CentOS 6: 8 meses depois do RHEL 6
O CentOS 6 é montado a partir do código-fonte do Red Hat Enterprise Linux 6, lançado em novembro do nao passado.
Enviado por Eden Caldas (edenΘlinuxfacil·org):
“A distribuição feita a partir do código fonte do Red Hat Enterprise lançou ontem a sua versão 6. Demorou mas chegou.” [referência: linuxfacil.org]
• Publicado por Augusto Campos em
2011-07-11
É, agora só falta o CentOS 6.1…
Eu mesmo já migrei pro PUIAS. Bom é que, saindo o CentOS 6, logo recomeça o ciclo de softwares gratuitos para o “* Enterprise Linux”, uma vez que a maioria dos desenvolvedores/empacotadores de softwares não corporativos para o EL usa CentOS. E o ecossistema começa a caminhar.
boas novas, que as coisas fiquem prontas quando estiverem prontas. ainda que talvez algumas fraturas tenham sobrado na comunidade por causa desse atrasso, agora é bola pra frente.
Ou seja, todo o chororô foi porque ao invés da usual espera de 6 ou 7 meses, foram 8. E isso pq os desenvolvedores do CentOS ainda fizeram enquete sobre qual a comunidade queriam antes: 5.5 ou 6.
No mais, ainda acho que a RedHat perde um pouco por não liberar os binários gratuitamente. Porque se a empresa tá com CentOS, e eventualmente o sistema cai nas graças das pessoas (e com certeza isso dará margem a suporte pago), a migração pra RHEL não vai ser tão transparente quanto seria se fosse apenas upgrade da versão gratuita pra versão paga.
O Scientific Linux, outro clone RH, versão 6.0 foi lançado no dia 03 de março de 2011
http://www.scientificlinux.org/news/sl60
e o Oracle Linux 6.1 no dia 01 Jun 2011
http://blogs.oracle.com/linux/entry/oracle_linux_6_1_has
Bacana. Muito legal.
@Rael
Mas fornecendo os binários eles teriam de fornecer atualizações e assim perderiam um dos atrativos de se comprar o Red Hat interprise, não é? Como eles resolveriam esta questão?
@Lauro César bom, aí teria que se mensurar (o que é bem difícil) qual daria mais retorno: o modo atual, ou fornecer binários e atualizações gratuitas, daí cobrando por suporte. Mas bem lembrado!