Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


A semana no BR-Linux: Carrier IQ, Malware, Mint 12, Raspberry Pi

Privacidade: o desapontamento chamado Carrier IQ: Trecho do meu post no BR-Mac.org: Via br-mac.org: Durante boa parte desta semana as notícias sobre o Carrier IQ, software de “monitoramento” que estaria presente em celulares de várias marcas e sistemas operacionais disponíveis no mercado de vários países, estiveram em destaque na cobertura da imprensa especializada. Veja como detectá-lo no Android.

IE deixa o topo do pódio dos navegadores web no Brasil: Via g1.globo.com: O Google Chrome ultrapassou o Internet Explorer em novembro e se tornou o navegador mais popular do Brasil, segundo dados da empresa StatCounter.

Mais sobre o Raspberry Pi, diminuto computador de R$ 50: O Raspberry Pi, computador ARM capaz de rodar Linux, já apareceu por aqui outras vezes, e seus desenvolvedores ligados à universidade de Cambridge (capitaneados por David Braben, co-criador do jogo Elite, sucesso nos anos 80) continuam afirmando que é possível que ele seja comercializado ainda em 2011, com o objetivo de despertar o interesse pela tecnologia e programação em crianças e trazê-las para as formações técnicas da área.

Linux Mint 12: Saiu o Linux Mint 12, trazendo sua usual herança do Ubuntu e um conjunto de diferenciais, entre os quais me chamou a atenção especialmente o MGSE (Mint Gnome Shell Extensions), que promete oferecer uma experiência do GNOME 3 suficientemente próxima ao que os usuários que gostavam do GNOME 2 estão acostumados.

Android 4.0 para x86: Chih-Wei Huang, do android-x86.org, anunciou a disponibilização do repositório e imagem ISO do ics-x86, baseado no Android 4.0.1.

Vídeo: Hacker roda Android 4.0 em Nokia N900: Via idgnow.uol.com.br: Expert colocou o Ice Cream Sandwich no smartphone, porém o celular não aguentou executar o sistema corretamente.

Ubuntu 12.04 alfa 1: Enviado por Rafael Neri (rafepelΘgmail·com): “Acabou de ser lançada a versão alfa do Ubuntu 12.04 Precise Pangolin.

Europa: Linguagem de programação não está sujeita a direito autoral, diz conselho: Enviado por Francivan Bezerra (fba·igΘig·com·br): “Conselheiro da Corte Europeia avalia processo entre empresas de software.

Sistemas móveis: Android firme na liderança como alvo de malwares no terceiro trimestre: A McAfee lançou seu relatório de segurança sobre o terceiro trimestre de 2011, que mostra um fato significativo: quase todos os malwares novos do período no mercado mobile foram voltados ao Android, que assim “solidifica sua liderança como alvo primário de novos malwares móveis”.

Ubuntu vai acompanhar o ciclo de atualizações do Firefox: As atualizações de versões dos aplicativos incluídos na distribuição normalmente se restringem às correções – ou seja, se ela foi lançada com o Firefox 3.5, terá upgrade para o 3.5.1, 3.5.2, etc., mas para o Firefox isso vai mudar.

Smartphone com 2 chips: Motorola Fire: O post do Ztop tem detalhes, fotos e até um vídeo.

Odisseia: Recursos do HP-UX serão portados para Linux: Enviado por André Machado (andreferreiramachadoΘamail·com): “A HP anunciou, neste mês, uma estratégia para servidores de missão crítica para a integração dos servidores blades x86 com seus servidores Itanium Integrity Superdome 2, a integração de novos gabinetes blade escaláveis c-Class e o porte de recursos do HP-UX Unix para o Windows e o Linux.

Ubuntu rumo à sua TV: Do Luiz Cruz, no Zona Livre: Via info.abril.com.br: No último Ubuntu Developer Summit, Mark Shuttleworth em sua apresentação mencionou a ideia de criar uma versão do Ubuntu para TV.

Flash: não foi bom enquanto durou: Trecho da minha coluna da semana no TechTudo: Via techtudo.com.br: O plugin Flash, que esteve em evidência há 2 semanas com o anúncio de sua descontinuidade nas plataformas móveis, é para mim – que cubro diariamente os posicionamentos e realizações de grande variedade de empresas e organizações com pontos de vista às vezes radicalmente diferentes – uma fonte quase inesgotável de controvérsias nos anos recentes.

Microsoft SQL Server driver para Linux: Versão preliminar : Seguindo a trilha que noticiamos em outubro, a Microsot disponibilizou uma versão preview do seu driver para acesso no Linux ao seu SQL Server.

Planos de upgrade para Android 3.0: aparelhos Samsung, LG, Motorola e Sony Ericsson: Um resumo da situação, via idgnow.uol.com.br.

E mais:


• Publicado por Augusto Campos em 2011-12-04

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

Este post é antigo (2011-12-04) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.