Alterações no programa de certificação de hardware para Ubuntu
A Canonical possui um programa de certificação OEM e ODM para possibilitar os fabricantes validarem seu hardware como apto a rodar o Ubuntu. Há 2 níveis de certificação, Ubuntu Ready e Ubuntu Certified. Os dispositivos certificados são listados neste link http://www.ubuntu.com/certification.
(…) Para simplificar, a partir do Ubuntu 11.10 a certificação Ubuntu Ready deixará de existir, ficando apenas a [mais completa] Ubuntu Certified. (via tibyjeffersonx.blogspot.com)
• Publicado por Augusto Campos em
2011-07-29
acho que toda distro “séria” deveria ter um programa como este. Se vai rodar um SO bem feito, tem de rodar decente.
mas tb n podem esquecer os hardwares xing-ling que rodam em muitos computadores pelo mundo, inclusive os de nossa casa, e n seria justo que essas pessoas n pudessem rodar o ubuntu – ou outra distro qqr – pq seu hardware n está certificado.
acho relevante melhorar o nível da certificação, mas n podem radicalizar demais senão muita gente vai ficar de fora.
vejam o exemplo do unity: tiveram de desenvolver o unity 2-D para que muitos n ficassem privados deste novo paradigma que vai influenciar muita gente por aí, inclusive as janelas, podem crer.
acho que um meio termo seria mais adequado.
@tereso
Acredito que essa certificação é para quem pretende ser parceiro da Canonical.
Aliás, SiS e Via, que são hardware de qualidade duvidosa, rodam sem maiores problemas hoje em dia. Mas lembro de algo com um southbridge da Via (VT8251) há alguns anos (nos meus registros, 16/09/2006).