Acer e ViewSonic: +2 fabricantes vão pagar à Microsoft por usar o Android
Já são 7: HTC, Velocity Micro, General Dynamics, Wistron, Onkyo, Acer e ViewSonic – e é possível que acordos anteriormente negociados com Samsung e LG também incluam as mesmas patentes na mesma classe de dispositivos. A imagem abaixo é de um Acer Iconia.
Trecho do IDGNow; clique no link ao final para ver a análise deles sobre quais poderiam ser estas patentes não mencionadas ao público:
A Microsoft anunciou na quinta-feira (8/9) que Acer e ViewSonic concordaram em licenciar patentes de sua propriedade para proteger celulares e tablets fabricados pelas duas empresas.
O acordo assinado pela ViewSonic também cobre os tablets Chrome, afirmou a Microsoft, e envolve pagamento de royalties pela ViewSonic à Microsoft. Detalhes sobre os royalties não foram revelados.
Com esses dois acordos, agora são sete os fabricantes que aceitaram os termos da Microsoft para licenciamento de propriedade intelectual relacionada ao Android: HTC, Velocity Micro, General Dynamics, Wistron, Onkyo, Acer e ViewSonic.
Há alguns anos a Microsoft fechou acordos de licenciamento de patentes com a Samsung e a LG, e que possivelmente cobrem também tecnologias do Android. À época – 2007 -, o licenciamento para a Samsung foi considerado bastante abrangente e cobria até Linux. O mesmo se passou com a LG, também em 2007. Na época, a Microsoft afirmou que o acordo cobriria “aparelhos embarcados com Linux”.
A maior vitória da Microsoft em sua campanha para impor taxas de licenciamento a fabricantes de aparelhos que utilizam o sistema operacional Android foi com a HTC, uma empresa que se tornou uma das mais bem sucedidas fabricantes de smartphones graças, em parte, ao Android incluído em aparelhos como Evo e Thunderbolt.
De acordo com um analista, a Microsoft recebe 5 dólares cada vez que a HTC vende um celular Android, o que levou alguns observadores a concluir que a Microsoft ganha mais dinheiro com Android do que com sua plataforma Windows Phone 7. (…) (via idgnow.uol.com.br)
Infelizmente sem saber do que se tratam as patentes e os valores envolvidos (as partes do acordo nunca divulgam) fica dificil de verificar se o acordo é justo ou se é uma extorsão por parte da Microsoft.
Esse mercado de tablets tá quente mesmo, vai virar negócio multibilionário mesmo, só pode. As empresas tão crescendo o olho nas rivais. A disputa tá tão carnicenta que os jogadores esqueceram o futebol e partiram para a pancadaria e para o tapetão.
E o google virou a bola da vez. O Android deve ser uma ameaça séria mesmo. A MS de um lado chantageia fabricantes, bem ao estilo mafioso, cobrando licenças em troca de proteção. De outro lado a apple partiu pra ignorância e tá tentando efetivamente proibir a venda, tirar do mercado a qualquer custo, nem que seja na porrada.
E eu me pergunto: cadê o fair play, o bom futebol, a concorrência limpa, nas ideias, na qualidade do produto?
Também não entendo nada. Se a patente é relacionada ao Android Porquê o google não paga?! Ou paga?! Se alguém aí com mais conhecimento puder dar uma explicada rápida eu agradeço. :)
“Microsoft ganha mais dinheiro com Android do que com sua plataforma Windows Phone 7.”
Podemos concluir então que, para Microsoft, foi mais vantajosa a aquisição da Motorola pela Apple do que o acordo firmado com a Nokia. De qualquer forma, ela sai ganhando de qualquer jeito, seja com o seu Windows Phone 7 ou com o Android.
Ué pensei que quem havia comprada a divisão mobile da Motorola tinha sido o Google? ;)
“Também não entendo nada. Se a patente é relacionada ao Android Porquê o google não paga?! Ou paga?! Se alguém aí com mais conhecimento puder dar uma explicada rápida eu agradeço. :)”
Não paga ainda, mas com certeza haverá um processo da Microsoft para isso, se é que não já existe. Pelos recentes fatos ocorridos com o código Java da Oracle, que provou que realmente existiu a cópia, acredito que a Google tenha grandes chances de perder essa também.
Ué pensei que quem havia comprada a divisão mobile da Motorola tinha sido o Google? ;)
Tarcísio
“Não paga ainda, mas com certeza haverá um processo da Microsoft para isso, se é que não já existe.”
Duvido. Se fosse para processar, a MS já teria feito. Ela claramente ataca os parceiros mais suscetíveis.
Eles tem menos poder de fogo($) que o Google e são vulneráveis a pressões por acordos futuros, relativos ao WinMob novo ou mesmo em áreas não mobile.
