Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


War Driving Day no Rio detecta milhares de redes sem fio vulneráveis

Enviado por Rafael Ferreira (rafaelΘgreenhat·com·br):

“Na última terça-feira, 30 de novembro, Dia Internacional de Segurança da Informação (DISI), aconteceu o I War Driving Day RJ, primeira edição de um projeto que pretende acontecer semestralmente em famosas ruas de uma grande cidade no Brasil, evento que tem como principal objetivo educar e alertar sobre a segurança da informação em redes sem fio.

O projeto foi um estudo sobre a segurança das redes sem-fio ao longo da Avenida Rio Branco, centro empresarial da cidade do Rio de Janeiro, através de uma análise em um carro com duas antenas de alta potência, com capacidade de detectar redes sem fio a alturas de até 20 andares. Para a execução do projeto foi usado o software livre Kismet.

O resultado mostrou um perigo que o coração comercial da cidade pode estar exposto: em pouco mais de 3 horas e 3 voltas na avenida, foram detectadas 3.670 redes sem-fio, das quais 1.836 (50,04%) estavam sem qualquer protocolo de segurança e 282 (7,68%) usavam o protocolo WEP, facilmente quebrável. Por outro lado, 1.552 redes (42,28% do total) usavam proteção WPA, considerado segura (posição esta intimamente ligada a força da senha).” [referência: seginfo.com.br]


• Publicado por Augusto Campos em 2010-12-07

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Junin (usuário não registrado) em 7/12/2010 às 8:24 am

    Kismet, Aircrack, Jonh The Ripper e um bom dicionário (isso quando a senha não é “nomedarede123″) fazem a alegria da molecada.

    Bremm (usuário não registrado) em 7/12/2010 às 12:10 pm

    Na região de Novo Hamburgo (RS) a única rede segura era a da Feevale. Já onde eu moro, tem muita gente usando WPA, mas as senhas baseadas em dicionário não ajudam muito na questão de segurança.

    Isso sem contar os fabricantes dos pontos de acesso, que não prezam pela qualidade de suas soluções.

Este post é antigo (2010-12-07) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.