 é uma alternativa mais viável e estável do que o Android, no longo prazo. A Nokia possui um ótimo relacionamento com as operadoras o que é muito bom para ela. A concorrência é boa para todos nós e torço para que os preços caiam. Só acredito que o WebOS fará sucesso no mercado móvel se estiver junto com outro cara grande, como a RIM e seu BlackBerry. Sem isso, ficará confinado aos tablets.

    psicoppardo (usuário não registrado) em 15/02/2011 às 11:02 am

    @Ted, fala sério né!!
    O Android já bateu o IOS nos States. Tudo bem vá lá, não quisessem android, tudo bem, ecossistema, fragmentação da plataforma etc, etc…, porque não investiram forte no Meego e Symbian, para apostar em um mercado de Nicho, sim win7 Mobile e nicho (Lixo), fala sério. Mas como disse muitos aqui, não sou empresário da Nokia, não sou funcionário da Nokia, não tenho ações da Nokia, graças a Deus.

    E daqui a um ano vamos ver.

    Alguem (usuário não registrado) em 15/02/2011 às 11:03 am

    Pois é o Elop, o conselho da Nokia e a Microsoft não irão dormir por causa que desagradaram algumas pessoas que nem conhecem a negociação e destestam o Windows. Tenho certeza que os usuários que gostam do ambiente Windows também não irão dormir, se a Nokia lançar um bom hardware com capacidade de rodar jogos que serão feitos para plataforma do Windows 7 Mobile e tentarão ser executados via Wine para Android ou sistemas Linux para smartphones.

    Fernando (usuário não registrado) em 15/02/2011 às 11:09 am

    Como pode a marca mais popular no mundo da telefonia nao conseguir desenvolver uma plataforma propria e empurrar isso para seus consumidores?

    Eles precisam conhecer o Suse studio…hehehehe

    Mesmo assim, torço pra que fracassem. hehehe[3]

    bruno buys (usuário não registrado) em 15/02/2011 às 11:21 am

    Ora, a razão de não adotar o Android “para evitar o duopólio”, e “queríamos fornecer um concorrente”, simplesmente não dá pra engolir. Desde quando uma empresa, já combalida, pressionada pelo iPhone, resolve ajudar o mercado? A empresa vai pensar em si mesmo.
    Isso mostra que a razão real não deve ser lá muito “marquetável”.

    Suhanko (usuário não registrado) em 15/02/2011 às 11:24 am

    Será o usuário capaz de avaliar a mudança? Talvez com a mudança de hardware (os novos modelos que virão) unidos a uma interface bonita seja o suficiente para dar fôlego à Nokia. Até que sejam percebidas as deficiências, já será uma outra época e possívelmente haverão os famigerados service-packs (será mesmo?).
    A grande verdade é que a MS está enchertando dinheiro alto nessa parceria, o que provavelmente fez os olhos da Nokia brilharem. E se os usuários forem conformados com as deficiências tal como foram com o sistema desktop no passado, realmente a Nokia pode dar a volta por cima.
    Eu particularmente, não compro mais Nokia, que era meu aparelho preferido.

    Ted (usuário não registrado) em 15/02/2011 às 11:25 am

    @psicoppardo,

    Mas a Nokia investiu no Symbian e no Meego. Tanto que o Symbian chegou na versão 3 e o Meego não foi totalmente descartado (embora saibamos que ele terminará sendo). O problema era o lento desenvolvimento do Meego como uma alternativa de um sistema que precisava chegar logo ao mercado e o Symbian que mesmo na versão 3 ainda é engessado e não vai conseguir nunca competir com o IOS ou o Andoid!

    Ao meu ver o erro da Nokia foi em descartar o Maemo. Aquele sim era um sistema que faria frente a qualquer Android ou IOS! Eu não enterraria o Symbian: Colocaria ele para rodar em dumbphones, criando uma categoria de aparelhos mais inteligentes que pudessem concorrer na faixa de preço dos xing-lings. Mas agora é tarde para reclamar do leite derramado.

    James Dressler (usuário não registrado) em 15/02/2011 às 11:29 am

    Estou esperando por um smartphone com o WP7, como o HTC 7 Pro, o melhor do mercado americano. O android é um bom sistema, mas acredito mais nos bons produtos que já usei da Microsoft. Não vejo porque não vão repetir a dose com o WP7. Quanto aos tolos que acreditam que a Microsoft criou o “truste, rasteira de anão, etc., em meio de negócio”, não passam de gente sem nenhum conhecimento de informática, devem usar fraldas de tão incipientes. Um sistema operacional para servidores, como o Unix (HP-UX, AIX, etc.), antes do Windows Server, custava em torno de 40 (QUARENTA) MIL DÓLARES. A Microsoft jogou estes valores lá embaixo com o Windows NT Server 4.0, para casa dos MIL DÓLARES. Acabou com o “truste, rasteira de anão, etc.”, fez um tremendo bem para a Humanidade, impulsionando como nunca a invasão da informática em nossas vidas. O mesmo aconteceu nos desktops, hoje temos workstations por menos de R$ 2.000,00 com Windows que nem sonhávamos na década de 80. Teríamos isso sem o Windows? Evidente que não. E uma workstation naquela época, nem vou falar o preço para não ofender as pessoas. Astronômico! O Linux até não é um mau sistema, mas não tem nem as funcionalidades, nem a facilidade de uso e instalação que o Windows proporciona, permitindo ao mais leigo dos usuários ter um computador totalmente funcional em casa.

    foobob (usuário não registrado) em 15/02/2011 às 11:30 am

    aí a Nokia pensou: “ah, já que temos um duopólio no mercado, vamos entrar com um monopólio” kkkkkk

    Jhonatam da mata de jesus (usuário não registrado) em 15/02/2011 às 11:35 am

    Devem pedir a benção de Jobs ele saberia resolver !

