Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Atrasado, Firefox 4 deve ficar pronto ainda no primeiro semestre

Trecho do IDG Now:

Para corrigir falhas, diretor da Mozilla anuncia que mais dois betas, além dos dez já lançados, serão necessários.

O lançamento do Firefox 4 deve ser adiado novamente. Na última terça-feira (1/02), Christian Legnitto’s, gerente de software da Mozilla – fundação responsável pelo desenvolvimento do navegador – anunciou que mais dois betas estão previstos antes que a versão final seja liberada.

Segundo Legnitto’s, em seu blog pessoal, o último beta, o 12º, servirá para corrigir todos os “hardblockers” (falhas graves), antes que a Release Candidate (RC) – versão que antecede a final – fique disponível.

Inicialmente, a previsão era de que o Firefox 4 fosse liberado em outubro do ano passado – a fim de respeitar o prazo, inclusive, alguns recursos que não ficariam prontos a tempo foram cortados. Ainda assim, em 28/09, a fundação revelou que o lançamento ficara para o primeiro trimestre de 2011. (via idgnow.uol.com.br)


• Publicado por Augusto Campos em 2011-02-04

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Mandriva - Fedora (usuário não registrado) em 4/02/2011 às 9:04 am

    Mas um motivo para Chrome estar em alta e o Firefox em baixa, esta versão 4 esta encantada não saiu nunca.

    Adriano (usuário não registrado) em 4/02/2011 às 9:26 am

    Tomara que valha a pena toda essa espera. Por enquanto, permaneço no Firefox 3.6 mesmo.

    João (usuário não registrado) em 4/02/2011 às 9:52 am

    O Firefox4 é muito mais rápido do que o 3.6. Nos testes que fiz, compara-se ao Chrome. É triste eu ser obrigado a usar o Gears no meu trabalho, pois o webmail usa arquivamento pelo Gears, o que não vai mudar tão cedo. Por mim, já migraria para o Firefox 4 beta mesmo.

    Ícaro (usuário não registrado) em 4/02/2011 às 10:05 am

    Sabia.
    Eu uso o b11pre, e como as coisas andam já imaginava que ia ser lançado lá por abril.

    Leandro Santiago (usuário não registrado) em 4/02/2011 às 10:44 am

    Eu particularmente estou gostando do ff4. Ele ainda tem algumas arestas a aparar, mas está bem melhor que o ff3. E está copiando vários recursos do chrome, e isso é bom :-)

    É claro que ainda está inferior ao chrome em vários aspectos, mas está ótimo e pode ser usado no dia a dia sem muitos problemas (como eu faço :-)).

    O recurso panorama, talvez a maior inivação, ainda precisa ser melhorado. Mas é um dos melhores recursos que já vi nos browsers.

    Valdomiro (usuário não registrado) em 4/02/2011 às 10:44 am

    É curioso! Quando passei a usar o Firefox foi porque além de mais seguro, era mais rápido que o IE. Isso na época do Windows. Hoje, com linux, até para abrir o Chrome é muito mais rápido. Faz tempo que não uso o Firefox. Vamos ver essa versão 4 quando sair o quão rápido será com relação ao Chrome.

    Novato que ainda usa Windows (usuário não registrado) em 4/02/2011 às 11:02 am

    Acho que o lançamento do Firefox 4 vai coincidir com o lançamento do Internet Explorer 9. Estou usando o Firefox 4 beta 10 no Windows e nenhum “bug” até agora, funcionando normal.

    Lapidus (usuário não registrado) em 4/02/2011 às 11:07 am

    Vamos ver como as coisas irão ficar. O IE9 tá vindo com tudo para recuperar o espaço perdido e a versão beta já estã muito boa.

    João (usuário não registrado) em 4/02/2011 às 11:16 am

    Sobre o IE9, sei lá… eu usei o IE8, que deveria ser muito mais rápido, bla bla bla. Achei simplesmente terrível, muito lento. No meu netbook com Windows 7, o IE8 demora muito tempo para carregar. Chrome e Firefox4 são muito mais rápidos.

    Benjamim (usuário não registrado) em 4/02/2011 às 12:08 pm

    Firefox 4 = Duke Nuken forever ?

    Carlos Felipe (usuário não registrado) em 4/02/2011 às 12:43 pm

    Firefox 4 = Opera (look)

    Antonio (usuário não registrado) em 4/02/2011 às 1:25 pm

    Pra quem quiser ir testando os betas, segue o link:

    http://nightly.mozilla.org/

    Peterson Silva (usuário não registrado) em 4/02/2011 às 2:44 pm

    Uma coisa que me irrita muito no ff4 no linux é o duplo botão em cada botão do menu; por exemplo, o botão bookmarks está dividido em dois; à esquerda, ele abre navegador de favoritos em um clique. À direita, quando eu passo mouse em cima ele mostra o menu. Tão inconsistente! Grrrr.

    Denis (usuário não registrado) em 4/02/2011 às 5:19 pm

    Também achei o visual bem “Opera”. Mas isso no Windows, no linux tá um visual bem básico. Aparentemente há um atraso nesse ponto para o linux, por que parece que colocar o botão “firefox” na barra de título, assim como no Windows, não é tão simples assim no linux (e já que estão copiando o Opera, porque não copiam esse ponto? Outra coisa que muitos usuários têm reclamado na versão 4 é a ausência da barra de status. Animações em flash também (e sempre) são um problema no linux, antes da versão final. A versão 4 está mesmo demorando, seu ciclo de lançamentos está bem diferente das outras versões. Acho que precisam fazer um ajuste nisso, dá a impressão de uma indecisão quanto a que tipo de modelo vão adotar. Enquanto isso, o Chrome está assumindo aos poucos e com justiça) o holofote que antes estava no Firefox. E a cada novo atraso anunciado reforça ainda mais essa ideia.

    mAD (usuário não registrado) em 4/02/2011 às 6:23 pm

    O que é Firefox?

    Paulo Cesar (usuário não registrado) em 4/02/2011 às 10:53 pm

    Algo que eles poderiam pensar é implementar a própria decoração de borda e elementos de janela. Nesse caso, inicializava o Firefox sem o quadro e o título da janela e faria um imitando-os graficamente.
    Isso pode ser trabalhoso a curto prazo, mas é o que ocorre com o Google Chrome. O Opera parece usar direto a Xlib (que coragem!), nesse caso não é mais Qt (pelo menos se integra facilmente em qualquer lugar).
    O Firefox poderia usar um artifício parecido.

    Marcos (usuário não registrado) em 5/02/2011 às 1:17 pm

    Por que será que o FF4 está atrasando tanto? A fundação não tem tantos desenvolvedores? Pelo número de patrocinadores dela, era pro FF estar “tinindo”, mas acaba que ele está perdendo a chance de tomar mercado do IE e do Chrome.

Este post é antigo (2011-02-04) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.