Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Wozniak diz que Android dominará, e que Nokia é marca para antigas gerações

O cofundador da Apple Steve Wozniak, declarou em entrevista ao jornal holandês De Telegraaf, que a plataforma móvel do Google será dominante muito em breve.

Woz explica que embora o iPhone tenha poucos pontos fracos e seja o melhor em termos de qualidade, o Android possui mais ferramentas e oferece mais opções aos usuários.

Ele acredita que, eventualmente, a qualidade, consistência e satisfação dos usuários do Android serão similares as do iOS. “Uma desvantagem é que a Apple foca seu próprio conteúdo apenas na iTunes Store, ou seja, o iPhone não é para todos. E é justamente nisso que o Android supera, ao oferecer uma ampla gama sob o lema para todos”, diz Wozniak, que ainda é acionista da Apple.

(…) Encerrando a entrevista, Wozniak ainda cutucou a Nokia, dizendo que a empresa finlandesa é uma “marca para antigas gerações”, associada a teclados físicos. O cofundador da Apple acredita que a Nokia deveria lançar um novo modelo de negócios com foco no público jovem, oferecendo mais opções de aparelhos com telas sensíveis ao toque. (via info.abril.com.br)


• Publicado por Augusto Campos em 2010-11-18

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    MaxRaven (usuário não registrado) em 18/11/2010 às 2:26 pm

    Tio Wozniak, não precisa esculachar, não sou tão antiga geração assim e gosto do meu nokia, muito embora o próximo acho que não terá, até pq nem preciso hehe.

    Tiago (usuário não registrado) em 18/11/2010 às 2:27 pm

    Eu concordo em gênero número e grau com Woz. O iPhone não é bom, é excelente!! Mas a Apple fecha tanto o iPhone que as vezes sufoca.

    Acredito que o Android tem que ser um pouco mais polido, principalmente na interface. Mas não duvido muito que logo ele assuma de vez o mercado.

    Eu uma vez disse que o iphone teria no máximo mais 5 anos de vida.

    Hoje eu ainda não troco o meu iPhone por um Android, mas daqui a 2 anos quem sabe?

    E Olha que até lá a Apple pode se mexer.

    Agora, quanto ao fato do iPhone usar o iTunes, isso eu não acho tão ruim assim. Só quem usa linux é que vai ter problema. Mas esse problema seria resolvido se a Apple lançasse um iTunes para o linux.
    Bom, como o linux não é padronizado, a Apple não pode garantir que ele funcione perfeitamente em todas as distros. logo, a Apple não vai lançar o iTunes para linux. E olha que nem difícil é, afinal, o Mac é Unix, o primo rico do Linux.

    Alexandre Costa e Silva (usuário não registrado) em 18/11/2010 às 2:32 pm

    Adoro o iPhone, e tudo o que a Apple faz, menos a sua política restritiva. Parece uma aula de psicanálise: para ser perfeccionista o sujeito tem também que ser controlador e anal. Chato.
    Woz sempre foi mais liberal, e por isso cansou do autoritarismo de Jobs, embora ainda sejam amigos.
    Por isso woz é um nerd hero: Fala o que pensa, doa a quem doer. E está coberto de razão. Basta um incremento na qualidade da interface, que eu migro.
    Porém, como tenho acesso à app store, ou seja, no dizer do Woz, não sou como “todos”, o iPhone ainda é para mim.
    E a qualidade que o iPhone entrega deixa a gente mal acostumado…

    Crhistian (usuário não registrado) em 18/11/2010 às 3:13 pm

    Dono de ações da Apple e está falando isso?? Agora eu entendo menos ainda de bolsa de valores! :-)

    Antonio (usuário não registrado) em 18/11/2010 às 3:24 pm

    @Crhistian

    Vai ver ele quer comprar mais ações da Apple. :)

    Depois ele faz outra declaração pró iPhone e ficará mais rico. :D

    Profeta do Caos (usuário não registrado) em 18/11/2010 às 3:27 pm

    Ele tem razão, a Nokia ficou no século passado. Agora quer reagir, comprou a QT, mas parece que a galera de cueca, não quer fazer software livre para ela.
    Nokia, acho que você se ferrou desta vez.

    devnull (usuário não registrado) em 18/11/2010 às 3:44 pm

    Não precisa ser gênio para ver isso: a Apple perdeu para o PC no passado e não aprendeu a lição – ninguém gosta de bola de ferro no pé.

    Léo Haddad (usuário não registrado) em 18/11/2010 às 3:46 pm

    @devnull

    Concordo, e a história se repete =p

    o (usuário não registrado) em 18/11/2010 às 4:01 pm

    Esse Wozniak é que o verdadeiro gênio da Apple.

    O Steve Jobs é apenas um marketeiro, dos bons é verdade, e como todo psicodélico acaba ganhando sempre seguidores fiéis.

    Se a Google conseguir segurar de alguma forma o ímpeto dos fabricantes de celulares de querer modificar demais o sistema e com isso não manter o android atualizado a Apple estará lascada.

    Maicon Radeschi (usuário não registrado) em 18/11/2010 às 4:13 pm

    Eu troquei meu iPhone por um NOKIA N900 e estou bem feliz! E nem sou tão velho assim, nem passei dos 30 ainda!

