Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Android aumenta vantagem sobre Apple nos EUA

Trecho da Info:

O Android, sistema operacional do Google, ampliou a sua vantagem sobre o iOS, da Apple, no mercado dos Estados Unidos de smartphones no último trimestre de 2010. E encostou de vez na RIM.

De acordo com recente pesquisa da com.Score, o Android saltou de 21,4% em setembro para 28,7% em dezembro do ano passado em participação de mercado. Já o iOS teve um crescimento mais modesto: de 24,3% a 25%.

Leia também:
Com atraso, Nokia inicia venda de smartphone E7 (07/02/2011)
Joel Santana trocaria sua prancheta pelo iPad? (04/02/2011)
Não bastasse o maior distanciamento em relação à Apple, o Android se aproximou da RIM, ao aproveitar a derrapada do BlackBerry, de 37,3% para 31,6% no mesmo período. (…) (via info.abril.com.br)


• Publicado por Augusto Campos em 2011-02-09

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Patola (usuário não registrado) em 9/02/2011 às 9:29 am

    É de se comemorar. Não que o mercado seja geralmente moral, mas o que está acontecendo é que uma alternativa em software livre, com menos mecanismos de DRM e lock-in, tem conquistado o espaço da alternativa realmente maligna, que advoga(*) e usa DRM, patentes de software e outros mecanismos de desrespeito e aprisionamento de pessoas e informação.

    E tomara que o Windows Phone 7 continue quietinho lá no seu canto ridículo do mercado. Porque esse é outro que tem travas pra danar.

    (*) excetuando o estranhíssimo e famoso apelo do Jobs contra o DRM, apelo esse totalmente contrário ao que ele tem feito.

    Webmarlin (usuário não registrado) em 9/02/2011 às 10:00 am

    É o curso natural das coisas, O ser humano (pelo menos uma boa parcela) não gosta muito de ser controlado. É que nem vc ir no mercado para fazer compras. Na lista tem bombril, mas vc chega lá e vê outras marcas e descobre que o nome daquilo é palha de aço e que todas limpam igual e algumas têm até maior durabilidade que o bombril, além de serem mais baratas. Aí vc começa a entender que tem poder de escolha. E poder escolher nos agrada, especialmente numa era em que temos mais acesso às informações. Com isso, empresas como a Apple estão na contra-mão da história e tendem a cair. Hoje eu ouvi no rádio uma pesquisa que mensurou que a inflação foi maior para o produtor, em sua matéria-prima, do que para o consumidor final, pois este já não tolera mais preços abusivos e acaba trocando de marca e até deixando de consumir tal produto. Essa subida momentânea da Apple é febre que dá e passa. Quando o modismo da marca passar e as pessoas cairem na real de que há produtos que lhes dê mais opções a um custo menor, teremos uma empresa em decadência.

    sergio (usuário não registrado) em 9/02/2011 às 10:54 am

    Imagina só a hora que tivermos a disposição um chines-zinho tipo “powerpack” rodando android com 3G… a venda por R$500,00… O meu $$$ está guardado esperando.

    Testei um galaxy e funciona legal, o problema é a duração da bateria..acaba rapidinho.

    Gabriel (usuário não registrado) em 9/02/2011 às 10:59 am

    É, mas o bombril ainda é o mais vendido. Muitos compram pelo nome, e no caso Android x Apple temos duas marcas conhecidas disputando estao esta fatia de mercado. A “marca Google” tem muito peso.

    Gabriel
    http://www.dotdicas.com

    Patola (usuário não registrado) em 9/02/2011 às 11:09 am

    Gabriel, por isso que, diferente do Webmarlin, eu não acho tudo isso do mercado não. A maioria de nós tem mentalidade de rebanho e “gosta” masoquisticamente de ser controlada, infelizmente. Não tenho ilusões de que a esmagadora maioria do povo que compra Android o faça por ser software livre ou coisa parecida. No máximo haverá uma parte que compra por ser “mais fácil destravar”.

