A semana no BR-Linux: 15 anos do BR-Linux, PC USB, openSUSE 12.1
BR-Linux faz 15 anos: Em 15/11 se completaram 15 anos desde que os primeiros conteúdos do que viria a ser o BR-Linux foram produzidos em uma madrugada de plantão – se não me engano, o primeiro texto era um tutorial sobre como imprimir em uma impressora HP com suporte a Ethernet, usando o comando lp no Slackware 2.2.
Cotton Candy: não é um pen drive, é um PC dual-core rodando Android ou Ubuntu: Eis um produto interessante: o Cotton Candy, um computador completo rodando Android 2.3 ou Ubuntu, com CPU dual-core ARM de 1,2GHz, GPU quad-core ARM, WiFi, Bluetooth, micro-SD e 2 conectores que definem seu modo de funcionamento: HDMI em uma ponta (para quando você quiser transformar a sua TV em um PC all-in-one) e USB na outra (para quando for rodar hospedado no seu notebook).
Com sucesso à vista e preço menor, Kindle Fire cria dilema para o Android: O título da matéria do IDG, que reproduzi acima, indica como um dilema algo que eu vejo com grande curiosidade: como o resultado que o Kindle Fire (cujas vendas começam nesta semana, após grande sucesso de pré-vendas) alcançará vai se refletir sobre a imagem percebida coletiva dos tablets com Android.
Kindle Fire: código-fonte já disponível : O Kindle Fire, disponível aos consumidores desde anteontem, já chegou ao mercado com o código-fonte do seu sistema operacional baseado no Android 2 publicado e à disposição de quem queira estudá-lo, modificá-lo, redistribui-lo ou usá-lo de outra forma.
Google disponibiliza código-fonte do Android 4.0 Ice Cream Sandwich: O Google anunciou a disponibilidade do código-fonte do Android 4.0 (Ice Cream Sandwich ou ICS) – mais precisamente, é o código dos componentes publicamente disponíveis do software que virá pré-instalado no Galaxy Nexus, anunciado conjuntamente pela Samsung e pelo Google.
Entrevista com Andrew Tanenbaum fala dos mesmos assuntos de sempre: Algumas das figuras-chave de projetos com relevância mais histórica do que corrente no universo tecnológico compartilham entre si a característica de que suas entrevistas são tão repetitivas que chegam a ser previsíveis – mas acabam agregando algum valor adicional como entretenimento justamente por causa disto.
Antívirus pagos são a melhor opção para aparelhos Android, aponta pesquisa: A pesquisa comparou uma série de antivírus gratuitos para Android, e usou como controle as plataformas da Kaspersky e F-Secure – só que cada um dos integrantes da amostra de controle pegou pelo menos 50% dos malwares testados, e o melhor entre os aplicativos gratuitos (o Zoner) pegou só 32% – os demais chegaram no máximo a 10%, e houve quem não detectasse nenhum.
‘Trolls de patentes’ custam US$ 80 bi por ano e sufocam a inovação, diz estudo: Pequeno trecho de um artigo longo e interessante: Via idgnow.uol.com.br: Nos últimos quatro anos, na verdade, essa riqueza perdida teve uma média de mais de 80 bilhões de dólares por ano principalmente às custas de empresas de tecnologia que investem pesado em R&D (pesquisa e desenvolvimento).
openSUSE 12.1: Após um pequeno adiamento, foi lançada a versão 12.1 do openSUSE, trazendo o kernel Linux 3.1 e opção entre os ambientes GNOME 3.2, KDE 4.7 (ambos com suporte a gerenciamento de cores), Xfce e LXDE.
Beta do Firefox 9 já disponível: Via noticiaslinux.com.br: A Mozilla anunciou a disponibilidade para download e testes da versão beta do Firefox 9 para desktop e Android.
O retorno do concurso internacional de programação obscura em C: Após 5 anos de pausa, o International Obfuscated C Code Contest (IOCCC) retornou, e a partir de 1 de dezembro vai aceitar inscrições de trabalhos para sua nova rodada que vai escolhes os mais obscuros ou ofuscados programas em C – que ilustrarão de forma perversa a importância do estilo na programação, esticarão os limites dos compiladores com códigos incomuns, e demonstrarão as sutilezas da linguagem C.
Intel 4004: 40 anos da primeira CPU em um único chip: O aniversário de 15 anos do BR-Linux não foi o único a ser comemorado ontem: o revolucionário Intel 4004 completou 40 anos na mesma data.
Entrevista com Marcelo Eduardo, ex-designer do MeeGo: se fosse lançado em 2008, a história poderia ter sido diferente: Via gizmodo.com.br: Marcelo Eduardo trabalhou por anos como designer de experiência e interfaces no INdT (Instituto Nokia de Tecnologia), instituto independente fundado pela Nokia, e trabalhou por anos no Maemo e MeeGo.
472%: Relatório indica aceleração do crescimento dos malwares para Android : Em um relatório de pesquisa realizada pela Juniper Networks foi constatado um crescimento de 472% dos malwares voltados à plataforma Android desde julho – e os autores dizem que os últimos 2 meses foram os de maior crescimento deste fenômeno até o momento – só em outubro foram 110%.
Espanha investiga empresa sobre uso de chips para controlar funcionários: Na interpretação que o Sindicato fez do funcionamento deste mecanismo compulsório, encontro um exemplo do que seria o oposto da ideia de liberdade digital – embora aparentemente este caso de celulares da empresa com chip de monitoramento (acelerômetro + GPS – algo que vários smartphones comertciais têm) que deve ser levado preso ao cinto durante o expediente externo se trate bem mais de uma questão trabalhista do que tecnológica.
E mais:
- O renascimento do Pinta
- O ano está acabando, e nada do µTorrent para Linux
- Após mais de 6 anos, Ubuntu deixa o primeiro lugar no ranking do DistroWatch
- Google anuncia que já ativou 200 milhões de Androids
- Lenovo vai lançar notebook com Android e Windows
- Photoshop Touch e as outras 5 novas ferramentas da Adobe para tablets tamanho G
- Apostando em um beta: Logitech perde milhões e desiste da Google TV
- Gweled: Jogue Bejeweled 2 (ou quase isso) no Linux
Hey!! e aquela foto do plants vs zombies no fire? tem PvZ oficial pra android?!?