Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Canalys: Android conquista quase 50% do mercado de smartphones no mundo

Trecho do G1:

A plataforma Android, do Google, conquistou quase 50% do mercado global de smartphones, dominando principalmente a região da Ásia-Pacífico, afirmou a empresa Canalys nesta segunda-feira (1).

O Android, adquirido pelo Google em 2005 e lançado para smartphones em 2008, é usado por quase todas as grandes fabricantes de aparelhos móveis, incluindo HTC, LG, Motorola e Samsung. O sistema era a plataforma número um em 35 dos 56 países monitorados pela Canalys, resultando em uma participação de mercado de 48%. (via g1.globo.com)


• Publicado por Augusto Campos em 2011-08-02

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    nevegantes (usuário não registrado) em 2/08/2011 às 9:20 am

    O Android lançou a pouco tempo e já passou o iOS oO?

    Pela série das pesquisas da Canalys, o Android já é o líder mundial de plataformas de smartphones desde 2010. Quando ele chegou ao topo, o sistema que ele desbancou não foi o iOS (que nunca ocupou esta posição), mas sim o Symbian (que hoje já foi ultrapassado pelo iOS também, que só agora chegou ao segundo lugar).

    Acho que já faz bastante tempo que o número de aparelhos na plataforma Android superou o do iPhone (o único que vem com o iOS). Este seu “já passou” está bem atrasado…

    Mas, como diz o artigo acima, o Android foi lançado em 2008 (embora o projeto seja de 2003). O iOS foi lançado em 2007. Não acho que nenhum dos 2 tenha sido lançado há pouco tempo, mas se você acha que um foi, vale lembrar que eles chegaram ao varejo em anos consecutivos.

    Tiago (usuário não registrado) em 2/08/2011 às 10:20 am

    Eu também concordo que comparar as vendas do Android com o iOS é errado. Afinal, no caso da Apple, Software + Hardware forma um produto único: o iPhone. Não existe iPhone sem iOS e não existe iOS sem iPhone.

    Isso é muito diferente da política do Android.

    Eu acho certíssimo comparar as vendas do Android com as do iOS, apesar da disparidade apontada pelo Tiago.

    Tanto as comparações entre plataformas quanto as comparações entre aparelhos tomados individualmente têm seu valor. Mas é importante levar em consideração as diferenças entre os 2 enfoques, para não chegar a conclusões equivocadas ao tratar plataformas como se fossem fabricantes, ou sistemas como se fossem aparelhos, ou vice-versa.

    Tiago (usuário não registrado) em 2/08/2011 às 11:00 am

    Faça uma solicitação do fonte, analise, compile e use! Simples, isso não é software livre?

    Tiago (usuário não registrado) em 2/08/2011 às 11:01 am

    Mensagem no post errado. :D :D :D

    Leandro Santiago (tenchi) (usuário não registrado) em 2/08/2011 às 11:04 am

    @Tiago, acho muito errado comparar a inteligência e esforço do Joãozinho com a do Pedrinho, já que, embora o Pedrinho tenha tirado 10 e o Joãozinho 0, o Pedrinho estudou muito mais, porque o Joãozinho ficou soltando pipa. Para uma boa comparação os dois deveriam ter estudado o mesmo.

    hauaha

    Tô brincando, é claro. Com o Android pela primeiras vez vi uma propaganda na televisão onde uma das “features” do aparelho era o seu sistema operacional. E eu que imaginava que o usuário comum (este ser mítico, descrito brevemente só em algumas passagens obscuras do livro sagrado dos Mormóns) só ligava para características funcionais tais como câmera, conectividade, integração com redes sociais, etc. Daqui a pouco minha mãe entra no meu quarto me pedindo pra atualizar o celular dela para a última versão do Android, eu dizendo que ela deve esperar o fabricante lançar uma versão personalizada e ela retrucando que achou na Internet versões personalizadas com a nova versão do firmware, que ficou sabendo no programa da Angélica, da Rede Globo… Peraê, isso dá uma bela historinha de primeiro de Abril :-)

    Queria saber mesmo de uma pesquisa abrangente sobre a aceitação dos compradores destes aparelhos com Android. Pois me parece que a vida deles é mais difícil que as dos compradores do iPho[nd]e, já que o lançamento de novas versões do android são mais frequentes e mais conturbadas.

    Fabiano (usuário não registrado) em 2/08/2011 às 12:54 pm

    O programa realmente é muito bom…

    Fabio Thomaz (usuário não registrado) em 2/08/2011 às 1:55 pm

    Eu ainda não considero o Android pronto para usuários finais. Para a galera da área de TI, é perfeito. Mas para quem não tem afinidade com TI/Linux, acho que ainda faltam algumas melhorias.

    Acredito que este é o motivo para que isso esteja acontecendo:
    http://techcrunch.com/2011/07/26/androids-dirty-secret-shipping-numbers-are-strong-but-returns-are-30-40/

    Agora, pessoalmente, estou curtindo o Android. =)

    Umav Ozatroz (usuário não registrado) em 2/08/2011 às 2:10 pm

    Pronto, já começou a ladainha “ano dos Android nos smartphones”…

    psicoppardo (usuário não registrado) em 2/08/2011 às 3:11 pm

    @Fabio, nenhum sistema está pronto para usuários finais!

    Outro Marcos (usuário não registrado) em 3/08/2011 às 11:37 am

    O Linux (kernel) está tomando mais um espaço. E ele só faz crescer. Diferente do ios, as melhorias não dependerem de atualização do sistema operacional, que geralmente só são necessárias para suportar novas funções de hardware. Programas como leitor de email tem atualização independente do sistema operacional.

Este post é antigo (2011-08-02) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.