Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Video: WebOS (aquele da Palm/HP) dando boot em um PC

Notícia interessante para quem está na expectativa de saber como serão os tablets, netbooks e outros produtos que a HP vem sinalizando que lançará com o WebOS, desenvolvido pela recém-adquirida Palm: não é muito difícil rodá-lo desde já em um PC.

O usuário que testou em um notebook Dell C600 descreve assim o procedimento: pegou a imagem do WebOS do emulador do kit de desenvolvimento, colocou em um disco IDE, e deixou ele dar boot.

Não é propriamente usável: trata-se de uma versão para celulares, afinal de contas, e luxos como o suporte a mouse ou a resoluções maiores não estão presentes, ao menos por default. Será que vai aparecer alguém suficientemente motivado para transpor estas barreiras em uma versão extra-oficial antes do lançamento do que a HP está guardando na manga? (via osnews.com)


• Publicado por Augusto Campos em 2010-05-17

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    André Machado (usuário não registrado) em 17/05/2010 às 3:01 pm

    Ironia: o cara está rodando um sistema (que agora é) da HP em um notebook Dell…

    André Machado (usuário não registrado) em 17/05/2010 às 3:11 pm

    Espero que esse sistema não seja tão lento para iniciar em um dispositivo móvel…

    carberto (usuário não registrado) em 17/05/2010 às 10:05 pm

    Linux dá boot em qualquer coisa, até em cafeteira…

    Hell (usuário não registrado) em 18/05/2010 às 8:03 pm

    @André Machado

    Assim como android e outros só é lento mesmo nas maquinas de desenvolvimento, já nas de produção ai com o hardware já selecionado e compilação preparada apenas para aquela exclusiva arquitetura ai se resulta num Appler da vida (tudo funcionando lindamente).

    tenchi (usuário não registrado) em 18/05/2010 às 9:20 pm

    Abaixo a quantidade de sistemas baseados em Linux para celulares e outros dispositivos móveis! É android, openmoko, maemo, bada, webos, meego… Daqui a pouco teremos o OMOSPC – One Mobile Operating System Per Child :-)

    É claro que é brincadeira, mas é interessante este fenômeno.

    Eu já tinha estranhado o WebOS, pois o emulador dele é uma VM do virtualbox, portanto x86, diferentemente do Android, por exemplo, que usa o QEMU para emular um ARM9 (é 9?).

    Ou seja, o WebOS está nativamente pronto para rodar em x86? Que “celular” hoje em dia usa esta arquitetura? Neste campo x86 só há o Atom, não é? E ainda sim não tem uma eficiência energética tão boa quanto os ARMs da vida.

Este post é antigo (2010-05-17) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.