Alberto Fontes (usuário não registrado) em 18/06/2010 às 11:00 am

Gostaria de saber quantos anúncios de distribuições, não-Ubuntu ou que não citam o nome Ubuntu são descartadas atualmente no br-linux.org – São publicados artigos diversos sobre Ubuntu, “Ubuntu alterou etc por evc” é publicado.

Sei que há uma enorme quantidade de notícias enviadas ao br-linux.org, sei também que o Augusto Campos tem “scripts” para organização e postagem por conta disso (já relatado em conversa no extinto TickTack).

Mas só vejo notícias sobre o Ubuntu quando o assunto é distribuição, outrora aparece algo sobre Fedora, OpenSuse, Chromium, CentOS ou qualquer outra distro, mas o Ubuntu, alterou uma vírgula, apareceu!

Por outro lado o br-linux.org é um blog e em um blog coloca-se o que o “dono” quer, então não tiro a razão de que só tenha isso, mas fica minha crítica.

Abraços.

tre (usuário não registrado) em 18/06/2010 às 11:08 am

Alberto Fontes,

Conhecemos o Augusto e sua imparcialidade. Ele publica na maioria das vezes o que as pessoas mandam e atualmente muita gente manda qualquer coisa que acontece sobre o ubuntu ou mesmo, de forma errada, alguma coisa que se aplica a qualquer distribuição como se fosse algo novo ou exclusivo do ubuntu.

Muita gente está conhecendo o linux agora pelo ubuntu e acha que é algo tão diferente assim do debian ou de qualquer outra distro linux, como se não fosse linux também.

Agora uma coisa o ubuntu com certeza é inovador: usa as táticas de marketing da microsoft e apple e assim consegue sempre aparecer na imprensa.

Augusto Campos em 18/06/2010 às 11:26 am

Alberto, você acha que eu não devia ter publicado esta notícia de hoje? Eu achei bem interessante o questionamento do Rodrigo, em linha com o que se discutiu ontem no post similar sobre o Fedora (http://br-linux.org/2010/traducao-fedora-pode-ser-o-novo-ubuntu/)

Eu gostaria que me enviassem mais notícias e sugestões relacionadas ao Fedora, Mandriva, Gentoo, Slackware, Debian e outras. Quantas você tem enviado falando sobre a sua distribuição favorita? Eu não estou lembrado de ter rejeitado alguma.

Ricardo (usuário não registrado) em 18/06/2010 às 12:00 pm

Por outro lado, preciso ver se nos últimos meses teve algum post sobre o Ubuntu no br-linux que não tenha sido devidamente enquadrado pela nova patrulha antiubuntu na seção de comentários. Sinto que certas pessoas não querem que se fale de outras distros, elas parecem querer que se pare de falar do Ubuntu. Essas pessoas parecem exigir uma espécie de ‘distribuição do sucesso’ entre as distros.

marcosalex em 18/06/2010 às 12:01 pm

@Alberto, o Augusto ja explicou de outras vezes, o Ubuntu é o que ele mais recebe notícias. Natural, já que é a distribuição mais popular.

Alberto Fontes (usuário não registrado) em 18/06/2010 às 12:06 pm

Augusto,

acho toda notícia publicada aqui, válida para publicação. Também gostei da idéia dos windicators (já vou instalar ubuntu e fedora para ver essas diferenças, gosto de testar essas distros, mas minha favorita é o OpenSuse).

Fiz essa crítica, porque de fato parece que há um favoritismo para o Ubuntu, vide quantidade de notícias sobre ele aqui postadas.
Dá a entender que outras distros tem algum tipo de rejeição ou pouca contribuição dos seus usuários.

Nunca enviei uma notícia e não contribuo para a comunidade exceto pelo fato de gostar de Linux.

Entenda que não foi uma crítica a sua capacidade de nos prover notícias interessantes (isso você sempre fez bem – sou fã), foi uma crítica ao volume de postagens ubuntu versus outras distros.

Grande abraço

Augusto Campos em 18/06/2010 às 12:07 pm

Acho que não desejam “distribuição do sucesso” , Ricardo – isso seria uma ótima ideia, e seria ter material interessante e original pra divulgar sobre todas as distribuições.

