Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Ubuntu vai oferecer download automático de atualizações e Codecs não-livres durante a instalação

Vem do OMGUbuntu a tela abaixo e a informação de que o instalador do Ubuntu 10.10 vai oferecer com bem mais clareza a opção de fazer download de Codecs não livres (MP3, etc.), bem como firmwares para placas de rede sem fio, o Flash e outros componentes não-livres, durante a instalação.

A mesma tela também permitirá aceitar fazer o download das atualizações já durante a instalação, o que me parece um bom uso para todo aquele tempo em que boa parte dos recursos do PC ficam disponíveis enquanto o sistema operacional é copiado para o disco.  (via omgubuntu.co.uk)


• Publicado por Augusto Campos em 2010-08-30

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Diniz (usuário não registrado) em 30/08/2010 às 9:27 am

    O ubuntu realmente está tentando inovar para facilitar a vida do usuário. Essa notícia junto com a previsão de um repositório de programas pagos disponíveis direto pela Central de Programas ( http://andregondim.eti.br/?p=2073 ) me parecem grandes jogadas.

    Mas fique com uma dúvida. E nos países onde o MP3 é protegido, essa funcionalidade não traria problemas para a Canonical??

    Fellipe (usuário não registrado) em 30/08/2010 às 9:36 am

    Acho que não existe MP3 protegido e sim cópia de MP3.. ou seja, se você comprou um MP3 ou mesmo um CD, você tem direito de ter e escutar o MP3, o que não pode é repassar. E neste caso a Canonical não teria problemas, pois ela fornece a ferramenta para escutar ou mesmo gravar, mas.. como vai ser usado, sai das mãos dela.

    Renan (usuário não registrado) em 30/08/2010 às 9:48 am

    “E nos países onde o MP3 é protegido, essa funcionalidade não traria problemas para a Canonical??”

    Até onde eu sei, o Fluendo é uma forma legal de ter acesso ao codec MP3.

    Bremm (usuário não registrado) em 30/08/2010 às 9:59 am

    @ Diniz

    A função da “checkbox” é não tornar a instalação compulsória do CODEC. A meu ver, é só uma forma de facilitar a vida de quem vai instalar, até porque há o alerta sob a caixa (e provavelmente ela venha desmarcada por padrão). Até o momento é necessário habilitar-se o repositório Medibuntu.

    Frank (usuário não registrado) em 30/08/2010 às 10:06 am

    Fellipe,

    Não é bem assim que a banda toca. Em alguns países a conversão das músicas de um CD em MP3 é considerada pirataria. Se não me engano, é assim nos EUA, por exemplo.

    Já aqui no Brasil é permitido criar cópias de segurança para uso pessoal.

    Ótima notícia. Vai facilitar ainda mais a vida do usuário iniciante.

    Marcelo (usuário não registrado) em 30/08/2010 às 10:15 am

    Mas o codec, ou seja, o código executável para decodificar MP3, não possuí restrições?

    Paulo Cesar (usuário não registrado) em 30/08/2010 às 10:24 am

    @Diniz
    Penso que os codecs da Fluendo já são licenciados.
    A Canonical pode distribuir legalmente o Fluendo nas máquinas porque ela tem contrato de licença e paga pela distribuição, portanto, é permitida a distribuição do codec para reprodução apenas, se não me engano, a Fluendo apenas é uma distribuidora do decoder mpeg-layer 3 para Linux, acho que não cobre o encoder no Ubuntu, só se a Fluendo tiver um pacote que ela vende e é portanto mais caro. Portanto, a Canonical pode distribuir, mas quem usa vorbis pelo menos tem a liberdade de não instalar o decoder mp3 da Fluendo. É uma comodidade a mais para quem tem uma coleção de mp3 e não conhece vorbis ou outra livre. Outras sabem, mas poucas das que sabem acabam convertendo as mídias.

    Daniel (usuário não registrado) em 30/08/2010 às 10:49 am

    @Paulo Cesar

    Acho que é exatamente o contrário. A Canonical não pode distribuir abertamente o codec numa distribuição comercial sem pagar a licença, mas um usuário pode baixar o codec sem essa limitação. A Canonical só facilitou o processo.

