Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


ZFS: vantagens e alternativas ao sistema de arquivos do Solaris

A Free Software Magazine às vezes publica artigos convolutos e quase místicos, e este não é exceção: disfarçado em um texto sobre OpenSolaris e distribuições populares, temos um texto bastante elucidativo sobre as vantagens do sistema de arquivos ZFS.

E não apenas sobre as vantagens: o texto trata ainda de licenciamento, aplicabilidade, e a partir de certo ponto sofre uma metamorfose e passa a ser um artigo sobre o Btrfs, apresentado como possível alternativa ou resposta livre ao ZFS, software livre descrito como potencialmente insuficientemente livre pelo autor. (via freesoftwaremagazine.com)


• Publicado por Augusto Campos em 2010-05-20

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Heaven (usuário não registrado) em 20/05/2010 às 10:10 pm

    Mas o ZFS esta licencidado em BSD?

    Nao, a licença dele é a CDDL.

    Agora que o ZFS é da Oracle, que também desenvolve o btrfs, como fica? A Oracle fará como a Unilever e lançará vários produtos que fazem a mesma coisa?

    Marcos (usuário não registrado) em 20/05/2010 às 11:42 pm

    @tenchi, eles ainda estão avaliando. A Sun é uma empresa muito grande, ainda está sendo “digerida”. heheheh

    Rodrigo Carvalho (usuário não registrado) em 21/05/2010 às 8:09 am

    Realmente o texto é meio estranho apesar que dar algumas informações interessantes.

    Vidente Digital em 21/05/2010 às 10:32 am

    HALF TOPIC 2

    Eu ainda prefiro o reiserfs :-D

    Allan Taborda dos Santos (usuário não registrado) em 21/05/2010 às 11:46 am

    Também prefiro o ReiserFS, mas quando lançarem o Btrfs como estável, pode ser que eu passe a usá-lo. Mas tem que ser estável mesmo, não quero ter o desprazer de ter dados perdidos por causa do sistema de arquivos. E até o momento, o ReiserFS nunca me deu problema, e olha que eu o uso desde 2004.

    Riser (usuário não registrado) em 21/05/2010 às 11:52 am

    Ainda tem o Reiser4, que ao contrário que a maioria pensa ainda está em desenvolvimento.

    Vidente Digital em 21/05/2010 às 12:10 pm

    @Allan Taborda dos Santos

    Idem! Eu só uso o reiserfs desde essa época, acredito. Antes era somente ext2 e ext3, mas vi no reiser muito mais benefícios nesse tempo. E tenho sempre escolhido ele para todas as minhas máquinas. Nunca me deixou na mão em nada. Nunca perdi nada.

    @Riser

    Mal posso esperar, mas como o Allan falou, eu também só mudarei de FS quando o mesmo se mostrar ultra-estável. E com certeza darei preferência para o reiserfs4 ;-) Não vou me arriscar tão cedo em btrfs ou similares. Talvez, depois de alguns anos na estabilidade e mostrando ganhos consideráveis em cima do reiserfs (que duvido), eu penso no assunto :-D Enquanto isso estou “feliz e contente” com o reiserfs3.

    OFF-TOPIC

    Mas pô! Que mala o Hans Reiser. Tinha que dar kill -9 wife e atrapalhar todo o desenvolvimento de um projeto como de sistema de arquivos como esse? :-D

Este post é antigo (2010-05-20) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.