Baidu anuncia seu próprio fork do Android, em parceria com a Dell
O Baidu, gigante chinês das buscas, seguiu a (ainda não confirmada oficialmente) trilha da Amazon e anunciou seu próprio fork do Android 2.x, demonstrando mais uma vez a liberdade oferecida pelo código aberto presente nas versões 2.x deste sistema mantido pelo seu concorrente ocidental.
Segundo o anúncio oficial, o novo sistema Baidu Yi está previsto para novembro em uma linha de smartphones e tablets produzidos em parceria com a Dell. O Baidu irá substituir recursos do Google no Android pelos seus próprios, alguns dos quais já estão disponíveis para usuários chineses de smartphones com Android. Estão incluídos no plano apps para mapas, ebooks e músicas, além de um kit de desenvolvimento para aplicativos móveis integrados aos serviços on-line do próprio Baidu.
Uma representante da Dell confirmou a parceria e acrescentou que no que diz respeito aos tablets eles irão começar pelo Streak 5. (via h-online.com)
E o Bidu?
Que péssimo essa fragmentação… Assim como no desktop, será que isso não vai colocar td a perder?
Nada contra forks. Desde que as novas distros android ( XD ) lembrem de são livres também e retornem seus desenvolvimentos para a comunidade.
Será que o Baidu tem patentes o suficiente pra se defender futuramente? O negócio agora está nesse pé, antigamente você tinha que ter um “trabuco” pra se defender, hoje em dia tem que ter é patentes pra intimidar o inimigo e não sofrer ataques.
@pimentel, desde quando os chineses ligam pra esse negócio de patentes? O negócio é vender. E muito!
Começou!
Outra coisa, patentes de software é valida nos EUA!!!!
No Brasil e Europa, o que valem é o direito autoral do software, até porque nem aqui e nem na Europa, vc não consegue patentear uma idéia sem nada concreto!
Será que vem com censor embutido?
@Umav
Se depender de aprovação do Governo (bem provável que sim) vai ter censuara com certeza.
@Tiago
Não sei se em toda a Europa é assim, mas no Brasil realmente não existem patentes.
@Wilson
Eles podem não ligar, mas a Dell é americana e pode sofrer igual à Samsung e HTC que sofrem de tabela com essa briga de patentens.
Me parece que os chineses deram o jeito deles para resolver o problema que eles tinham com a Google. Criaram um sistema chinês para usuários chineses a ser usado dentro da China. Ponto pro Open Source, com reservas.
Ainda que o sistema não tenha cavalos de tróia, os serviços chineses são vigiados, muito bem vigiados sim e faz tempo. Como muito do que o Android faz depende da internet, o sistema tem Big Brother sim. Por essa razão, os fabricantes chineses não devem ter sucesso ao exportar o sistema para o resto do mundo (se é que algum deles vai pensar nisso).
Se a Apple ou a Microsoft quiserem brigar por patentes, manda seus melhores advogados pra Pequim discutir o assunto… Duvido que eles voltem pra casa.
Eu também me preocupo com o retorno do código alterado de volta pra comunidade. O país não tem um histórico bom de respeitar licenças, qualquer licença.
Mas é interessante ter forks do sistema.
Será que os forks surgindo a partir do 2.x vão forçar o Google a liberar o código do seu sistema (pra aproveitar os novos recursos com um merge, ou impedir a explosão do código) ou a manter o código fechado por ainda mais tempo?
A China não precisas vender pra fora. Incrível é que algo lançado lá e usado somente lá, ainda, pode chegar a mais de 200 milhões de usuários num estalar de dedos…
@Tony, isso seria otimo pra expansão do sistema, se pelo menos o código fosse retornado à comunidade. Ainda que a OHA não aproveitasse nada, poderia ser util para projetos como o Cyanogen…