Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Vídeo: Nova ferramenta do Google permite que qualquer usuário crie apps para o Android

A descrição do Gizmodo Brasil traz a preocupação de que a App Store do Android seja inundada por aplicativos do tipo “clique para miar”, mas também acrescenta alguns detalhes interessantes:

O Google revelou sua mais nova arma na guerra de smartphones: o Google App Inventor  para Android. Ele é uma ferramenta de criação de apps no formato arrastar-e-soltar, para ajudar quem não tem uma coleção de SDKs no computador  mas quer criar apps, jogos e mais.

O usuário pode construir apps personalizados unindo “blocos” predefinidos de código fornecidos pelo Google, que são reunidos para criar pequenos apps – bem parecido com ferramentas hoje disponíveis na Mobile Roadie e outros, só que de graça. A Nokia tem uma ferramenta parecida, o Ovi App Wizard, que transforma feeds RSS em apps. (via gizmodo.com.br)

Já o IDG Now tem alguns detalhes interessantes adicionais, e nada sobre apps de gatos:

A página do serviço diz que “para usar o App Inventor, você não precisa ser um desenvolvedor, já que ele não requer nenhum conhecimento de programação”. Os códigos do software são escritos pelo próprio Inventor, enquanto aos usuários são dadas as opções sobre o que incluir nos aplicativos.

O site do Inventor oferece várias sugestões na criação dos aplicativos, incluindo o uso de GPS nos smartphones para funções de localização, com o envio de SMSs para os amigos ou o desenvolvimento de ferramentas que tenham ligação com outros serviços, como o Twitter.

A chegada do App Inventor deve dar ao Android um braço a mais na disputa contra o iPhone, já que ele dá aos usuários a possibilidade de criar aplicativos conforme suas necessidades, o que não é tão fácil no caso do smartphone da Apple, cujo kit de desenvolvimento exige que a pessoa tenha certos conhecimentos de programação, além da necessidade de passar pela aprovação da Apple.  (via idgnow.uol.com.br)


• Publicado por Augusto Campos em 2010-07-12

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Parece muito bom, me lembrou um programa chamdo click’and create que existia para Windows 98. Permitia criar aplicações multimidia para Windows sem saber programar, muitos jogos foram feitos assim. Pena que era muito pesado para a epoca.

    Alexandre Arruda (usuário não registrado) em 12/07/2010 às 4:34 pm

    “o que não é tão fácil no caso do smartphone da Apple, cujo kit de desenvolvimento exige que a pessoa tenha certos conhecimentos de programação, além da necessidade de passar pela aprovação da Apple. “

    Esses “certos conhecimentos” dão a impressão de que não é preciso muito tutano para desenvolver para o iOS (ou Android, Symbiam). Se programar em Objective-C, Java, C++ é relativamente fácil, então todos os desenvolvedores atuais estão relativamente no limbo com a concorrência do Joaquim da Padaria !!! :P

    Marcos (usuário não registrado) em 12/07/2010 às 4:44 pm

    Nenhum aplicativo de nicens disponível? Esperem para ver *sorriso maligno* Vocês não sabem até onde vai o fanatismo do gatófilos!

    Marcos (usuário não registrado) em 12/07/2010 às 4:46 pm

    Nenhum aplicativo de miados disponível? Esperem para ver *sorriso maligno* Vocês não sabem até onde vai o fanatismo do gatófilos!

    Paul (usuário não registrado) em 12/07/2010 às 5:12 pm

    No caso da Apple, também é preciso ter o hardware dela (de mesa) pra desenvolver.

    Igor Ramos Tiburcio (usuário não registrado) em 12/07/2010 às 5:36 pm

    Já viram o Scratch do MIT? Ele é até citado nos “créditos” do App Inventor, mesma ideia só que levado “a sério” pela “gigante de Mountain View”.

    Patola (usuário não registrado) em 12/07/2010 às 9:03 pm

    Isso é muito bom! Aumenta a liberdade do usuário de fazer o que quer com seu aparelho, não o que lhe “deixam” fazer. Tomara que a idéia se popularize e vire moda.

    Tomara que isso popularize também a disseminação de conhecimentos de programação (ou pelo menos lógica de programação) entre as pessoas que se consideram “leigas”. O mundo precisa mais disso, pessoas no controle do que usam, como na década de 80 em que ninguém tinha preconceito de aprender um tanto de BASIC ou de DOS.

    bebeto_maya (usuário não registrado) em 12/07/2010 às 9:16 pm

    Acho que isso vai fragmentar o negócio do Android, sugirão aplicativos do tipo “clique para miar”, como foi frisado. Porém, vejo grande potencial para estudantes de Design, que adoram criar coisas, sem saber ao certo como funcionam…

    devnull (usuário não registrado) em 12/07/2010 às 9:27 pm

    É legal ver um ambiente de desenvolvimento que não tenha o vício de “difícil para se valorizar” que é tão comum por aí.

    Elessar (usuário não registrado) em 13/07/2010 às 9:12 am

    Me cadastrei e estou esperando meu acesso. Parece ser um brinquedinho interessante, apesar de eu estar estudando java em paralelo pra desenvolver Apps mais poderosas..

    Concordo plenamente com o Patola e devnull. Delphi e Visual Studio cresceram nos eu auge por ter uma proposta nessa direção, embora nenhum deles seja exatamente algo que um “não programador” consiga trabalhar, é possível fazer o básico com pouco ou nenhum código.

    A Palm também lançou uma solução parecida há uns meses, o Projeto Ares. Pena que o WebOS não fez tanto sucesso quanto merecia.

    Lewis (usuário não registrado) em 13/07/2010 às 11:44 am

    Tava demorando! :-P

    Muito boa a iniciativa, vai agilizar muito as coisas para pessoas que não tem tempo.

    Tenho certeza que com o tempo nem será possível distinguir uma aplicação feita com a ferramenta de uma outra codada na unha.

    @Lewis, ahhh, vai sim.

    A atividade Logo do Sugar (SO do OLPC) tem essa possibilidade de programar juntando “blocos”, o que evita que a criança tenha que digitar texto e possa criar algoritmos lógicos a partir de figuras.

    Interessantes estas abordagens.

    Mas não creio que o google vá misturar as aplicações “tradicionais” com estas “aperte o botão vermelho”.

    nobody (usuário não registrado) em 13/07/2010 às 1:56 pm

    MIRO – O retorno!

Este post é antigo (2010-07-12) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.