    Xinuo (usuário não registrado) em 18/11/2010 às 4:40 pm

    Ele foi realista, declarou o já eram favas contadas. Desde que começaram aquelas notícias de vendas de equipamentos com Android x iOS que se via claramente a curva exponencial do Android. E ainda tinha usuário de iPhone vindo aqui para reclamar (mimimi) da estatística. Agora é esperar para as vendas de Android superarem a de Symbian e algum celular específico om Android superar as vendas do iPhone, para que não reste nada de mimimi para ser chorado.

    Ever (usuário não registrado) em 18/11/2010 às 5:18 pm

    Acho que esse cara quer uma vaga de emprego na Nokia, isso sim…

    CArlos (usuário não registrado) em 18/11/2010 às 5:22 pm

    os números da megasena por favor

    Luiz Aguiar (usuário não registrado) em 18/11/2010 às 5:26 pm

    A Apple é a empresa que mais cresceu nos EUA na década, basta ver o valor de mercado dela 10 anos atrás e hoje, e quem acha que o Jobs e Apple vão ficar sentados vendo todo mundo falar o quer, vai esperando.
    Hoje a Nokia divulgou que tem 3 milhões de downloads por dia em sua “porcaria” de loja, ela mesma sabe que perdeu e muito o time share de tudo, mas a Nokia tem muita força (principalmente comercial) pra conseguir se levantar.

    []s

    PS: eu não tenho iPhone rs

    Eu ainda acrdito na Nokia. O Symbian^3 ainda tá bem atrás do iOS e Android,mas é fato que diminuiu a diferença. E o Meeguxo está competitivo, falta lançar nos novos celulares.

    psicoppardo (usuário não registrado) em 18/11/2010 às 7:11 pm

    da-lhe android!!!

    Léo Haddad (usuário não registrado) em 18/11/2010 às 8:21 pm

    @Luiz É o que o devnull comentou, isso já aconteceu antes, só você olhar a história da Apple e da Microsoft. A Apple nessa década cresceu inovando, mas outras empresas correram atras. Como ela não aproveitou toda sua inspiração para dominar o mercado daqui a pouco vai ser só mais uma igual as outras só que cheio de restrição, ou seja, perdeu a oportunidade (denovo).

    joka (usuário não registrado) em 18/11/2010 às 8:27 pm

    Iphone é um ícone metrosexual.
    Metrosexual é um cara que não é b…a, mas já tirou o alvará.

    bebeto_maya (usuário não registrado) em 18/11/2010 às 8:52 pm

    Interessante…Sempre que Wozniak fala algo, sinto como se fosse uma cutucada no Jobs, e mais ainda, nos macmaníacos, como se no fundo, ele não suportasse a turma de babões da maçã. Digo, reconheço os méritos dos Mac e de seu fantástico SO, o OSX, mas estamos falando de iPad?

    Amarok (usuário não registrado) em 18/11/2010 às 9:03 pm

    Ele acabou de dizer que foi mal interpretado pelo jornal holandês

    http://www.engadget.com/2010/11/18/exclusive-woz-misquoted-almost-every-app-that-i-have-is-bette/

    pimentel (usuário não registrado) em 18/11/2010 às 9:40 pm

    E pensar que meu sonho de consumo já foi um Nokia N95…
    já hoje eu ficaria frustrado se ganhasse um top de linha da Nókia e não um Top Com Android.

    Renyer (usuário não registrado) em 18/11/2010 às 9:59 pm

    Espero que o MeeGo cresça, será muito bom para o mundo do Linux. Mais um para derrubar o iOS e a concorrência com o Android só vai fazer com que cada um melhore.

    Concordo que a Nokia é para gerações passadas, ainda mais com o SymbianOS que parou no tempo, ou nunca foi a sua intenção de ser para smartphones do futuro. Aliás, essa é uma das minhas grandes dúvidas atualmente.

    Sobre o iPhone, sem dúvidas é um excelente aparelho mas não compro de jeito nenhum por causa da sua natureza fechada. Pode tornar-se o melhor aparelho do mundo mas não compro.

    tonyfrasouza (usuário não registrado) em 18/11/2010 às 10:34 pm

    Eu nasci para ser livre até onde eu posso ir sem ter que tirar a liberdade de ninguém. Pois, então, estou fora da Apple, apesar do meu primeiro computador ter sido um Apple II, isto há muito e muito tempo atrás. Isso quer dizer, se mesmo que eu pudesse comprar, não o faria. Mas, 2011 vai ser o meu ano de novas tecnologias como: TV LCD Full HD com GoogleTV, quem sabe um smartphone Samsung Galaxy + aluguma letra e um super e recentemente Android lançado…

    Illidan (usuário não registrado) em 19/11/2010 às 12:37 am

    Wozniak falou coisa nada ver agora. Esperava mais dele

    Lucas Timm (usuário não registrado) em 19/11/2010 às 8:23 am

    Odeio “digitar” em touchpads, prefiro teclados físicos *FATO*

Este post é antigo (2010-11-18) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.