Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


A semana no BR-Linux: Beta do Ubuntu, uma chance ao Mandriva, SCO perde de novo, foblet

Oracle descontinua licença que permitia incluir sua Java VM em distribuições Linux: A Oracle anunciou o encerramento da DLJ (OS Distributor License for Java), licença não-livre criada nos tempos da Sun e que permitia aos distribuidores Linux empacotar as versões do Java da Oracle, garantindo assim que os usuários das distribuições pudessem ter acesso fácil à bem testada versão do Java da companhia, enquanto o OpenJDK estava em desenvolvimento.

Beta 1 do Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot: Enviado por André Gondim (andregondimΘubuntu·com): “O Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot Beta 1 sai no dia 1 de setembro e com várias melhorias e novidades.

TuxRadar compara e escolhe a melhor distribuição Linux de 2011: Enviado por Lex Aleksandre (debianmaniacoΘgmail·com): “Quais são os quesitos que devem ser levados em conta para destacarmos um software dos seus similares.

Nem só de Ubuntu vive o Linux: 5 razões para dar uma chance ao Mandriva: Texto de Katherine Noyes na PC World/EUA, em tradução publicada no IDG Now.

Violação da segurança no kernel.org: A nota oficial menciona que, graças à maneira como o git funciona, é pouco provável que o código-fonte lá armazenado tenha sofrido alguma alteração indevida no período – o que não é razão para que os responsáveis considerem menos séria a questão, ou para que a verifiquem menos.

Raspberry Pi: computador de US$ 25 demonstrado rodando Quake III: á comentamos sobre o Raspberry Pi em maio: trata-se de um computador ARM completo (com USB, SD, HDMI e compatível com várias distribuições de Linux) para uso na educação técnica (em conjunto a periféricos como monitor, teclado e mouse, claro), projetada (com recursos próprios ou captados diretamente) por David Braben – que a turma da década de 1980 pode lembrar como sendo o autor do cultuado jogo Elite.

SCO perde – de novo – a sua guerra judicial contra o Linux: Já gastei muitos kbytes de texto descrevendo – em 2003 e nos anos seguintes – as alegações da SCO em seu processo contra a IBM (e outros acusados) relacionado a direitos autorais que teriam sido infringidos por ela no kernel Linux, as respostas recebidas por ela e tudo o que aconteceu ao redor. No momento basta dizer que ela perdeu – de novo.

Tablet > Galaxy Note > Fone: conheça o novo foblet da Samsung: Maior que um fone usual e menor que os tablets usuais, a Samsung diz que o aparelho representa a criação de uma nova categoria de dispositivos móveis, entre o fone e o tablet.

Décadas depois, autor descobre que seu texto de programação estruturada serve para tempos de “Agile” mudando só uma palavra: Quanto mais as coisas mudam, mais elas permanecem as mesmas.

Tablets brasileiros não desistem nunca e buscam espaço no mercado: Num momento em que grandes fabricantes internacionais desistem de competir com o iPad e retiram seus tablets do mercado, empresas brasileiras se preparam para lançar seus produtos.

Mozilla mostra como será Firefox para tablets com Honeycomb: Trecho do Gizmodo: A Mozilla divulgou hoje uma prévia do Firefox para Tablets, uma versão do conhecido navegador web baseado no engine do Firefox (o Gecko) mas otimizado para a tela espaçosa de um tablet.

comScore: Android atinge quase 42% do mercado de smartphones nos EUA: Trecho do G1: O sistema operacional Android, do Google, atingiu quase 42% de participação no mercado de smartphones dos Estados Unidos em julho, revelou na terça-feira (30) a empresa de pesquisa comScore.

Motorola Xoom: usuário compartilha suas impressões detalhadas: O blog Free Bird publicou um review tão extenso do Motorola Xoom que mereceria uma versão em ebook ;-) Recomendo a leitura, mesmo a quem não pensa em adquirir um Xoom.

Mandriva 2011 “Hydrogen” final: Enviado por Manoel Pinho (pinhoΘuninet·com·br): “Como prometido anteriormente, foi lançada a versão final do Mandriva 2011, codinome “Hydrogen”.

Resulinux 3X: Enviado por Luciano Andress Martini (777UserΘgmail·com): “Depois de mais 1 ano a versão final do Resulinux chegou no site do Resulinux e inclui um change-log bastante interessante: -Kernel 2.6.37 -Texas Flood 3 RC para SYSVINIT tradicional – Texas Flood 3 em comportamento modo 2 com alguns recursos da versão 3, o que torna estável e mais rápido que a versão anterior.

Intel repele relatos de que estaria se afastando do MeeGo: Segundo o The H, a Intel – que no momento é a única grande empresa envolvida profundamente com o MeeGo – respondeu a relatos de que estaria planejando se afastar deste sistema operacional open source, dizendo que permanece comprometida com ele.

WPAD: como ativar a configuração automática de proxy na sua rede: O WPAD (Web Proxy Autodiscovery Protocol) é uma das maneiras de manter configurações de proxy na sua rede local que se aplicam por default aos usuários, sem precisar configurar individualmente cada navegador.

2012: MEC diz que distribuirá tablets para escolas: O Ministério da Educação tem histórico de projetos de distribuir materiais escolares eletrônicos “no ano que vem” que acabam sendo postergados, alongados e adiados, e o anúncio da vez é de que haverá distribuição de tablets a escolas públicas a partir de 2012.

E mais:


• Publicado por Augusto Campos em 2011-09-04

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

Este post é antigo (2011-09-04) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.