Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Versões não-Windows teriam dado impulso ao crescimento do Google Chrome

Já mencionamos na semana passada os resultados de março da pesquisa da NetApplications sobre a popularidade de navegadores, mas agora, via iG Tecnologia, chega uma análise secundária que não posso deixar de comentar: o papel da versão para Linux nisso.

Segundo a análise do Mashable, citada na cobertura nacional, o lançamento em fevereiro do Beta para Mac e Linux teria dado um impulso adicional importante a este crescimento.

Mas devo mencionar: li a matéria do Mashable dada como fonte e não encontrei esta referência – por lá eles mencionam apenas os usuários do Mac.

De uma forma ou de outra, e certamente sem grande influência sobre o índice da NetApplications, o número de usuários de Linux usando o Chrome ou Chromium para acessar o BR-Linux vem crescendo mês a mês. Em março, 14,53% de vocês chegaram aqui usando o navegador mantido pelo Google. Ah, e houve também 9 acessos usando o navegador do PSP, caso alguém esteja interessado ;-) (via tecnologia.ig.com.br)


• Publicado por Augusto Campos em 2010-04-13

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Fellype (usuário não registrado) em 13/04/2010 às 4:20 pm

    Acho que com isso podemos dizer que usuários de Linux e Mac são mais abertos à experimentar novos programas.

    Gustavo Melo (usuário não registrado) em 13/04/2010 às 4:38 pm

    Sei lá, eu ainda prefiro o Firefox. E antes que venham com trocentos argumentos técnicos escovação de bits… eu gosto dele, uso e pronto, sem me preocupar com mais nada.

    Luiz (usuário não registrado) em 13/04/2010 às 4:42 pm

    Ainda uso o Firefox pelos plugins e principalmente pela quantidade de ram que o Chrome usa. Quando eu tiver 4GB eu vou considerar o Chrome.

    Os benchmarks sempre focam no javascript, mas em questão de consumo de memória o Firefox é sempre o menor.

    gb (usuário não registrado) em 13/04/2010 às 4:44 pm

    com certeza. eu uso bastante o chrome no ubuntu. ñ tenha dúvida que muita gente vem de fora do w.

    Benjamim (usuário não registrado) em 13/04/2010 às 4:44 pm

    Eu sou um dos que migrou do firefox para o Chrome, o que mais pesou para mim foi a interface clean do chrome que me permitiu navegar no meu laptop de miseras 13pol muito mais avontade.

    Marcos Elias (usuário não registrado) em 13/04/2010 às 4:49 pm

    Uso o Chrome como navegador padrão desde o primeiro dia do beta para Windows, em geral não me arrependo. No Linux foi ótimo ver as primeiras liberações dele também, na época não deu outra, usei com bug ou sem bug, acessando no Firefox só o que não funcionava nele ou para abrir outros sites com credenciais diferentes (sem usar sessões, gosto de usar o Chrome / Firefox / OPera para ficar a par das atualizações de cada um).

    Tendo memória de sobra não há motivos para reclamar do uso de memória do Chrome. No Firefox aqui acho insuportável navegar com umas 20 abas abertas, mas no Chrome fica tudo bem (creio que pelo isolamento de processos).

    MalkavFelipe (usuário não registrado) em 13/04/2010 às 5:02 pm

    tTentei usar o Chrome aqui no ubuntu mas não rolou não… ficava trancando direto….

    Firefox ainda é meu preferido

    Katsutoshi (usuário não registrado) em 13/04/2010 às 5:11 pm

    @GustavoMelo Gosto é gosto. É que nem o Opera, é um browser muito rápido e tem vantagens sobre os outros, mas assim como voce, muitos preferem o Firefox, Google Chrome e por aí vai.

    Marcelo Nascimento (usuário não registrado) em 13/04/2010 às 5:23 pm

    Considerando nossa internet super rápida, existe algum ganho real de tempo usando o Chrome? São poucas as páginas cheias de javascript para fazer essa diferença. Estou errado?

