Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Android agora tem mais apps gratuitos que o iOS

O Google superou pela primeira vez a Apple na quantidade de aplicativos gratuitos em sua plataforma Android Market, segundo estudo da Distimo.

A Apple e sua App Store possuem atualmente 122 mil programas gratuitos contra 134 mil da Android Market.

O relatório da Distimo leva em consideração o desempenho das lojas de aplicativos Android Market, App Store (Nokia), Ovi Loja, App Catalog (Palm), Windows Marketplace e BlackBerry, nos Estados Unidos.

Mas o estudo separa as lojas do iOS entre tablet e smartphone, enquanto as lojas dos outros sistemas não sofrem essa divisão. Porém, a quantidade de aplicativos de forma geral ainda é superior na loja da Apple.

A App Store registrou 367 mil aplicativos, sendo 333 mil para iPhone e 76 mil para iPad. Já o sistema do Google possui um total de 206 mil programas, registrando um número de programas pagos bastante inferior em comparação à Apple. (…) (via info.abril.com.br)


• Publicado por Augusto Campos em 2011-05-02

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Copernico Vespucio (usuário não registrado) em 2/05/2011 às 9:15 am

    Isso já é de se esperar, por três fatores:

    a) O iOS vem de uma cultura de consumo, enquanto o Google faz sucesso em uma cultura colaborativa, onde a receita indireta é predominante.

    b) A maior parte dos apps «gratuitos» não o são de verdade: são patrocinados. A integração do sistema Android e de seu market com os serviços Google facilita o esquema de Ads.

    c) É mais fácil programar para Android. Então os clientes consideram que um soft digno de pagamento deve ser realmente digno, dada a disponibilidade de equivalentes gratuitos.

    psicoppardo (usuário não registrado) em 2/05/2011 às 9:42 am

    perfeito @Copernico

    Paulo Cesar (usuário não registrado) em 2/05/2011 às 10:22 am

    Eu só discordo do “É mais fácil programar para Android”, mas beleza

    Outro Marcos (usuário não registrado) em 2/05/2011 às 10:36 am

    @Paulo
    É mais fácil programar pra Android porque você não preços ter nem um Mac e nem pagar nada ou mesmo ter o aparelho pra testar. É só baixar o SDK na sua máquina e sair programando.

    Mas o número total de aplicações e mesmo de aplicações pagas já não é tão menor no android. Daqui a pouco ele passa as outras marcas também.

    tonyfrasouza (usuário não registrado) em 2/05/2011 às 11:07 am

    Pura verdade que programar não depende só da facilidade na geração de códigos. Além domais a cada dia que passa o Android vai ficando mais acessível por ter uma evolução crescente em apis, libs, sdk e claro a maravilhosa SDK que pode ser usada no meu sistema operacional favorito sem ter que gastar nenhum centavo para isto…

    Copernico Vespucio (usuário não registrado) em 2/05/2011 às 11:24 am

    A facilidade de programação no Android não termina só na disponibilidade do sdk. Tem coisas tradicionalmente complicadas (principalmente em mobile) que a API do sistema permite tirar de letra.

    Exemplos? TTS-STT (text-to-speech, speech-to-text: geração e reconhecimento de voz), ou coisas corriqueiras mas não triviais como integração entre apps, serviços em background, etc.

    Isso sem falar no que eu mais gosto nessa arquitetura: não há nada que tenha sido feito no sistema que vc não possa fazer tb. E nada no sistema é sagrado, tudo pode ser substituído. Um app que altera a tela inicial do seu Android ou mude a forma como as notificações são feitas? Não apenas pode ser feito, como é quase trivial.

    Copernico Vespucio (usuário não registrado) em 2/05/2011 às 11:38 am

    @Outro Marcos:

    Concordo. É apenas questão de (muito pouco) tempo.

    Mas que não se espere uma enxurrada de apps especificamente criados para o Android 3.0. Ao contrário da concorrência, que quer empurrar o consumidor em direção aos aparelhos mais recentes e caros, o desenvolvedor Android está sempre focado no maior número possível de dispositivos. Então o que mais se verá são apps que rodam no Honeycomb também (fácil) ou que ao menos rodam nele bem melhor. Serão poucas as apps que o terão com requisito mínimo, o que eu considero muito bom (ao contrário dos críticos).

    Luiz Aguiar (usuário não registrado) em 2/05/2011 às 12:02 pm

    Eu desenvolvo pra Android e iOS, e é sim muito mais fácil desenvolver para Android, começa pelo fato de Java ser muito mais difundida do que Objective-C e pelo fato que não precisar de um hardware específico (um Mac), então é sim mais fácil, não tem como questionar.

    Outro ponto é que a Apple é muito rigorosa em relação a qualidade do que entra na App Store, ela verifica seu código, faz testes de performance, é muito comum ter um App “devolvida” pela Apple porque encontraram alguma coisa “errada”, como leak de memória, objetos que deveriam ser liberados e não foram, uso incorreto de APIs.