O que elas querem é uma extensão do silêncio – ou seja: se pouca gente está mandando material novo sobre a distribuição que eles gostam, não devo publicar também o que sai de interessante sobre outra na qual há abundância de material sendo criado.

Pessoalmente fico muito satisfeito quando mandam material interessante sobre Slackware, Debian, Gentoo, Fedora, CentOS e tantas outras. Sobre Ubuntu mandam bem mais, e claro que eu publico mais, pois há oferta e também há demanda.

Infelizmente, recebo mais material sobre BSDs, sobre código aberto para Mac e outros aspectos similares, do que sobre algumas das distribuições cujos fãs vivem me fazendo cobranças, como se eu pudesse fazer surgir as indicações do material que eles desejam.

Erik t (usuário não registrado) em 18/06/2010 às 1:00 pm

Façam um teste no google trends sobre termos de buscas feitas no google
Vou dar aqui mandriva, novell, fedora, debian e ubuntu
http://www.google.com/trends?q=ubuntu%2Cfedora%2Cdebian%2Cnovell%2Cmandriva&ctab=0&geo=all&date=all&sort=0

Ubuntu já se consolidou como a distribuição Linux favorita, e isso é muito bom :) .
Não nenhum problema em noticiar o time que está ganhando…

Alexandre_Martins (usuário não registrado) em 18/06/2010 às 1:03 pm

Realmente MUUUIIITTTOOO inovadra.

Basta ver seu novo e revolucionário …UCC.

Tudo a favor de absorver as inovações de outras distros como neste caso do Mandriva Control Center, velha reclamação nos foruns do próprio Ubuntu (me esqueci qual é a sílaba tônica, mesmo) mundo afora.

Sim, Ubuntu inova, Mandriva inova, Fedora inova, SUSE inova etc, é a concepão do mundo Linux, entre outras, inovar e compartilhar, mas crer que o Ubuntu merece algum destaque por isso me parece um exagero.

Augusto Campos em 18/06/2010 às 1:08 pm

Alexandre, o UCC é um projeto pessoal do usuário brasileiro Benjamim Góis, iniciado há pouco menos de 1 mês: http://br-linux.org/2010/ucc-ubuntu-control-center-0-1/

Certamente não é exemplo de inovação, mas também não é propriamente uma iniciativa do Ubuntu – é uma iniciativa para o Ubuntu, oferecida por um usuário. Imagino que os mantenedores da distribuição ainda nem estejam sabendo.

Muito bem-vinda, aliás. Quem dera mais gente se interessasse mais em oferecer recursos (scripts, documentação, vídeos, aplicativos, apoio em geral) para a distribuição que adotam, ao invés de ficar lamentando o que os usuários das outras fazem e divulgam, como temos visto com frequencia, né?

Ironmaniaco em 18/06/2010 às 1:37 pm

Na natureza nada se perde nada se cria, tudo se copia.

E se querem noticias de outras distros, mas não querem ter que contribuir com um Blog: http://distrowatch.com

Tem menos “perfumaria” e aborda apenas os release notes.
E se ninguém dos que reclamaram notou, esta é uma notícia que se trata da opinião pessoal do Rodrigo Carvalho. Não e um MANDAMENTO nenhum TEXTO APÓCRIFO. É uma opinião pessoal.

Bremm (usuário não registrado) em 18/06/2010 às 1:53 pm

Engraçado é que o pessoal fica fazendo “guerrinha” aqui, ao invés de exaltar os pontos positivos tanto do Fedora quanto do Ubuntu. Dois exemplos:

Upstart – Ubuntu
Plymouth – Fedora

Seria mais produtivo ter-se até um artigo sobre as contribuições boas (como o Synaptic da finada Conectiva) do que ficarmos tentando dar nó em pingo d’água.