    Julio Santos Monteiro (usuário não registrado) em 15/02/2011 às 11:54 am

    Não entendo por que tanta surpresa. O Sr. Elop era o responsável pela linha de produção do Microsoft Office, na Microsoft, antes de se tornar CEO da Nokia em setembro de 2010.

    Maikon (usuário não registrado) em 15/02/2011 às 11:59 am

    Como disse o site de uma determinada revista windowscentrica (revista info):

    “O que ninguém nega é que a Microsoft deve colher os maiores benefícios desse acordo. Mesmo tendo ganhado uma versão completamente nova no ano passado, o Windows Mobile tem se mostrado fraco frente ao Android e ao iPhone.”

    E não foi só ela quem disse isso… Ou os diretores da Nokia ignoram as notícias, ou alguém, além de bom orador fez uma bela apresentação “de power point” (diga-se de passagem).Eu acho que o cavalo-de-Tróia é que se sentiria ofendido ao ser chamado de Elop.

    Sinceramente não consigo ver, como nos posts acima, que possa ter sido uma boa idéia adotar windows mobile. Pelo que tenho lido (tá não testei…) o n900 com Maemo, como já citado acima, era um smartphone muito bom ao ponto de seus usuários ficarem esperançosos pela grande revolução que viria em seguida.

    Alguns podem até achar que foi uma boa saída como nos posts acima, mas para alguns consumidores (e acionistas) vai ser necessário mostra a mesma “apresentação de slides para convencer” porque eu duvido que a qualidade do windowsmobile consiga…

    SiBeRiaN (usuário não registrado) em 15/02/2011 às 12:02 pm

    Ahahahahaha… que bonzinho… ele está preocupado com o bem-estar do mercado e do consumidor. Feliz páscoa a todos! :P

    Rodrigo (usuário não registrado) em 15/02/2011 às 12:08 pm

    Pessoal, abandonei o mundo linux á alguns anos, investi na carreira microsoft, mas hoje fico feliz de existir um “distribuição” linux como o android.

    Usava o windows Mobile á algum tempo, depois que comprei o i9000 estou muito satisfeito, fiz testes com o windows mobile 7 e não gostei.

    Acho que o mercado corporativo utiliza bastante windows mobile e blackberry, talvez este seja o motivo.

    Rodrigo (usuário não registrado) em 15/02/2011 às 12:17 pm

    Hoje eu estou com o Nexus S e pelo menos no celular não quero mais microsoft, modificava á rom do meu aparelho (windows mobile) para atender ás minha necessidades.

    Fico feliz de poder ver o crescimento do linux em dispositivos móveis.

    Sou profissional Microsoft (MCDST,MCSA,MCSE,MCITP), mais adoro linux e espero que cresça cada vez mais e quem sabe um dia voltar para o lado bom da força.

    Marcos (usuário não registrado) em 15/02/2011 às 12:36 pm

    Falam que o Symbian^3 é ruim, mas com um único modelo (dois em dezembro) vendeu o dobro do WP7 com “trocentos”.

    Se o argumento é que o desenvolvimento do Symbian^3 e Meego estava lento, qual a dificuldade de acelerar? Se todos os modelos Nokia já usassem o Symbian^3, ela já não estaria perdendo tanto mercado assim, mesmo que ele ainda esteja atrás do Android e iOS. Ficou muito, muito melhor que o atual.

    Falam do Maemo, mas hoje o Meego já está bem melhor que ele. Do jeito que está, já não poderiam ter lançado e gradualmente forem liberando atualizações? O iOS a primeira versão também era bem capado, mas gradualmente a Apple foi melhorando de acordo com o feedback dos usuários.

    Outra coisa que fico preocupado é que a RIM está indo pro mesmo erro: lançou a versão nova do seu SO, mas até hoje só o Blackberry Torch que possui essa versão. Cadê os outros? A participação dela também está caindo, vão esperar entrar na rota irreversível pra contratar o Elop e juntar com o WP7 também?

    Scheldon (usuário não registrado) em 15/02/2011 às 12:48 pm

    Pelo amor de Deus né cambada, menos ataque de pelanca e piriri, isso esta quase um forrum da Apple em nível de fanboy

    Ricardo K. (usuário não registrado) em 15/02/2011 às 12:51 pm

    Eles poderiam se focar no outro sistema (MeeGo) e daí tentar melhorar o Symbian. Não sou muito fã de Symbian, mas admito que é um bom sistema (pelo menos para as necessidades do smartphone que usei).
    Atualmente estou usando o Bada, certas coisas não me agradam nele, mas de resto, acho que é um SO da Samsung que promete, pelo menos para os *phones dela.

    Scott (usuário não registrado) em 15/02/2011 às 12:57 pm

    “Mesmo assim, torço pra que fracassem.”

    Peraí, concorrência é um negócio ruim? Por favor, vamos largar o fanatismo de lado e encarar os fatos: quanto mais concorrência melhor, vai tornar os Androids mais acessíveis.

    Ozzy (usuário não registrado) em 15/02/2011 às 1:17 pm

    Bem, ele deve ter se incomodado a ponto de apresentar uma “explicação oficial”, por mais estapafúrdia que tenha sido.

    O.O.

    PS: Como sempre, a imagem escolhida para ilustrar o post está ótima !!

Este post é antigo (2011-02-15) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.