Alfa do Fedora 16 Verne
O projeto Fedora disponibilizou a versão alfa do Fedora 16 Verne, uma semana após a data anteriormente prevista. Este alfa usa o kernel Linux 3.0, KDE Plasma Workspaces 4.7.0, GNOME 3.1.5, e substituiu mais scripts de inicialização por units do systemd, o sucessor do upstart adotado anteriormente. (via h-online.com)
Enviado por Leandro Almeida (lcavalcanti·almeidaΘgmail·com):
O Fedora 16 Alpha apresenta os seguintes recursos rumo ao lançamento em novembro: Melhoria no gerenciamento de serviços via systemd; Plugin de integração do Python com o GCC; Melhorias de desempenho no SELinux; GRUB 2; GNOME 3.1; KDE 4.7.
Baixe o Fedora 16 Alpha: [fedoraproject.org/…] Para ver mais novidades do Fedora 16 visite: [fedoraproject.org/…]” [referência: projetofedora.org]
eu nunca entendi o ponto forte desta distro, cobaia?
Ela é uma ótima distro para desenvolvedores.
Uso ela como SO principal em meu notebook e não tenho do que reclamar…
Faltou dizer: Não sou desenvolvedor nem cobaia…rs
Falando sério agora, o Fedora é uma distribuição razoavelmente amigável para novos usuários e focada principalmente no desenvolvimento e uso de novas tecnologias. Sem ela o ecosistema Liinux, sem dúvida se tornaria mais pobre, pois o que várias distribuições usarão como padrão amanhã, nós felizes usuários do Fedora já usamos hoje, com uma boa relação entre estabilidade, usabilidade e novas tecnologias.
Gosto muito do fedora. Uso desde a versao 5 e migrei estacoes de trabalho de atendimento para fedora kde. Mas nao entendo pq o fedora tem versoes boas e ruins. O 5 o 7 e o 14 sao otimos. Nao gostei do 15 gnome. No kde ele tem bugs. Espero q o verne venha melhor. E espero q o gnome tome rumo. O kde 4.7 esta otimo…
Tenho usado o 15 com KDE e está me atendendo muito bem, sem bugs incômodos, ao contrário do Kubuntu 11.04…
“eu nunca entendi o ponto forte desta distro, cobaia?”
Acho que sim. Pelo que entendi, eles usam o Fedora como cobaia de novas tecnologias para fazer o RHEL. Deve ser por isso que o Linus usa o Fedora, pois assim ele pode testar a versão do Kernel mais nova e fazer as devidas correções.
Um dos meus grandes medos quando estava me preparando para a migração era os artigos falando sobre a forma que a RedHat trata seus usuários.
Acabou que embora uso fedora a pouco tempo (4 meses) ainda não percebi nenhuma instabilidade e os updates são tranquilos. Fedora é uma ótima distribuição para usuários novos, mas não recomendaria para ninguém. A sua falta de uma documentação oficial e a falta de uma comunidade brasileira disposta a ajudar são grandes barreiras para tornar o fedora de hoje um ubuntu de amanhã.
Obs: Quando falo de falta de documentação não me refiro a esta: https://docs.fedoraproject.org
Mas a documentação mais completa sobre vários programas e problemas conhecidos. Algo similar a https://wiki.archlinux.org ou a wiki do ubuntu.
Ao lado da palavra cobaia no dicionário deve ter uma screenshot do Fedora. Esta é A distro cobaia, no sentido mais exato da expressão.
Trabalho com Linux desde 1998, e nossa empresa implementa soluções Desktop para o meio corporativo, e por várias vezes tentamos usar outras distros, mas a que mais se adapta é o Fedora. Não que as outras distros não sirvam, mas foi o detectado em alguns clientes onde instalamos 4 Distros distintas, e num período de 6 meses reparamos que o Fedora foi o que melhor se comportou. Então chamá-la de cobaia, é pelo menos um ato estranho. Tô agora usando ele no meu note (Linux 2.6.40.3-0.fc15.i686.PAE #1 SMP Tue Aug 16 04:17:30 UTC 2011 i686 i686 i386 GNU/Linux) e nem tá travando …
Desrespeito muito grande com todo o pessoal que faz muito mais pelo Linux, que alguns indivíduos que vem aqui trollar a coisa. Também não considero fraco o trabalho da comunidade Fedora aqui no Brasil. Minha empresa já colaborou inclusive a algum tempo atrás com a compra de uma gravadora/impressora de DVD para que fosse divulgado o Fedora e distribuídos DVDs, acho que foi para o FC12. E você que vem aqui só pra reclamar no que contribuiu para o linux ou a distro que usa ?
Cansei, e não tenho mais muita vontade de vir aqui, uma pena um baita local para se inteirar e ficar por dentro das novidades do linux, mas esse comportamento de alguns é dispensável. Desculpe o desabafo. Viva o Linux independente de distro A, B ou C. Respeito é bom.
Quem reclama do Fedora deve arregaçar as mangas e mãos à obra, colaborar, etc.
Pode começar por aqui http://fedoraproject.org/join-fedora
A propósito a wiki internacional do Fedora tem várias informações de bugs comuns há várias versões:
http://fedoraproject.org/wiki/Common_F15_bugs
E a wiki nacional é uma boa fonte de informação sobre configurações adicionais:
http://www.projetofedora.org/wiki/index.php/Fedora_dicas
Eu pensei que os engenheiros do Fedora fossem adotar o Wayland, ou pelo menos mencionar.
Já que eles estão revolucionando tudo, quero ver eles revolucionarem os drivers gráficos, que é isso q tá faltando pro Pinguim :(
É por isso que o Linux não vai para frente, é uma falta de respeito com usuários de outra distro, cada um usa a distro que quer usar, já usei o Fedora e gostei bastante, tanto que acho que testarei a nova versão, seria facilmente minha distro oficial, ainda tenho isso nos meus planos. Foi nela que eu conheci o Gnome 3.
E o systemd só melhorando a cada uma.
@MaLDiTo_TeXuGo, yum install wayland mas acho que num vai servir de muita coisa não, ainda falta o gnome ou kde suportarem wayland http://br-linux.org/2011/planos-para-suporte-ao-wayland-no-kde/
E eu queria dizer que sou a “cobaia” mais feliz, não me lembro qual foi a ultima vez que um “teste” deu errado comigo. Eu agradeço aos desenvolvedores que metem as caras em projetos de vanguarda e aos usuários que reportam bugs e fazem suas sugestões. E peço aos que reclamaram que se desculpem por cuspirem no prato que come, pulseaudio, nouveau, policekit, devicekit, packagekit, gstreamer e muitos outros amadureceram rapidamente com a ajudar dos desenvolvedores e usuários do fedora.
Dorival
“Desrespeito muito grande com todo o pessoal que faz muito mais pelo Linux, que alguns indivíduos que vem aqui trollar a coisa.”
Concordo, mas então aproveita a experiência que tu e tua empresa tem e diz mais concretamente o que fez o Fedora se adaptar mais:
“tentamos usar outras distros, mas a que mais se adapta é o Fedora.”
O que impediu foi ruim nas outras, o destaque do Fedora?
A cultura estabelecida (hábito/experiência) não tiveram (grande) influência na opinião ?
Não tem jeito, o pessoal do linux é sempre do contra :) Tô usando o fedora desde o lançamento do 15 tá mto tranquilo, se quer algo mais amigável vão para o ubuntu :)
Ontem fiz o upgrade no meu notebook do Fedora 15 para o Fedora 16 Alpha e tudo ocorreu de forma tranquila.