Para quem está com tempo, um pequeno artigo em inglês falando sobre essas “picuinhas” de distro “A” versus distro “B”.

http://itmanagement.earthweb.com/osrc/article.php/12068_3862556_3/Fedora-vs-Ubuntu-Is-Either-Better.htm

Ricardo (usuário não registrado) em 18/06/2010 às 2:34 pm

Sim, Augusto. Você definiu melhor esse comportamento. Acho contraditório que as pessoas que se esforçam para desgastar a imagem de uma distribuição o façam em nome do linux.

Enfim, o Ubuntu, distribuição de nome africano, não tem cornetas de plantão: tem Vuvuzelas!

ioca100 (usuário não registrado) em 18/06/2010 às 2:43 pm

Ubuntu para todos!
http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2010/06/ubuntu-uma-licao-facil-de-aprender-melhor-ainda-de-viver.html

DarkCode (usuário não registrado) em 18/06/2010 às 2:55 pm

nao acredito que o ubuntu seja mesmo mais inovador que o Fedora ou Mandriva.
na verdade Ubuntu eh uma distro muito facil de usar mas no mais os softwares dele sao os mesmos do Fedora.
A nao ser pelo novo visual ala mac OS eles nao inovarao muito !

Rodrigo Carvalho (usuário não registrado) em 18/06/2010 às 3:03 pm

Pessoal,

Vamos mudar de postura! Como eu disse no fim meu artigo: ele é minh opinião e opiniões contrárias (mas construtivas) são bem vindas! Adora discutir ideias diferentes, pois isto é uma forma de aprendizado. Este é um dos motivos para eu publicar algo no meu blog.

Outro motivo é difundir algo que considero bom. Se você gosta do OpenSuse, escreva a respeito! Fale das suas forças e suas fraquezas. Faça alguém próximo a você conhecer o que você gosta, pois ela pode gostar também! No caso das fraquezas, mesmo que não esteja envolvido direto no projeto (que é meu caso), alguém que faz pode ler e achar relevante e incorporar suas sugestões!

Abraços!

Douglas (usuário não registrado) em 18/06/2010 às 4:34 pm

Antes eu sonhava tanto em ver o meu querido pinguim com pelo menos 10% nos desktops, hoje, não tenho tanta certeza. Concordo com os ubuntu-user quando os mesmos falam que todo mundo gosta de falar mau do ubuntu, mais será que é só “Mania de Perseguição” mesmo?

Olha, o Ubuntu tem um foco. As outras distribuições tem outros focos. Quando o ubuntu começa a se tornar honipresente em termos de Linux, isso pode acabar confundindo os novos usuários.

_Instalei o linux, é ubuntu.

O Ubuntu vai ser sinonimo de Linux, para a diversidade do Linux acho isso PESSIMO!
o linux sempre foi movido por uma minoria, eu fiquei pasmo quando vi a primeira screen do 10.04:
_É isso que o Linux pode oferecer aos usuários? Uma cópia do OSX? O que diram meus amigos quando verem que o sistema que tanto defendo tem como objetivo ser mais “bonito” que algo que já existe?

Ubuntu hoje é infelismente sinonimo de Linux, bom para Ubuntu-user, não para os outros.

Também estou surpreso com o Augusto. A “notícia” que ele postou é só uma comparação entre distros. Se continuar assim, daqui a pouco só vai ter post assim:

_MEu fedora faz isso!
_Meu Ubuntu é melhor que seu suse!
_Meu Suse é aquilo……….

O Fedora não poderia ser comparado ao Ubuntu, Ubuntu é a porta de entrada para o Linux, um ótima distro, mas com um foco diferente do Fedora.
Como um ex-usuário Fedora me sinto desrespeitado e ofendido pelo post.

Jorge (usuário não registrado) em 18/06/2010 às 5:04 pm

Cara, inacreditável o post acima. “…para a diversidade do Linux acho isso PÉSSIMO!” !?!?!? Desculpe, não tenho palavras para expressar tamanha ignorância..

Ivo Eduardo (usuário não registrado) em 18/06/2010 às 5:30 pm

Eu quero continuar usando Linux. Também quero fazer mais algumas pessoas usarem Linux.