    São esses os “passivos” que constam na famosa frase: “para que o mal vença, basta que os bons não façam nada”. No caso, os “bons” até agem contra a sociedade patrocinando com seu dinheiro produtos com DRM, bloqueios e infestados de patentes. E fazem isso em massa, atentando apenas para alegações imediatas de pragmatismo e não para as conseqüências de seus atos.

    Até achei estranho que aquele Profeta da Inconsequência, o tal de Tiago “fã de Apple” que sempre aparece aqui, não tenha dado (ainda) o ar de sua graça (e de sua ideologia tortuosa e amoral).

    Gabriel (usuário não registrado) em 9/02/2011 às 11:30 am

    Concordo contigo Patola, e acho inclusive que a maioria das pessoas que compra Android sequer sabe o q é software livre. E mesmo q o Android tivesse DRM ainda venderia muito. Assim como, segundo nosso amigo Webmarlin, muita gente que compra Apple por causa da marca. Penso q o mesmo acontece com o Android por causa do Google.

    Gabriel (usuário não registrado) em 9/02/2011 às 11:32 am

    Hm, removeram o comentário do Patola. Mas concordo contigo no q vc disse em relação ao mercado e ao consumismo em massa.

    Gabriel
    http://www.dotdicas.com

    psicoppardo (usuário não registrado) em 9/02/2011 às 2:15 pm

    eu pessoalmente tenho um galaxy 5 (android 2.2). Tô gostando muito da experiência, emuladores, editores de texto, sistema root, tudo o que preciso para estudar a plataforma e me divertir com ela.

    tudo custou 650 + roteador.

    tá no preço, gostei e recomendo.

    Fabio Luiz (falcon_dark) (usuário não registrado) em 9/02/2011 às 2:17 pm

    E neguinho na gringa dizia que o iPhone iria reagir quando chegasse a versão CDMA para a Verizon… quanta esperança…

    Agora, cá pra nós, discutir conceito de liberdade e poder de escolha falando de palha de aço também é de doer heim? Não me leve a mal, mas estamos presenciando o povo no Egito lutando contra uma ditadura que lhes cortou até SMS em celular. E nós comemorando nosso poder de escolha… de palhas de aço?

    Guilherme (usuário não registrado) em 9/02/2011 às 2:44 pm

    @Fabio Luiz, até agora o iphone 4 na verizom so teve em pré venda, e ja esgotou no primeiro ou segundo dia, e a pre venda era so pra clientes da verizom..

    quanto ao android, é o q ha, meia duzia de fabricantes, a unica parte triste e q desses todos uma minoria infima vai receber atualizações oficiais, espero ansioso pelo nexus s chegar por aqui vamos ver o q vai dar x)

    Marcos Alexandre (usuário não registrado) em 9/02/2011 às 2:55 pm

    @Fabio, o iPhone CDMA ainda não está sendo vendido.

    Sobre o Android, não acredito que seja o peso da “marca Google”, as lojas quase não vinculam os aparelhos com Android ao Google. Aliás, mal vinculam ao Android em si. O marketing é em cima do produto: Galaxy, XPeria, Milestone, Defy, …

    Ao contrário da MS, que vende o “Windows Phone” ou à Apple que faz todo um marketing em cima de um “ecossistema integrado”.

    Se o Google fizesse um marketing desses, certamente já tinha desbancado a Apple bem mais cedo.

    Tonyfrasouza (usuário não registrado) em 9/02/2011 às 2:57 pm

    Destravar é legal… E quando um amigo meu sabe destravar algo, todos em nossa volta ficam maravilhados e dizendo: Legal, como você conseguiu, vou comprar um para você destravar para mim. Pois muita gente queria aquela luzinha verde ficar azul e piscar quando toca a música, etc.. etc.. e etc… Viva a liberdade das coisas, mas com muita responsabilidade, pois o poder cura, fere e pode salvar vidas ou destruí-las…

    marcos (usuário não registrado) em 9/02/2011 às 8:37 pm

    @Marcos Alexandre
    A google não tem como fazer um marketing desses como você propõe, pois o ecossistema de android é muito grande com diversos devices.

Este post é antigo (2011-02-09) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.