    Na MINHa opinião o principal fato é que a Android Market é muito mais fácil pra quem esta aprendendo e quer por seus apps a mostra, e como tudo entra, independente da qualidade, é natural a escolha por colocar apps gratuitos para divulgação e estudo, não que na App Store não tenha apps de má qualidade, mas é infinitamente mais difícil se fazer uma app ruim e ter ela aprovada, sem falar do fato de que em muitas categorias hoje a Apple não aprova mais apps parecidas/iguais, tem que se fazer algo realmente bom e diferente pra ser aprovado.

    []s

    Outro Marcos (usuário não registrado) em 2/05/2011 às 1:17 pm

    @Copérnico
    Eu acredito que aplicações específicas para o honeycomb vão ser muito raras. Ele foi projetado para isso. Se você já olhou a API dele vão ver que tudo é feito para que você tenha um programa único que roda em celular e tablet.

    Inclusive, este pode ser o motivo que o Android ainda não passou o iOs. Existem mais de 100 mil aplicações para ipad, e a maioria delas são versões de aplicações que existem também pra celular, e que no android são uma só que se adapta.

    Guilherm_ (usuário não registrado) em 2/05/2011 às 2:58 pm

    @Outro Mrcos, salvo engano no ios tbm tem isso, e se chamam apps universais, rodam tanto em um como em outro…mas tem coisas que o ipad tem exclusivo, e alguns q tem uma versão para cada, por que o desenvolvedor cobra mais carro na versão pro ipad ¬¬

    mas voltando ao android, vou comprar o meu mes que vem, mas queria fazer uma aplicação simples pra consultar algumas coisas, de preferencia teria q ser com banco de dados, alguem sabe algum sdk facial pra criar minha app? sei muito pouco de java, a facul só me ensinou c e c++ (eng eletrica) =/

    Outro Marcos (usuário não registrado) em 2/05/2011 às 3:05 pm

    @guilherm_
    Eu sei que o ipad tem. Só que a ênfase no android é evitar isso. Até o que for exclusivo de tablet não precisa de aplicação específica. E é vantagem do android que as aplicações pra tablet não custam mais caro nem precisa comprar de novo.

    A Api do Android já tem suporte pra banco de dados. Dá uma olhada no androidwizard.net

    Patola (usuário não registrado) em 2/05/2011 às 4:01 pm

    Acho muito triste essa separação entre “gratuitos” e “pagos” que se faz no mundo móvel, ignorando a categoria “software livre” (que não é necessariamente nem um nem outro). Com essa jogada publicitária, a liberdade fica de lado, e o usuário não ganha familiaridade com o conceito.

    Uma das razões pelas quais eu gosto do Meego/Maemo é isso: ele diz a licença do software nas informações, enquanto que iOS e Android só dizem o preço (de graça ou custando algo); o desenvolvedor que se interessar em difundir software livre precisa dizer isso na descrição do aplicativo.

    Renan Tomal Fernandes (usuário não registrado) em 2/05/2011 às 6:29 pm

    @Guilherm_ se nao me engano o Android tambem tem um SDK C++ pra desenvolver apps

    bebeto_maya (usuário não registrado) em 2/05/2011 às 9:34 pm

    Enquanto Android estoura no mercado, a imprensa brasileira segue deslumbrada com um produto disponível a apenas 0,08% da população…

    Guilherm_ (usuário não registrado) em 2/05/2011 às 11:36 pm

    @Renan Tomal Fernandes, achei agora o google app inventor, parece ser interessante para o q estou querendo, um app pra armazenar as sms q tenho hj no n95, fazer apps simples só arrastando icones é um atrativo legal diga-se de passagem =)

    o q é triste no android ainda é a falta de app com qualidade graficas exuberantes como o blade pra iOS

    Patola (usuário não registrado) em 3/05/2011 às 2:49 am

    Guilherm_, o ruim do Google App Inventor é que ele não cria aplicações (APK) em java, e sim em uma espécie de LISP interno que não tem outros compiladores – tem que ser preparado pelo próprio app inventor, pela net.

    E não existe opção, nem está contemplada para o futuro, de transformar o “código” de uma aplicação do App Inventor pra java.

    Guilherm_ (usuário não registrado) em 3/05/2011 às 8:04 am

    Patola, valeu pela dica, vou ver o que faço então, vou tentar a sdk em c++ então se ela realmente existir, como é um app simples nao deve demandar muito trabalho. O google deveria investir em uma api para graficos, tipo, o que o directx é para o windows, isso traria muitos beneficios e desenvolvedores de jogos =)

    Copernico Vespucio (usuário não registrado) em 4/05/2011 às 2:11 pm

    @Bebeto Maya:

    Fosse feito a uns 50 anos atrás, seu comentário poderia se aplicar aos aparelhos de TV.

    Copernico Vespucio (usuário não registrado) em 4/05/2011 às 2:19 pm

    @Guilherm_:

    A maneira mais fácil de desenvolver para Android é em java mesmo (quem vem do C não tem muita dificuldade em aprendê-lo, eu fui um exemplo)…

    Para bancos de dados relacionais, o Android oferece o SQL-Lite, acessível através de uma API java, muito simples de usar.

    Se quiser investir algumas horas do seu tempo em java, considere o meu um depoimento positivo de que vale a pena.

Este post é antigo (2011-05-02) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.