Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


VMWare adquire Zimbra

Enviado por Rafael Peregrino da Silva (rperegrinoΘlinuxmagazine·com·br):

“A empresa especialista em virtualização VMware acaba de aumentar o seu portfólio de aplicativos através da aquisição da plataforma de comunicação colaborativa — groupware — Zimbra.

Desde 2007, o Zimbra estava sob o controle da Yahoo!, que havia adquirido a empresa por 350 milhões de dólares. A VMware deverá utilizar a tecnologia como parte de sua estratégia de serviços “em nuvem”. Os serviços escalonáveis e integrados de e-mail e agenda oferecidos pelo Zimbra se encaixariam perfeitamente nesse conceito, segundo declarações da líder do segmento de sistemas de virtualização. Apesar da aquisição, o acordo entre as empresas prevê que o groupware deverá ficar disponíveis para serviços da Yahoo!.” [referência: linuxmagazine.com.br]


• Publicado por Augusto Campos em 2010-01-15

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Weber Jr . (usuário não registrado) em 15/01/2010 às 2:09 pm

    Notícia excelente, escapou da Microsoft, que vai comprar o Yahoo mesmo mais cedo ou mais tarde.

    Lucas Timm (usuário não registrado) em 15/01/2010 às 2:39 pm

    @Weber Jr

    Caramba, quanto medo da Microsoft, hehe. Entretanto fiquei MUITO feliz com a aquisição, pois é verdade. Esse serviço é bem “a cara” da VMware. :-)

    Apesar disso, realmente seria complicado se a Microsoft comprasse o Zimbra, pois aí ela teria comprado um concorrente open source, e nós perderíamos essa excelente alternativa.

    Philippe (usuário não registrado) em 15/01/2010 às 2:53 pm

    Lucas Timm,

    Por tentar defender a MS conseguistes te contradecir sozinho:

    “quanto medo da Microsoft”, “realmente seria complicado se a Microsoft comprasse o Zimbra”

    Acho que tu concordas com o Weber Jr, então pra que passar a mão na cabeza da MS? Depois os discipulos do Stallman te criticam e tu achas injusto. O Zimbra é concorrente do Exchange, e o Yahoo esta perigosamente perto da Microsoft. A noticia é boa pra quem gosta do Zimbra, clap clap e a outra coisa!

    Lucas Timm (usuário não registrado) em 15/01/2010 às 3:19 pm

    @Philippe

    Eu não passo a mão na cabeça da Microsoft, eu apenas sei distinguir as coisas. A Microsoft é cheia de tecnologias boas (não é o caso do Windows), e eu não me atenho à essa religião toda. Seria realmente legal se a Microsoft fosse 1/10 de tudo aquilo de ruim que vocês falam dela, hehe. Por que, infelizmente, só se fala em Microsoft por aqui! O assunto era sobre o Zimbra E a VMware, caramba.

    Menos, bem menos. Quaaaaase nada.

    Philippe (usuário não registrado) em 15/01/2010 às 3:47 pm

    Lucas,

    Continuo achanado que tu tens uma visão bem peculiar da MS. Ao meu ver o Windows é sim uma tecnologia boa, como tantas outras dela, concordo contigo. O problema não é esse. É, ao meu ver, o comportamento que ela tem com seus concorrentes, sobre tudo formatos, padrões, etc.

    Neste caso é relevante falar da MS sim, como o Weber comentou ela namora o Yahoo faz tempo, e caso tivesse botado as mão no Zimbra seria uma coisa ruim pro Software Livre.

    Pra mim o Linux é um hobby, não tenho uma visão Stallmanista

    Lucas Timm (usuário não registrado) em 15/01/2010 às 4:06 pm

    @Phillipe

    Eu também não tenho uma visão Stallmanista, nem Microsofteísta. Gosto de MUITOS produtos da Microsoft, e não gosto do comportamento dela perante muitas outras empresas e comunidades. E também não gosto do comportamento do Stallman também perante muitas empresas e comunidades. Ou seja, me limito aos produtos de cada um, e não as práticas mercadológicas de ambos.

    Patola (usuário não registrado) em 15/01/2010 às 4:54 pm

    A Microsoft é cheia de tecnologias boas (não é o caso do Windows), e eu não me atenho à essa religião toda.

    Se você está falando da filosofia do software, não é religião. Religião tem dogmas, transcendência e deuses. Em geral tem também uma moralidade específica – e aí está o ponto parecido. Quem segue a filosofia do software livre o faz por aspectos morais, e ela pode ser chamada de uma teoria específica da moralidade para certos meios digitais. Mas certamente dispensa as outras características…

    Ver a Microsoft de forma “neutra” como a descrita por ti é contraditório com dizer que “não gosta do comportamento dela perante muitas outras empresas e comunidades”, pelo menos se for uma opinião realmente bem-informada sobre as estratégias e históricos desta multinacional. E comparar com o comportamento de uma corporação multifacetada com o de um único indivíduo chega a ser algo delirante.

    Weber Jr . (usuário não registrado) em 15/01/2010 às 4:57 pm

    @Timm

    Sabe a polêmica, idiota no caso, da Oracle comprar o mySQL ?

    Eu acho palhaçada, porque sei que o mysql mal pode ser considerado mesmo um SGBD E a Oracle está pouco se lixando para o mysql, vai na compra como um troco e que só gera problemas.

    Já se a MS comprasse o Yahoo com o Zimbra Junto, aí sim seria uma ameaça BEM real. Afinal um dos carros chefes da MS é o Office e Exchange. Embora eu continuo defendendo que, por ter licença livre, o projeto poderia continuar. Assim como o golfinho.

    Lucas Timm (usuário não registrado) em 17/01/2010 às 12:19 am

    @ Patola

    Comparei os maiores representantes do chamado software proprietário e do chamado software livre. A comparação é válida, sim.

    @ Weber Jr.

    Se a Microsoft, de fato, tivesse comprado o Zimbra (junto com o Yahoo) eu mencionei que seria complicado. Ela teria comprado um concorrente direto, o que não se aplica no caso Oracle x MySQL. Você que, pelo teor dos seus comentários, também conhece um pouco sobre banco de dados, sabe que os dois softwares são pertencentes à mesma categoria, mas não se aplicam ao mesmo fim.

    Entretanto, se defendemos o modelo Open Source (e eu defendo) e o Zimbra sendo um software enquadrado nesta modalidade, mesmo a compra da Microsoft não deveria nos assustar, não. Em caso de qualquer problema, que seja feito um fork…

    Weber Jr . (usuário não registrado) em 17/01/2010 às 3:19 pm

    @Timm

    Basicamente repetiu o que falei.

    cafecraft (usuário não registrado) em 17/01/2010 às 10:40 pm

    Não gosto nada dos produtos da Microsoft!… não seguem padrões, deixam de seguir RFC para dificultar compatibilidade, usa ataques bem safados para conquistar e se manter… Vai migrar um banco MSSQL para qualquer outro SL ou até mesmo Oracle que tem ferramenta de migração mas requer muito trabalho manual pq ? pq não segue padrão!

    Como vou gostar de algo que não segue padrões ? imagine se o bocal da lampada não tivesse um padrão ? ou mesmo uma tomada ? é isso sem mais!…

Este post é antigo (2010-01-15) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.