    Pensador (usuário não registrado) em 30/08/2010 às 11:06 am

    Acredito que a Canonical pague para a Fluendo, que paga os royalties para o Fraunhofer Institute. Pelo menos é isso que a pequena mensagem no screenshot deixa a entender. Alguém que trabalhe para a Canonical pode confirmar?

    PoolS (usuário não registrado) em 30/08/2010 às 11:06 am

    Muito bom.
    Incrível como pequenas coisas fazem tanta diferença.

    Paulo Cesar (usuário não registrado) em 30/08/2010 às 12:23 pm

    @Daniel,
    Assim como @Pensador e eu, achamos que a Canonical já paga para a Fluendo, assim, ela pode distrbuir. É o mesmo que acontece com o pacote do codec H.264. A Canonical é uma das empresas que fizeram o pagamento da licença comercial para a distribuição.

    Felipe (usuário não registrado) em 30/08/2010 às 12:42 pm

    Boa ponto pro Ubuntu!

    lekegf (usuário não registrado) em 30/08/2010 às 1:15 pm

    Tomara que baixe o pacote completo então, o Ubuntu Resticted Extras inteiro. Acho que é isso que vai acontecer, e de quebra vai instalar os “drivers proprietários” (o que já era fácil ficou ainda mais fácil).

    Estou esperando pelo Marverik. ^^

    Tilt (usuário não registrado) em 30/08/2010 às 1:35 pm

    OPENSUSE >> YAST: Após instalação, abrir o YAST e mandar atualizar. Isto instala qualquer driver ou CODEC faltante.

    Que inovação hein Ubuntu?

    Salvo engano, o Ubuntu também já oferece há algumas versões a opção de instalar Codecs e similares após a instalação. O que mudou é que agora essa opção já será oferecida durante a instalação, o que me parece mais adequado a quem queira ter acesso a esse tipo de software.

    bill (usuário não registrado) em 30/08/2010 às 1:55 pm

    é.. parece que agora o LINUXMINT morreu de vez…

    Adaílton (usuário não registrado) em 30/08/2010 às 2:10 pm

    Usuário Tilt, acho que teu apelido já diz tudo… As distribuições linux têm oferecido este tipo de pacote há tempos… Agora, como o Augusto disse, o Ubuntu resolveu colocar no instalador. O Opensuse faz isso? Se faz ótimo, se não faz deveria fazer. Mas que mania de criticar, criticar, criticar. Pelo menos o Ubuntu está inovando (na sua distribuição) na usabilidade do Gnome e do instalador. Quem não quer não usa, mas comparecer só para criticar negativamente… francamente…

    Julia (usuário não registrado) em 30/08/2010 às 3:46 pm

    Gosto muito do Ubuntu, mas é uma pena a Canonical ir para o lado proprietário.
    O CCO da Canonical falou que o que importa é um bom software, independente da licença.

    Bem, se for por isso continuo no Mac OS X. Eu gosto do mundo livre, mas a Canonical está cada vez mais incentivando o uso de software proprietário.

    Sei que diversos PCs dependem de drivers/firmwares proprietários, mas incentivando nunca vai acabar.

    É isso, tomara que a Canonical não mude para o lado negro.

    Marcos Alexandre (usuário não registrado) em 30/08/2010 às 4:50 pm

    Estou imaginando um usuário vier reclamando que a Canonical cedeu às “grandes coporações” ou foi abduzida pelos illuminatis.

    Não gente! Se a Canonical pagasse a licença a fluendo, ela poderia distribuir já na mídia o codec mp3 (como no MS Windows 7), e acredito que isso já acontece em instalações OEM tipo Dell.

    A questão é que licença permite a instalação do codec pelo usuário final, e é isso que você faz quando marca o checkbox (presumivelmente concordando com a licença). Também tem a questão que em boa parte dos países essas licenças (baseadas em patentes, e não no produto) são consideradas abusivas, e utilizar uma implementação livre do codec por exemplo não é proibido…

    Julia (usuário não registrado) em 30/08/2010 às 5:05 pm

    Marcos Alexandre, prefiro Mac OS X ao Ubuntu se for “um bom software independente de licença”

    A Canonical está indo para o lado proprietário, isso é um fato, mesmo que seja “bom” para os usuários comuns.

