Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Artigo traduzido: Entendendo o Unity

Enviado por Julio Cesar Bessa Monqueiro (julioΘhardware·com·br):

“Em meio à polêmica do Unity como padrão no Ubuntu 11.04, segue um interessante artigo do LWN.net, traduzido por Roberto Bech, aprofundando um pouco o tema:

“No dia 27 de fevereiro, Ted Gould, da Canonical, apresentou na conferência SCALE 9x uma palestra sobre a interface Unity do Ubuntu. Bom, não foi bem uma palestra: Gould passou alguns minutos apresentando o Unity por meio de uma apresentação de slides e descrevendo os objetivos do projeto, mas reservou uns quarenta minutos para responder às perguntas do público. Foi uma excelente ideia: o público não parou de fazer perguntas sobre o design do Unity, seus recursos, o lugar que ocupa na pilha do desktop, as diferenças em relação ao GNOME Shell e a implantação no Ubuntu. Para um projeto de alta visibilidade que já existe há quase duas versões da distro, parece haver bastante confusão entre os usuários. Até certo ponto isso parece comum em todas as recriações de interfaces, e o GNOME Shell passa pela mesma situação (que já foi encarada também pelo KDE 4).”

Leia em: http://www.hardware.com.br/artigos/infancia-computacao/” [referência: hardware.com.br]


• Publicado por Augusto Campos em 2011-03-23

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Glauco (usuário não registrado) em 23/03/2011 às 8:14 am

    Os links estão errados.

    Denis (usuário não registrado) em 23/03/2011 às 8:24 am

    O link está apontando para um artigo (que por sinal muito bom) sobre a Infância e a Computação.

    O link correto é
    http://www.hardware.com.br/artigos/entendendo-unity/

    Guto (usuário não registrado) em 23/03/2011 às 9:29 am

    “O Unity em si é um plugin para o gerenciador de janelas Compiz”

    Na verdade o Unity é só isso, um plugin em cima do Compiz, ou seja, a base do desktop é toda do GNOME 2.32.

    Pelo alfas o Ubuntu vai ser lançado com o GNOME 2.32, não passando para o GNOME 3 na versão 11.04.

    A grande mudança no desktop será o GNOME 3, com o seu Shell, coisa que na próxima versão (11.04) o Ubuntu não utilizara.

    A principio a unica distribuição que anunciou que vai usar oficialmente GNOME 3 foi o Fedora 15.

    ed (usuário não registrado) em 23/03/2011 às 9:41 am

    Eu instalei no netbook da minha mulher isso… ela é uma santa, pq já usa ele a alguns meses e não reclama! Digo isso pq nas vezes que usei me irritei muito com esse tal unity!
    Acho que é muito pouco madura para estar como opção principal do Ubuntu.
    Tem coisas que demoro a fazer, e o pior que são coisas básicas! Coisas como achar uma forma boa de navegar nas pastas e achar meus arquivos! Dou graças quando clico em algo e abre o nautilus, pq ai consigo navegar normalmente.
    Para achar uma aplicação que não esta “linkada na barra lateral” são vários cliques e rolagem de barra para encontrar a aplicação que quero (lembrando que no netbook a area de trabalho é um tanto menor que num desktop).
    As vezes tenho apenas duas aplicações abertas e fazer o “rodizio” entre elas não é tão fácil, pois ao inves de clicar sobre elas numa barra de facil acesso, tenho que mover o foco para o icone dela na barra lateral e encontrar na listagem a janela que quero dar o foco! Isso foi pensado no usuário?
    Sou da teoria que quando menor o número de cliques, melhor!
    Acho que o unity vai na contramão deste meu pensamento!

    Outra coisa, posso até estar equivocado, mas… Ninguem usa duas janelas abertas e posicionadas no desktop de forma que eu consiga ver as duas? (ou até copiar e colar de uma para outra)

    nq6 (usuário não registrado) em 24/03/2011 às 8:38 pm

    Ed, talvez a idéia contida no vídeo abaixo encaixe nas suas expectativas. Fiz um vídeo com minhas idéias para o Unity. Também concordo com você, e tive a mesma impressão. O Unity deveria vir na versão 12.10, e como 2ª opção, ele precisaria de mais tempo de desenvolvimento e mais interatividade dos usuários. Ele não pode ser uma caixa preta.

    http://www.youtube.com/watch_popup?v=0O6v9miJKGI&vq=hd720

    Guto (usuário não registrado) em 24/03/2011 às 10:00 pm

    @nq6 – Belo vídeo, ótimo trabalho. Conseguiu juntar o novo com o clássico.

    Uma coisa que irrita no Unity é ele mostrar o menu da janela em foco na barra superior, isso só confunde o usuário. Acho a barra superior do GNOME 3 mais bonita, apesar de nenhuma das duas ainda possibilitar personalização pelo usuário, no Unity é possível mudar a sua intensidade.

    Acho que o pessoal do desenvolvimento do Unity deveria ver este vídeo, muito bom.

Este post é antigo (2011-03-23) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.