Tenho 51, não sou mais guri. Comecei no Linux com o Mandrake. Depois fui para o Kurumin, pois era a única distro que fazia funcionar o modem onboard que era meu elo com a internet em casa. Gostei da distro também por causa dos scripts e da facilidade de uso.

Quando o desenvolvimento e suporte do Kurumin cessou, achei necessário encontrar outra distro. Pesquisei e, como meu meio de vida até então envolvia muito trabalho com áudio profissional, interessei-me pelo Ubuntu Studio. Resolvi, entretanto, instalar o Ubuntu, e depois completar com o metapacote correspondente ao estúdio de áudio. Mas mudei de profissão e até hoje não instalei o Ubuntu Studio. Não me arrependo, pois mantenho também computadores com Linux para mais gente da família, e uma instalação mais genérica é mais fácil de apresentar, manter e convencer a usar.

Olhando por aí, facilita para quem chega agora no Linux, que software especializado exista em pacotes para a distro que a pessoa está usando. Alguns fabricantes disponibilizam pacotes e instruções de instalação para Ubuntu, Fedora, talvez alguma outra distro.

As pessoas acostumadas com o ambiente mais homogêneo da Microsoft terão mais dificuldades se optarem por distros muito especializadas e com pouco suporte e penetração na mídia.

Prefiro que exista um Linux dominante, para quem está em dúvida ou com preguiça, e muitas especializadas para quem é mais exigente, que uma dispersão muito grande que não gera conforto para as massas de usuários que poderíamos atingir.

Queremos, mesmo, continuarmos com a situação anedótica:
- Windows para quem não quer escolher;
- MacOS para quem tem dinheiro para exibir;
- Linux para quem quer ser avançadinho.

Se eu não puder escolher, usarei o que tiver no trabalho (geralmente Windows); se quiser escolher, usarei Ubuntu; se quiser exibir dinheiro, usarei Ubuntu em um notebook leve e bem caro; se eu quiser ser avançadinho, instalarei umas 3 ou 4 distros no meu notebook. Pra mim está bom assim.

Ah, e para concluir esse comentário longo, eu realmente GOSTEI dos botões no lado esquerdo, pois uso muito notebook e netbook sem mouse, e melhora um pouco não precisar ficar atravessando a tela pra acertar um botãozinho que poderia estar mais perto dos menus, onde o cursor já habita… Além disso, como não uso Mac há 2 ou 3 anos, nem saberia (e não me importaria) que a interface do Ubuntu é parecida com a do MacOS.

André Luis Pereira dos Santos (usuário não registrado) em 18/06/2010 às 8:36 pm

@Ivo Eduardo

Faço minhas as suas palavras.

mAD (usuário não registrado) em 18/06/2010 às 9:07 pm

Ivo Eduardo

Só não concordo com o “MacOS para quem tem dinheiro para exibir”…

Eu e a maioria dos donos de Mac os usam pra trabalhar!

Filipe Rosset (usuário não registrado) em 18/06/2010 às 9:35 pm

Tanto Fedora quanto ubuntu tem seus pontos bons e ruins, depende do ponto de vista de cada um. A grosso modo quem prefere trabalhar com RPMs usa o Fedora e quem prefere pacotes DEB usa ubuntu. No mercado corporativa isso é mais visto com RHEL/CentOS e Debian ou ubuntu server. Eu particularmente prefiro Fedora/RHEL/CentOS pois se tem uma empresa por trás do sistema operacional, uma grande quantia de desenvolvedores pagos e outros tantos colaboradores que fazem com que a resposta a correções seja bem interessante, inclusive retornando as melhorias para upstream e beneficiando todas as outras variantes do sistema operacional. É isso, no flames, menos papo e mais trabalho.