    Ela está cada vez menos incentivando o uso de software livre, e ela está louca a para Adobe lançar seu pacote gráfico para GNU/Linux, pois ela usa Mac para isso.

    Quanto mais fácil a instalação, melhor… Gostei da opção.

    lekegf (usuário não registrado) em 30/08/2010 às 7:18 pm

    “(…) e ela está louca a para Adobe lançar seu pacote gráfico para GNU/Linux”. – huahahuahua. Seria louco ver isso acontecer.

    “Sei que diversos PCs dependem de drivers/firmwares proprietários, mas incentivando nunca vai acabar.” – Verdade, mas do que adianta dar o SO com codecs livres se só meia dúzia usa. Primeiro tem que apelar para que mais pessoas usem o sistema. Depois que muitas pessoas estiverem usando um SO já livre, as coisas vão mudando de cenários aos poucos. Ai sim entra o ogg com tudo para concorrer com o mp3.

    Na minha opinião é assim que o trem anda.

    DeathCrawler (usuário não registrado) em 30/08/2010 às 7:38 pm

    Calma gente, é só uma distribuição, alguns de vocês falam que o Ubuntu está “indo para o lado proprietário”, mas ninguém vai ser obrigado a usar as coisas proprietárias.

    Todo mundo aqui usa coisas proprietárias, desde o unrar até os não tão bons blobs binários, não vejo nada demais em usar o melhor dos dois mundos.

    Felipe (usuário não registrado) em 30/08/2010 às 7:47 pm

    Bah, o Ubuntu já não serve de referencial para aqueles que se preocupam com a filosofia software livre.
    Um mundo onde o conhecimento é feito para compartir e não para subjugar …

    Alexandre (usuário não registrado) em 30/08/2010 às 9:02 pm

    Erra isso que faltava, sempre tive muitos problemas em oferecer para meus amigos o ubuntu, quando chega na hora de usar o terminal…. Meu Deus, mais no Windows não é assim. Acho uma boa iniciativa já que executar .mp3 não é crime, e sim “Copia de Software é Ilegal”….
    valeu pelo post…

    Philippe (usuário não registrado) em 31/08/2010 às 5:02 am

    Felipe, Julia,

    Hoje o Linux (leia-se Gnu/Linux) entre 1% (pessimista) e 5% (otimista) dos usuários. Acredito que somente uma minoria realmente livre (usuários de distros recomendadas pela FSF, ou mesmo o Debian sem codecs, flash).

    Não concordo com esse pensamento “ou é 100% livre, ou não é”, muito pelo contrario. Tomara que Ubuntu ganhe versões de todos os softwares proprietários do mundo, que rodarão em qualquer Linux e serão uma opção para quem quiser começar a ser livre, que essa concorrência melhore ainda mais as opções livres e as pessoas migrar com mais facilidade, ou utilizar (num futuro distante) um sistema ’100% livre + 1 software proprietário’ do qual são dependentes.

    self_liar (usuário não registrado) em 31/08/2010 às 6:38 am

    O problema é que quando se promove software proprietário então promoverá ainda mais software proprietário em vez de incentivar o uso e desenvolvimento do software livre. Existem muitos softwares livres já em bom estado ,ai vem um software proprietário com mais recursos que então acaba com a versão livre.

    O ubuntu está indo na direçaõ errada quando promove software proprietário. No máximo ele só deveria utilizar software que possui extrema dependencia na sociedade e que não ha alternativas livres como o flash e firmwares proprietários.

    Bons codecs de video e som já existem por ai .Não é necessário promover codecs proprietários .Deveria sim criar meios de conversão automática de padrões fechados para padrões abertos.

    Luiz Henrique (usuário não registrado) em 31/08/2010 às 3:18 pm

    Software Livre não é o mesmo que software de graça. Pode-se pagar pelo software e ele ser seu (livre);ou pagar uma licença de uso sem ele se tornar sua propriedade (proprietário). A Canonical tem que ganhar dinheiro de algum modo. Eles estão certos. Quem aqui trabalha de graça!

Este post é antigo (2010-08-30) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.