Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Castálio Podcast – Elvis Pfutzenreuter: Conectiva Linux

Enviado por Og Maciel (ogmacielΘgnome·org):

“O episódio de hoje marca o início de um mini-projeto que estou planejando há algum tempo: conversar com o pessoal que iniciou e trabalhou nos primeiros anos da distribuição Conectiva Linux! Ao longo das próximas semanas vou tentar entrevistar um membro desta distribuição que foi tão importante nos primeiros anos de internet no Brasil, e publicar um novo episódio fora da agenda, assim que sair do forno!

Para dar o pontapé inicial, bati um papo com o Elvis Pfutzenreuter, que trabalhou inicialmente como documentador e depois mantenedor nos primeiros anos de 2000. Durante nossa entrevista conversamos como foi que ele foi parar na Conectiva, como que era o dia-a-dia no escritório, a sua saída prematura, e sobre como o Brasil precisa de mais autoria e menos ideologia!” [referência: wp.me]


• Publicado por Augusto Campos em 2011-11-28

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Wendell (usuário não registrado) em 28/11/2011 às 5:11 pm

    Bons tempos da Conectiva! Saudades…

    Fabricio (usuário não registrado) em 28/11/2011 às 5:49 pm

    Conectiva Marumbi… ainda tenho este cd. Bons tempos… nesta época criei o hábito de ler documentação.

    Cesar Lemos (usuário não registrado) em 28/11/2011 às 7:22 pm

    Eu ainda tenho este cd [2] e este manual também!

    Sabugão (usuário não registrado) em 28/11/2011 às 8:17 pm

    Marumbi foi meu primeiro Linux. Ainda me lembro do dia que comprei a caixinha na Livraria Cultura, não conseguia acreditar que pelo preço de um livro, estava comprando não só um sistema operacional, mas também diversos outros programas e compiladores. Que podia instalar em quantas máquinas quizesse e ainda vinha os fontes!

    Enrique Company (usuário não registrado) em 28/11/2011 às 8:19 pm

    Meu CD já foi.. mas bateu uma nostalgia danada da distribuição.. Marumbi.. Guarani… Curiosidade deu lugar ao ofício, sendo que coloquei um roteador na empresa utilizando o Conectiva em 1999…

    Conec (usuário não registrado) em 29/11/2011 às 12:15 am

    A Conectiva nao devia ter morrido, hoje seria uma grande força de SL no Brasil e com personalidade.

    Caio César (usuário não registrado) em 29/11/2011 às 3:01 am

    Não pude deixar passar, comentei lá assim que terminei de ouvir o podcast, fui um usuário sobretudo do CRHL antes de passar para o Slackware na época (que se tornou a principal).

    Alexandre Makoto Tanno (usuário não registrado) em 29/11/2011 às 1:01 pm

    Tenho boas lembranças dos tempos de Conectiva, usei todos desde o Marumbi 2.0 até o 8.0 antes de ficar com o Slackware por uns tempos. Bons tempos!

    Spif (usuário não registrado) em 29/11/2011 às 1:36 pm

    Vou alí suspirar por dias mais felizes, aonde tínhamos uma força boa de Linux nesse país.

    Vida Longa à Conectiva.

    Ricardo (usuário não registrado) em 1/12/2011 às 1:12 pm

    Pena que muito do que aconteceu com a conectiva é culpa de nós brasileiros.
    Me lembro de vária vezes críticas infundadas sobre o conectiva. Muitas delas aqui neste forum. Uma distribuição que era muito reconhecida internacionalmente aqui por ser uma distribuição nacional, qualquer notícia sobre a distribuição era motivo para várias críticas infundadas. Acredito que muito culpa desta nossa cultura (brasileira) de que o que vem de fora é melhor. Infelizmente ainda vejo isto acontecer com muitas empresas nacionais. Estremamente lamentável. Se continuarmos pensando assim infelizmente este é o destino de muitas das nossas empresas. Só para relembrar a conectiva se fundiu com a mandriva porque estava quase fechando as portas.

Este post é antigo (2011-11-28) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.