Gustavo (usuário não registrado) em 19/06/2010 às 1:45 am

Mais pessoas mandam notícias do Ubuntu, logo mais notícias do Ubuntu serão publicadas…

Alectronix (usuário não registrado) em 19/06/2010 às 4:44 am

O ubuntu é uma ótima distribuição, mesmo que não a considere a melhor. Mas sua maior inovação é adaptar as estratégias, por exemplo, da MS para o universo livre com grande sucesso em certas áreas. Neste porém, buscar o monopólio e massacrar a concorrência estariam de acordo, mas isto não pode ficar tão claro assim… Bem como gerar no imaginário coletivo que Ubuntu é a única inovadora, para desktop ou amigável. Sempre o lançamento da nova versão vem acompanhada de palavras que lembram o sistema da MS. Independente das palavras, realmente, serem verdadeiras. Mesmo a última versão do Ubuntu não é tão fácil de usar e, principalmente, aprender sobre Linux do que era o Kurumin.

O Augusto Campos me parece tão imparcial que dificilmente divulga a distribuição que usa.

Enquanto isso, distribuições que realmente inovaram como Kurumin ou Mandrake sofrem, entre outras.

WalfredoJunior em 19/06/2010 às 9:50 am

Heimmm!

Mas que saco esse negócio de “o sabor da minha ditro é a melhor…bla bla bla..etc..”

Eu já fui muito fã do Conectiva , RedHat e seus derivados,, como fedora etc.. ,, mas hoje a que mais que agrada realmente é o Ubuntu.. ta e dai..!! é tudo Linux mesmo…

Acho que se sai mais assunto sobre Ubuntu é porque tem mais pessoas usando ele, simples assim …

Augusto Campos em 19/06/2010 às 10:59 am

Oi Alectronix! No meu desktop e netbook tenho Ubuntu, mas já usei várias outras e as aprecio. Gosto muito de noticiar positivamente sobre Slackware e Gentoo, por exemplo – e há muitos anos não dou um boot de Slackware. Também fico feliz em apoiar as comunidades organizadas do Fedora, do CentOS, e tantas outras.

Não sei te dizer se sou imparcial – quando tenho opinião, não tento deixá-la ausente do que escrevo.

Mas neste caso específico, o fenômeno é bem outro: há bem mais notícias sobre Ubuntu do que sobre outras distribuições chegando aqui. Eu ficaria bem feliz se quem se incomoda com isso providenciasse para haver mais notícias sobre as suas distribuições preferidas, e me mandasse sempre os links. Mas a disponibilidade diária de notícias (como este artigo no qual estamos comentando, enviado pelo leitor Rodrigo Carvalho Silva) sobre o Ubuntu é um fato externo à minha influência.

Ivan (usuário não registrado) em 19/06/2010 às 5:29 pm

Eu divido a mesma Home entre Fedora e Ubuntu no meu notebook Dell 1545 e sou feliz assim.
o Fedora em 64 bits KDE e o Ubuntu em 32 bits Gnome.
tem um cantinho lá para o Win 7 mas só pra dar satisfação para meus amigos wint…
no meu desktop divido o “confiável e amigável ” windows XP e o Debian Squeeze.
Minha contribuição para a comunidade? Incentivar todas as pessoas que conheço, da família , do trabalho, da escola a usarem Linux.
E claro sempre digo a elas que comecem com Ubuntu :) se quiserem uma entrada suave e com Fedora :D se quiserem uma entrada bonita

tonyfrasouza (usuário não registrado) em 19/06/2010 às 7:47 pm

Estudo varias distros, mas não tem jeito, aqui em minha cidade quem começa usando o Ubuntu, passa a gostar e pronto. E quando eu instalava outras distros para usuários comuns a maioria tinha muitas dificuldades. Ao contrário do Ubuntu (principalmente a 10.04) depois de um tempo passaram a usar o Windows XP para games e pronto. O Ubuntu fez o que poucos distros conseguiram fazer para um nicho de entusiasmas como eu; cativou muitos usuários comuns, que eram acostumados com o velho e bom Windows.

Rodrigo Carvalho Silva (usuário não registrado) em 19/06/2010 às 11:08 pm

@tonyfrasouza Muito legal saber disso. Minha esposa também foi outra fisgada pelo Ubuntu. Segundo ela o “Windows é chato”. Infelizmente, o OpenOffice ainda não atingiu os padrões esperadas por ela e de vez enquando ainda tem que trabalhar no Windows.

@Filipe Rosset O Ubuntu também tem uma empresa por trás: a Canonical.