Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


5 razões para buscar acesso ao root do seu celular Android

O IT World elencou o que considera as 5 razões para ultrapassar as barreiras do sistema e tornar-se root do seu aparelho com Android. Entre elas estão a amplitude do backup, a possibilidade de upgrades quando a operadora não os fornece, e a remoção de pacotes indesejados que algum departamento de marketing achou que deveriam estar lá obrigatoriamente. (via itworld.com)


• Publicado por Augusto Campos em 2011-05-28

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    A minha unica razão de ter acesso root ao meu celular e concertar configuração errada de processador por parte da samsung. Com a configuração de fabrica dura um dia a bateria, com a configuração que eu setei dura de 2 a 3 dias. E sem perda de performance. Ou seja se pelo menos fizessem direito eu nem precisava preocupar.

    ObiwanKenobi (usuário não registrado) em 29/05/2011 às 2:46 pm

    @anakinpendragon, eu entendo o que você passa.
    Se eu tivesse acesso ao seu código-fonte, eu teria “concertado” o seu comentário. Mas como é codigo-fechado….

    samuel (usuário não registrado) em 29/05/2011 às 10:27 pm

    ObiwanKenobi troll hahahaha

    ed2ef (usuário não registrado) em 30/05/2011 às 2:56 am

    @anakinpendragon, fiquei curioso, que tipo de modificação vc fez no seu samsung para duplicar/triplicar a duração da bateria? vlw ai.

    Lucas (usuário não registrado) em 30/05/2011 às 10:43 am

    O anakinpendragon deveria trabalhar no google.
    Se nem os engenheiros do Android conseguiram melhorar a duração da bateria, e ele sim…

    Se o google ser o post dele vai contratar, certo!

    Bremm (usuário não registrado) em 30/05/2011 às 3:56 pm

    @ed2ef

    Sem querer me meter e já me metendo, não deve ser nada fabuloso. Eu diria:

    Desabilitar GPS;
    Desabilitar A-GPS;
    Desabilitar UMTS;
    Desabilitar 3G;
    Desabilitar WiFi;
    Reduzir os widgets ao mínimo;
    Não usar papéis de parede dinâmicos.

    O que pode precisar de root:

    Habilitar cpufrequtils (se não estiver);
    Mudar o regime para ondemand.

    O BR-Linux não suporta tags “ul” e “li”. :(

    psicoppardo (usuário não registrado) em 30/05/2011 às 10:03 pm

    acesso ao root eh fundamental para usuarios android, uma vez que configurar clock do processador e retirar aqueles aplocativos inuteis que vem no celular eh um verdadeiro saco.

    PS desculpe a falta de acentos. Estou digitando direto do celular.

    Tiago (usuário não registrado) em 31/05/2011 às 12:27 am

    @Bremm
    Mas se for para fazer isso, para que um smartphone?

    Eu não tenho um telefone android, tenho um iPhone, mas isso deve valer para o android também: tem uma coisa que eu acho desnecessária (cada caso é um caso, veja se é desnecessário para vc também) que são o que o iPhone chama de notificação. Notificação nada mais é que de tempos em tempo o iPhone acessa a rede 3G para atualizar os aplicativos que tenham notificação ativado. Se tiver vários aplicativos, sua bateria vai pro pau, porque toda hora o iPhone ativa a rede 3G. Apenas desativando isso eu ganhei uma enorme autonomia na bateria do iPhone.
    Eu acredito que aconteça a mesma coisa com o Android. Talvez basta desligar o equivalente as notificações que a bateria deve durar bastante.

    Bremm (usuário não registrado) em 31/05/2011 às 4:31 am

    No Android, se eu entendi bem, funciona um pouco diferente. O Gmail/GTalk e outras tecnologias usam push, o que deixa a coisa mais econômica de cara. Já se sabe também que redes UMTS consomem menos que 3G (em termos de bateria, porém fico devendo a parte de tarifação).

    widgets animados que consomem bateria por usarem muito o processador, assim como os tais de papéis de parede dinâmicos. O GPS também consome muita bateria, mas isso depende se o aplicativo fica acessando ele o tempo todo ou não (alguns usam apenas os acelerômetro, o sensor magnético e o sensor de orientação, que são passivos — a princípio — e não drenam a bateria). Para comparar, tenho um TomTom XXL540 S e a bateria dele dura cerca de 2 horas com a carga completa (tela de 5 polegadas, 480×272 pixels).

    Esqueci de comentar sobre o Bluetooth, que é outra coisa que eleva muito o consumo de energia (às vezes mais que o WiFi).

    A moral que eu vejo no smartphone é apenas poder acessar o e-mail fora de casa/trabalho, sem precisar ter um netbook a mão. Tirando isso, no meu telefone uso o despertador, a calculadora, a agenda de compromissos e o tocador de mp3. A carga da bateria tem durado cerca de três dias (no telefone antigo, que comprei em 2008, estava durando mais de cinco dias). Depois que se passar o período da garantia (maio de 2012), vou começar a “capar” ele (remover tudo que a TIM e a Samsung colocaram de supérfluo dentro).

Este post é antigo (2011-05-28) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.