    @Benjamin,
    Se o problema é a interface: https://addons.mozilla.org/en-US/firefox/addon/8782

    Rodrigo Pinheiro Matias (usuário não registrado) em 13/04/2010 às 7:05 pm

    A minha bola é de capotão, com gomos pretos e outros brancos, acho que é bem melhor que a sua que só tem gomos brancos.

    Jack Gold (usuário não registrado) em 13/04/2010 às 7:25 pm

    Acredito que o fato do dono do site usar e ser evangelista do Chromium afeta um cado a porcentagem.

    Já eu acredito que não, ainda que eu fosse mesmo um evangelizador de alguma coisa. Alguém aí usa o Chrome pelo fato de eu usar? E passou os últimos anos usando e apreciando o Firefox, então?

    Mas seria ótimo se fosse real. Se a minha escolha de navegador influenciasse a estatística, os anos em que passei usando o excelente Firefox, caso o efeito existisse, a essa altura certamente teriam feito o uso de IE para acessar o site já ser marginal – e acredito que o ganho maior para isso teria sido nos anos em que o Safari e o Chrome não existiam como alternativas nesta situação.

    Marcos (usuário não registrado) em 13/04/2010 às 10:36 pm

    Augusto, não alimente os trolls…

    Felipe (usuário não registrado) em 13/04/2010 às 10:43 pm

    Augusto Campos,
    você poderia por um link com informações atualizadas sobre a porcentagem de cada navegador nos acessos ao Br-Linux? Eu gostaria muito de saber. Caso não seja possível … pelo menos um postezinho com esses dados :)

    Felipe, sugestão anotada!

    Jonathan (usuário não registrado) em 14/04/2010 às 1:58 am

    Estou quase migrando do Opera para o Chrome. Embora use KDE, o Chrome é muito mais leve e ágil. Firefox aqui só uso para acessar o banco.

    No Windows meu preferido ainda é o Opera, pois por algum motivo que não sei bem explicar o desempenho dos navegadores, com relação a aplicação mesmo e não na abertura de páginas, todos meio que empatam. No Linux, o simples ato de minimizar/maximizar o Opera/Firefox/Konqueror você nota que os componentes da interface estão sendo renderizados antes de serem mostrados, e não são exibidos imediatamente como ocorre no Windows.

    elias (usuário não registrado) em 14/04/2010 às 3:08 am

    jonathan, qual sua placa de video? melhor: qual o driver que vc usa? isso parece ser o “pedágio X11″.. a solução seria usar drivers melhores

    se glxinfo | grep direct não diz “direct rendering: Yes”, então vc provavelmente deve mudar alguma configuração

    Rodrigo Pinheiro Matias (usuário não registrado) em 14/04/2010 às 7:53 am

    |Jack Gold (usuário não registrado) em 13/04/2010 às 7:25 pm
    |
    |Acredito que o fato do dono do site usar e ser evangelista do |Chromium afeta um cado a porcentagem.

    Uma coisa que comprova estes fatos são as publicações do tipo AxB onde alguns argumentos sempre privilegiam o A e omitem fatos relacionados a B como foi o caso da falha do B, B já tinha corrigido a falha mesmo antes do Post sair neste blog, mas o autor o Sr Augusto não postou isto só disse apenas que a equipe de B só iria corrigir o problema na outra semana. Mas isto é balela o autor faz o que quiser com o blog dele, acho isto justo e até ético ainda mais quando tem a aprovação dos seus leitores.

    Jonathan (usuário não registrado) em 14/04/2010 às 9:31 am

    @elias, aqui está tudo tinindo pelo que sei: driver ‘nvidia’ dos repositórios oficiais do OpenSuse, configurando com extensão ‘composite’ (adicionei manualmente este depois da config. automática do OpenSuse, e sem resultado aparente…). Tenho uma GeForce 6600. Os efeitos de tela transparente e animações estão lá funcionando, mas sem a suavidade como ocorre no Windows.

    “se glxinfo | grep direct não diz “direct rendering: Yes”

    Vou dar uma olhada nisto. Ontem estava atrás de otimizações novamente para ver se conseguia resolver o “problema”, e não passei por esta dica.

