aptosid 2011.02
Enviado por Otto Sá (ottosaΘgmail·com):
Citação: “Stefan Lippers-Hollmann anunciou o lançamento de aptosid 2011-02, uma distribuição para desktop baseados no ramo instável do Debian e com os últimos do KDE e do Xfce: “Agora que o kernel 2.6.39 e KDE 4,6 entraram no arquivo e depois estabilizou em sid o lançamento do “Squeeze” , temos o prazer de anunciar a disponibilidade imediata do lançamento do último aptosid 2011-02 ‘Imera. Novas funcionalidades no aptosid 2011-02 são a integração e numerosas correções de estabilização. Kernel 2.6.39 veio não só para melhorar e estabilizar suporte de hardware para dispositivos mais recentes, ele também melhora a latência e o desempenho do sistema em geral. Começando com KDE 4.6 e Xfce 4.8, HAL tornou-se obsoleto e foi substituído por alternativas event-driven udev baseado que permite rodar as configurações de desktop comum, sem o HAL daemon.”” [referência: aptosid.com.br]
Vale a pena conferir. Apesar de ser uma distro um pouco “espartana”, para aqueles que já possuem algum conhecimento no linux o uso é tranquilo e o desempenho é excelente. Utilizoa-a como distro padrão há mais de 1 ano.
Rodei ele num PC de casa, e fiquei impressionado. Ao contrário do OpenSUSE, que consome 900 MB com o KDE, o Aptosid consome menos de 200 MB com o mesmo ambiente gráfico.
Eu o classificaria como algo entre o Arch Linux e o Debian: com a última versão dos pacotes, e facinho de configurar. Recomendo para quem está cansado do Arch Linux!
Muito bom pra quem quer algo rápido…
Perto dele, o Kubuntu com mesmo KDE é uma carroça