Além disso, indo direto contra o Google, poderia encerrar a questão de vez, impossibilitando de continuar com a tática de ameaças, bem típica.
Dizem que ela existe
Prá ajudar!
Dizem que ela existe
Prá proteger!
Eu sei que ela pode
Te parar!
Eu sei que ela pode
Te prender!…
Patentes!
Para quem precisa
Patentes!
Para quem precisa
De patentes…(2x)
Dizem prá você
Obedecer!
Dizem prá você
Responder!
Dizem prá você
Cooperar!
Dizem prá você
Respeitar!…
Patentes!
Para quem precisa
Patentes!
Para quem precisa
De patentes…(2x)
@Weber Jr,
Para o bem de todos, espero que esteja certo.
isso tá me parecendo mais é uma das “quentinhas” do Augusto. :P
Não tenho como fabricar notícias, nem intervir junto ao processo de análise destas empresas na hora de considerar se o pagamento à Microsoft por algo nos produtos delas é mesmo devido ou não.
Aqui estão mais algumas referências sobre o mesmo fato, se a mencionada no post não for suficiente:
- Microsoft inks licensing deals with two more Android makers (Network World)
- Microsoft Strikes Deal With Acer, Viewsonic On Android (InformationWeek)
- Acer and Viewsonic sign patent licence deals with Microsoft to protect Android (Inquirer)
- Microsoft, Acer in patent license agreement (AFP)
- Microsoft signs Android patent agreements with Acer, ViewSonic (Seattle Times)
- Acer and ViewSonic sign Microsoft patent deals covering Android, Chrome OS devices (ZDNet)
- Microsoft ropes two more OEMs into Android patent deal (ZDNet)
- Microsoft Nabs Acer, Viewsonic in Android Patent Deals (eWeek)
- Microsoft gets more Android money: signs patent deals with ViewSonic, Acer (VentureBeat)
Muito bizarra esta notícia.
Estaria, no fim, a MS cobrando para não processar estas empresas?
POr essas e ouras, ainda acho que o android não é a solução..Patentes? alguem tem que acabar com isso.
@André Luiz, a MS está cobrando por licenciamento das patentes dela.
Por falar nisso, uma das primeiras empresas a trabalhar com Tablets, foi a Microsoft. Eles devem ter várias patentes.
Particularmente achei um mercado bastante rentável para a Microsoft. Talvez ela devesse focar o negócio dela só em ganhar dinheiro pelos produtos de outras empresas. Até imagino o slogan, na página principal: “Microsoft sempre junto você: você lucra, e nós também!”. No site estariam listados vários planos de cobrança por patentes, havendo a possibilidade da diminuição deste valor caso você coloque no mercado algum produto (por favor, nós realmente precisamos) com Windows Phone…
Sou só eu ou o mundo está de ponta-cabeça? Ao menos é o que os Japoneses imaginam.
Correção do meu último e drogado comentário: “Microsoft sempre junto DE você”.
ou junto à você?
Pensei que o Sr. Ness já tivesse acabado com a Máfia norte-americana nos anos 30…
Mas olha eles aí, cobrando “proteção” das empresas de tecnologia!
Como muitos, o que me espanta é a Google não se pronunciar sobre o caso.
@Rael, infelizmente eu acho que ela não possa se pronunciar realmente, a menos que seja citada no negócio… Caso contrário seria interferir nos negócios de outrem, tem de esperar essas empresas pedirem ajuda.
Acabei de discutir com um colega aqui que a OHA poderia se tornar uma entidade com força jurídica, como a Linux Foundation. Isso ajudou o Linux quando a Microsoft começou a fazer coisa parecida.
Claudio, você falou tudo. Essa estratégia de coação judicial da Microsoft em cima dos fabreicantes de aparelhos embarcados e tablets com Android é exatamente igual a proteção que a Máfia cobrava nos bairros pobres para os comerciantes poderem tocar seu negócio. Agora, se as empresas envolvidas no processo, não utilizam apelo midiático para enfreaquecer a imagem da Microsoft, não sei.
Na verdade, é histórico, Microsoft sempre costumou bater e bater, sem qualquer reação dos seus adversários.
Vai saber se as ameaças são só judiciais, né @Bebeto?
mafia = patentes, podem acreditar
existe até a expressão “patenteie para travar” que o pessoal do blog macmagazine.com.br usa muito.
Google vai ter que cortar as asas desse povo.
Deve proibir que produzam produtos com Android.
Ja que querem agradar a Microsoft que fabriquem produtos com Windows.
E os desenvolvedores deveria para de dar seu tempo desenvolvento o Android ja que o servico de graca deles acaba na conta bancaria da Microsoft… E o Google calado na dele.
Muito estranha essa situacao.
@Ricardo: Hã??? Como assim? %-)
Uma pergunta essas patentes tem respaldo equivalente em outros países, Europa e no Brasil também? So valem pro território norte americano?