    @Marcelo, para quem “torce” para o fim de tecnologias proprietárias tais como Flash e Silverlight, que têm foco no bom desempenho, ter um mecanismo de execução de javascript e renderização de elementos, páginas, etc., é algo sim muito importante.

    Quanto mais rápidos e com mais recursos forem os navegadores (e existem tecnologias abertas para quase tudo q vc imagine, inclusive para animações), mais atraídos pelos padrões web estarão os desenvolvedores Web. E isto significa menos propensos a utilizar as tecnologias proprietárias acima citadas, e haverá também mais empresas criando produtos, frameworks, etc., em cima das tecnologias abertas.

    Rodrigo, imagino que você esteja se referindo a esta notícia aqui, do dia 22, que falava sobre uma falha no Firefox sobre a qual o projeto Mozilla divulgou que só lançaria a versão atualizada dias após. De fato, no dia 23, após uma agência alemã alertar seus cidadãos para suspender o uso do Firefox, entre outros fatos, o projeto Mozilla antecipou seu calendário de lançamento de versões, e eu prontamente noticiei também, tanto em atualização da notícia que estava na capa, quanto em nova notícia a respeito na capa seguinte.

    Felizmente (na minha opinião – há quem discorde) o projeto Mozilla considerou a repercussão e mudou de idéia, adiantando o lançamento da atualização para seus usuários finais, fato que procurei destacar.

    Entendo que você prefira ver isso sob um prisma completamente diferente, prendendo-se à existência de uma versão antecipada da correção, que a própria Mozilla ofereceu como correção alternativa, disponível apenas nas versões RC, mencionado também na notícia cujo link eu mesmo forneci.

    E você tem razão: é justo e ético que eu tenha divulgado o assunto da forma como o projeto Mozilla o divulgou para o público em geral, com atenção às versões correntes e dando a referência para a notícia oficial que também tratava (em seu final) do RC. Espero ter oportunidade de fazê-lo mais vezes, caso algum outro projeto divulgue que só vai lançar para usuários finais em geral uma atualização crítica alguns dias mais tarde, porque aparentemente este tipo de divulgação (não a do BR-Linux isoladamente, claro) ajuda a incentivar o adiantamento deste tipo de plano, como se viu.

    daniel (usuário não registrado) em 14/04/2010 às 12:16 pm

    “Marcelo Nascimento (usuário não registrado) em 13/04/2010 às 5:23 pm
    Considerando nossa internet super rápida, existe algum ganho real de tempo usando o Chrome? São poucas as páginas cheias de javascript para fazer essa diferença. Estou errado?”

    Não é que ganha muito tempo… É que é mais agradável. Eu odeio ficar esperando quando clico num link e meu computador trava so pra carregar uma página :P

    Rodrigo Pinheiro Matias (usuário não registrado) em 14/04/2010 às 10:15 pm

    Deve ser chato isto mesmo, Daniel, mas nao lembro a ultima vez que isto aconteceu comigo.

    Gostaria de saber qual o verdadeiro ganho com esta nova engine de JS do Chromiun, uma vez que nao consigo perceber isto apesar de trabalhar com o desenvolvimento de sistemas web. E olha que hoje meu trabalho é voltado 80% a programação de interfaces utilizando JS.

    Quanto ao travar, não sei se por que utilizo meu computador de forma correta ou não enfeito ele muito, mas a ultima vez que o navegador B travou foi quando eu decidi trocar MS Windows por Slackware 9.1 e isto faz muito tempo.

    Rodrigo, os ganhos são similares aos que a Mozilla busca oferecer, por enquanto ainda de forma menos extensiva que o Chrome e o WebKit, com seu Lorentz. Provavelmente você poderá testá-los e compará-los mesmo usando o seu navegador preferido.

    Jonathan (usuário não registrado) em 15/04/2010 às 10:20 am

    Só para constar: o problema meu parece ser o Kwin com composite. As configurações do meu Xorg estão corretas, com direct rendering ativado e tudo…

Este post é antigo (2010-04-13) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.